ATIVIDADES DA SEMANA DE 14/12 ATÉ 18/12
Continue desenvolvendo seu Diário de
Práticas e Vivências. Ele é parte fundamental de nossa disciplina.
SEI –
SEMANA DE ESTUDOS INTENSIVOS
No dia 21/12/2020, conforme o
calendário escolar vigente, acontecerá o Conselho de Classe e Série do 4º
Bimestre, sendo o último antes do encerramento do ano. Portanto, todas as
atividades já foram entregues conforme os prazos estabelecidos em cada
respectiva atividade tanto no blog quanto no Classroom.
Para fechamento e lançamento ao
conselho, os estudantes deverão entregar as atividades em atraso até dia
17/12/2020. As atividades de recuperação referente aos bimestres em aberto
estão abaixo, todas em Formulários do Google. Os alunos que não conseguiram
realizar atividades, seja pelo motivo que for, devem acessar e preencher os
formulários respectivos abaixo. Caso já tenha feito anteriormente não é
necessário fazer o preenchimento de novo.
Aos alunos que entregaram
atividades: essa atividade vem como aprofundamento, cujo caráter nessa
situação será de bônus e acréscimo na nota bimestral.
Para consultar se você fez ou não a
atividade é simples: acesse a plataforma Google Classroom. Lá estarão todas
as suas atividades Pendentes, Entregues e Corrigidas. Se entregou por e-mail
institucional, a devolutiva foi enviada para o mesmo endereço de e-mail que
recebi as atividades. Se tiver dúvidas pode me procurar, porém consulte antes
se fez as respectivas atividades nas plataformas.
FORMULÁRIOS DE RECUPERAÇÃO
1º ao 3º Bimestre: 8ºA: https://forms.gle/7yJbiFxRkwtYXn2z7 8ºC: https://forms.gle/mPsBoCamkeSLAZYF8 8ºD: https://forms.gle/BcMGQVxPiBDiPYCw9
4º Bimestre (formulário único para
todas as turmas): https://forms.gle/3KPykGwkeDwoL1RJ8
TODAS AS ATIVIDADES CONSTAM AS
RESPECTIVAS DATAS DE ENTREGA. O PRAZO LIMITE COM ATRASO É 17/12/2020 ÀS 23H59
Quaisquer dúvidas, entre em contato
comigo de preferência pelo Classroom. Caso não seja possível o acesso, envie
um e-mail: gabrielmauad@professor.educacao.sp.gov.br para que eu possa orientar você. |
ATIVIDADES DA SEMANA DE 07/12 ATÉ 11/12
Continue desenvolvendo seu Diário de
Práticas e Vivências. Ele é parte fundamental de nossa disciplina.
SEI –
SEMANA DE ESTUDOS INTENSIVOS
Nesta semana, teremos a atividade
recuperação e aprofundamento de nossa disciplina. Caso não tenha sido
possível atingir conceitos acima da média, essa é a atividade de recuperação,
assim como é também para os que fizeram com coerência as atividades e farão o
aprofundamento do que trabalhamos durante o bimestre. Todos devem fazer.
Link para o formulário: https://forms.gle/rB62jnDqydokw6cD9
Entrega até 15/12/2020 às 23h59 em
uma das seguintes formas:
1 – Plataforma Google Classroom: através do anexo das propostas
acima descritas, seja em fotografias da atividade feita em meio físico ou
pela elaboração através de arquivo digital (word, doc e pdf, por exemplo)
entregue na respectiva matéria e semana referente desta atividade.
2- E-mail Institucional: caso não seja possível entregar pela
plataforma Classroom, você deverá enviar o que está aqui proposto para meu
e-mail institucional: gabrielmauad@professor.educacao.sp.gov.br , constando: Sua identificação
(nome completo, número e turma) assim como a identificação do período
referente desta atividade. Assim como no envio ao Classroom, pode ser feito
no caderno/apostila e fotografado ou fazer diretamente em um arquivo digital
que deve ser anexado ao e-mail para entrega.
Caso a entrega seja em fotografias
do caderno, todas devem estar nítidas e legíveis.
Quaisquer dúvidas, entre em contato
comigo de preferência pelo Classroom. Caso não seja possível o acesso, envie
um e-mail: gabrielmauad@professor.educacao.sp.gov.br para que eu possa orientar você. |
ATIVIDADES DA SEMANA DE 30/11 ATÉ 04/12
Continue desenvolvendo seu Diário de
Práticas e Vivências. Ele é parte fundamental de nossa disciplina.
PRODUÇÃO
DA MOSTRA VIRTUAL
Nesta semana você deverá entregar
quais atividades farão parte da Mostra Virtual. Envie as atividades que você
quer expor e não se esqueça que assim como quando você vai a um stand, museu,
mostra ou qualquer espaço expositivo deve haver uma explicação daquilo.
Portanto, entre outras formas, você pode: - Filmar um vídeo mostrando o que
você quer expor e explicar o porquê de cada item que será partilhado à
comunidade; - Fotografar o que será partilhado
junto a uma legenda descritiva produzida por você, dando um título e um
pequeno parágrafo explicando o que aquela produção representou de importante
a você; - Outras formas além das sugeridas
acima, desde que apresente seu trabalho e a descrição conforme o orientado.
Obs: uma possibilidade de expor na
Mostra Virtual é seu relato sobre o Diário de Práticas e Vivências
desenvolvido desde o começo do ano. Conforme combinado com cada um de vocês,
o diário é um espaço privado. Porém, se você quiser produzir um relato sobre
como foi desenvolver essa atividade é muito bem-vindo à sua mostra.
Link do Caderno do Aluno Volume 4: https://drive.google.com/file/d/1-JjOXx0cJo0djV5UW8heBZFNO2XSvhJ5/view?usp=sharing
Entrega até 09/12/2020 às 23h59 em
uma das seguintes formas:
1 – Plataforma Google Classroom: através do anexo das propostas
acima descritas, seja em fotografias da atividade feita em meio físico ou
pela elaboração através de arquivo digital (word, doc e pdf, por exemplo)
entregue na respectiva matéria e semana referente desta atividade.
2- E-mail Institucional: caso não seja possível entregar pela
plataforma Classroom, você deverá enviar o que está aqui proposto para meu
e-mail institucional: gabrielmauad@professor.educacao.sp.gov.br , constando: Sua identificação
(nome completo, número e turma) assim como a identificação do período
referente desta atividade. Assim como no envio ao Classroom, pode ser feito
no caderno/apostila e fotografado ou fazer diretamente em um arquivo digital
que deve ser anexado ao e-mail para entrega.
Caso a entrega seja em fotografias
do caderno, todas devem estar nítidas e legíveis.
Quaisquer
dúvidas, entre em contato comigo de preferência pelo Classroom. Caso não seja
possível o acesso, envie um e-mail: gabrielmauad@professor.educacao.sp.gov.br para que eu possa orientar você. |
ATIVIDADES DA SEMANA DE 20/11 ATÉ 27/11
Continue desenvolvendo seu Diário de
Práticas e Vivências. Ele é parte fundamental de nossa disciplina.
Situação
de Aprendizagem 3 – Apropriação de Resultados (p. 247)
Nesta semana faremos a Atividade 1 –
Minha Linha do Tempo, em que você organizará de forma cronológica e crescente
os pontos que serão abordados na mostra virtual que será exposta à
comunidade.
Como indica o próprio desenho da
linha do tempo, houve altos e baixos durante o caminho. Dessa forma, organize
a linha do tempo da elaboração da mostra para entrega. Você pode tomar como
ponto de partida: a primeira proposta de elaboração no início do quarto
bimestre, o começo do ano com o início das atividades que serão abordadas ou
o início do ensino remoto. Escolha um desses três recortes temáticos para
produzir sua linha do tempo da mostra virtual.
Lembre-se: uma linha do tempo de
organiza de forma cronológica crescente, ou seja, o acontecimento mais antigo
é o primeiro, assim sucessivamente em ordem até chegar no último e mais
recente.
Link do Caderno do Aluno Volume 4: https://drive.google.com/file/d/1-JjOXx0cJo0djV5UW8heBZFNO2XSvhJ5/view?usp=sharing
Entrega até 01/12/2020 às 23h59 em
uma das seguintes formas:
1 – Plataforma Google Classroom: através do anexo das propostas
acima descritas, seja em fotografias da atividade feita em meio físico ou
pela elaboração através de arquivo digital (word, doc e pdf, por exemplo)
entregue na respectiva matéria e semana referente desta atividade.
2- E-mail Institucional: caso não seja possível entregar pela
plataforma Classroom, você deverá enviar o que está aqui proposto para meu
e-mail institucional: gabrielmauad@professor.educacao.sp.gov.br , constando: Sua identificação
(nome completo, número e turma) assim como a identificação do período
referente desta atividade. Assim como no envio ao Classroom, pode ser feito
no caderno/apostila e fotografado ou fazer diretamente em um arquivo digital que
deve ser anexado ao e-mail para entrega.
Caso a entrega seja em fotografias
do caderno, todas devem estar nítidas e legíveis.
Quaisquer
dúvidas, entre em contato comigo de preferência pelo Classroom. Caso não seja
possível o acesso, envie um e-mail: gabrielmauad@professor.educacao.sp.gov.br para que eu possa orientar você. |
ATIVIDADES DA SEMANA DE 16/11 ATÉ 20/11
PREZADO ALUNO,
-Assista ao vídeo para esclarecer suas dúvidas: |
ATIVIDADES DA SEMANA DE 09/11 ATÉ 13/11
Continue
desenvolvendo seu Diário de Práticas e Vivências. Ele é parte fundamental de
nossa disciplina.
Situação
de Aprendizagem 2 – Montagem e Realização da Mostra (p. 246)
Nesta
semana discutiremos as ideias de exposição da Mostra, que será realizada de
maneira virtual uma vez que estamos em isolamento social em prevenção ao
COVID-19.
Você
apresentará ideias de como podemos promover a Mostra Virtual das atividades
desenvolvidas por você e sua turma ao longo do ano. Pense em: qual plataforma
podemos utilizar, onde podemos expor, como convidaremos a comunidade a ver o
trabalho desenvolvido pelos estudantes, entre demais sugestões que você
considerar relevante à promoção dessa atividade.
Há
um questionamento que deve ser respondido no início da página 247 do Caderno
do Estudante Volume 4 (“Quais estratégias você pode utilizar para expressar
suas ideias e fazer com que o público lhe ouça?” - link abaixo da apostila
completa). Essa resposta, assim como as sugestões de como promover a mostra
são os itens que devem ser entregues nesta semana. Você pode fazer
diretamente na apostila ou no caderno (não é necessário copiar a pergunta,
apenas indicar a página, atividade e elaborar sua resposta).
Link
do Caderno do Aluno Volume 4: https://drive.google.com/file/d/1-JjOXx0cJo0djV5UW8heBZFNO2XSvhJ5/view?usp=sharing
Entrega
até 17/11/2020 às 23h59 em uma das seguintes formas:
1
– Plataforma Google Classroom:
através do anexo das propostas acima descritas, seja em fotografias da
atividade feita em meio físico ou pela elaboração através de arquivo digital
(word, doc e pdf, por exemplo) entregue na respectiva matéria e semana
referente desta atividade.
2-
E-mail Institucional: caso
não seja possível entregar pela plataforma Classroom, você deverá enviar o
que está aqui proposto para meu e-mail institucional: gabrielmauad@professor.educacao.sp.gov.br , constando: Sua identificação
(nome completo, número e turma) assim como a identificação do período
referente desta atividade. Assim como no envio ao Classroom, pode ser feito
no caderno/apostila e fotografado ou fazer diretamente em um arquivo digital
que deve ser anexado ao e-mail para entrega.
Caso
a entrega seja em fotografias do caderno, todas devem estar nítidas e
legíveis.
Quaisquer dúvidas, entre em contato
comigo de preferência pelo Classroom. Caso não seja possível o acesso, envie
um e-mail: gabrielmauad@professor.educacao.sp.gov.br para que eu possa orientar você. |
ATIVIDADES DA SEMANA DE 03/11 ATÉ 06/11
Continue
desenvolvendo seu Diário de Práticas e Vivências. Ele é parte fundamental de
nossa disciplina.
ATIVIDADE
3 – CHECKLIST
Após
fazer os primeiros levantamentos das atividades e habilidades desenvolvidas
durante o ano para a mostra, começar a produzir seu portfólio anual, vamos
conferir o que já foi organizado e desenvolvido.
Pensando
nessa organização, faremos uma checklist, que é uma lista dos afazeres
da mostra. Assim que cada tarefa for concluída, você deve marcar na frente
(em inglês esse termo é “check”, por isso o nome checklist).
Para
orientar a produção dessa lista, você e seu grupo (lembrando que pode ser
individual também) deverão ler e discutir as questões abaixo, elaborando as
respostas. Essa reflexão os ajudará a perceber o que falta ser feito para a
elaboração da mostra, portanto é necessário registrar e entregar esses
questionamentos:
•
Quais são as expectativas de vocês para a montagem da mostra? •
Os grupos ainda precisam de tempo para finalizar suas produções? Como estão
se planejando para fazer isso a tempo da montagem da mostra? •
Quais foram as principais aprendizagens e competências desenvolvidas nas últimas
aulas? Por quê? •
As produções refletem os objetivos dos grupos? Elas representam bem as histórias
de vida das pessoas do território? Por quê? (Questões
retiradas do Caderno do Professor de Projeto de Vida – Volume 4)
Ao
final, entregue junto às reflexões a lista de tudo o que precisa ser feito
para a mostra (exemplo: organizar os materiais, fotografar as atividades,
elaborar desenhos com novas técnicas aprendidas em Arte, fazer uma produção
de texto de um gênero literário aprendido em Língua Portuguesa, narrar um
fato histórico de uma forma divertida, etc) você deverá entregar a Checklist
do grupo, ou seja, a lista com o planejamento do que será entregue com os
objetivos já contemplados marcados, enquanto os que ainda não estiverem
concluídos devem ficar em branco.
Exemplo de checklist retirada da
internet
Entrega
até 10/11/2020 às 23h59 em uma das seguintes formas:
1
– Plataforma Google Classroom:
através do anexo das propostas acima descritas, seja em fotografias da
atividade feita em meio físico ou pela elaboração através de arquivo digital
(word, doc e pdf, por exemplo) entregue na respectiva matéria e semana
referente desta atividade.
2-
E-mail Institucional: caso
não seja possível entregar pela plataforma Classroom, você deverá enviar o
que está aqui proposto para meu e-mail institucional: gabrielmauad@professor.educacao.sp.gov.br , constando: Sua identificação
(nome completo, número e turma) assim como a identificação do período
referente desta atividade. Assim como no envio ao Classroom, pode ser feito
no caderno/apostila e fotografado ou fazer diretamente em um arquivo digital
que deve ser anexado ao e-mail para entrega.
Caso
a entrega seja em fotografias do caderno, todas devem estar nítidas e
legíveis.
Quaisquer dúvidas, entre em contato
comigo de preferência pelo Classroom. Caso não seja possível o acesso, envie
um e-mail: gabrielmauad@professor.educacao.sp.gov.br para que eu possa orientar você. |
ATIVIDADES DA SEMANA DE 26/10 ATÉ 30/10
Continue desenvolvendo seu Diário de Práticas e Vivências. Ele é parte fundamental de nossa disciplina.
Dando continuidade na produção de nossa mostra, você e seu grupo (ou só você se estiver fazendo individual) deverão levantar e produzir o portfólio das atividades e conferir o andamento da produção.
Um portfólio é a listagem e organização dos trabalhos selecionados por você e seu grupo anteriormente. Algumas formas de se organizar um portfólio: slides do powerpoint ou Apresentações do Google, uso de post-its (lembre-se que utilizamos o aplicativo da post-it no bimestre passado), organização em cartolina ou no caderno. Veja um exemplo de como montar um portfólio: https://youtu.be/hVTE0K8db6k. Você também pode pesquisar outras ideias de como fazer essa proposta.
É importante pensar em como ficará a organização dos trabalhos de seu grupo. Para isso, siga a tabela de checklist abaixo. Essa tabela não precisa ser copiada em seu caderno, serve para consulta e conferência dos passos de seu portfólio.
Tabela retirada do Caderno do Professor de Projeto de Vida – Volume 4
O QUE DEVE SER ENTREGUE: o primeiro esboço do portfólio individual ou do grupo, contendo os nomes de todos os integrantes.
Entrega até 03/11/2020 às 23h59 em uma das seguintes formas:
1 – Plataforma Google Classroom: através do anexo das propostas acima descritas, seja em fotografias da atividade feita em meio físico ou pela elaboração através de arquivo digital (word, doc e pdf, por exemplo) entregue na respectiva matéria e semana referente desta atividade.
2- E-mail Institucional: caso não seja possível entregar pela plataforma Classroom, você deverá enviar o que está aqui proposto para meu e-mail institucional: gabrielmauad@professor.educacao.sp.gov.br , constando: Sua identificação (nome completo, número e turma) assim como a identificação do período referente desta atividade. Assim como no envio ao Classroom, pode ser feito no caderno/apostila e fotografado ou fazer diretamente em um arquivo digital que deve ser anexado ao e-mail para entrega.
Caso a entrega seja em fotografias do caderno, todas devem estar nítidas e legíveis.
Quaisquer dúvidas, entre em contato comigo de preferência pelo Classroom. Caso não seja possível o acesso, envie um e-mail: gabrielmauad@professor.educacao.sp.gov.br para que eu possa orientar você. |
Continue desenvolvendo seu Diário de Práticas e Vivências. Ele é parte fundamental de nossa disciplina.
Após a reflexão da semana anterior, vamos agora aprofundar o que foi aprendido durante o ano letivo de 2020. Apesar das inúmeras dificuldades frente à pandemia e ao isolamento em prevenção ao COVID-19 relacionadas ao desenvolvimento escolar, todos aprendemos inúmeras lições tanto escolares quanto de vida no decorrer deste ano.
Neste quarto bimestre letivo, vamos montar uma Mostra. Nessa Mostra, que será virtual e organizada ao longo do bimestre devido ao isolamento social, os estudantes levantarão as atividades feitas e apresentarão o que foi feito para a comunidade escolar. As atividades entregues anteriormente não serão expostas, mas sim o que vocês produzirem para expor na mostra, portanto nada que não seja autorizado pelos estudantes será exposto.
Neste primeiro momento, organizaremos os grupos. Caso queira, pode ser feito individual, ficando a critério do estudante tal decisão entre essas possibilidades.
Assim que os nomes dos membros dos grupos forem definidos, vocês deverão se reunir (virtualmente) e acertar as seguintes questões:
• De que forma agir para que as pessoas do seu grupo sintam que podem contar com vocês?
• Quais estratégias vocês podem utilizar para gerenciar a si mesmos durante a execução da atividade?
Ao final, entreguem: os nomes dos membros do grupo, ou se será feito individual, e as respostas do que foi solicitado nas duas questões acima destacadas. Caso o estudante opte pela realização individual, pense principalmente na segunda questão, para já traçar as estratégias de gerenciamento e organização pensando na mostra final.
Entrega até 27/10/2020 às 23h59 em uma das seguintes formas:
1 – Plataforma Google Classroom: através do anexo das propostas acima descritas, seja em fotografias da atividade feita em meio físico ou pela elaboração através de arquivo digital (word, doc e pdf, por exemplo) entregue na respectiva matéria e semana referente desta atividade.
2- E-mail Institucional: caso não seja possível entregar pela plataforma Classroom, você deverá enviar o que está aqui proposto para meu e-mail institucional: gabrielmauad@professor.educacao.sp.gov.br , constando: Sua identificação (nome completo, número e turma) assim como a identificação do período referente desta atividade. Assim como no envio ao Classroom, pode ser feito no caderno/apostila e fotografado ou fazer diretamente em um arquivo digital que deve ser anexado ao e-mail para entrega.
Caso a entrega seja em fotografias do caderno, todas devem estar nítidas e legíveis.
Quaisquer dúvidas, entre em contato comigo de preferência pelo Classroom. Caso não seja possível o acesso, envie um e-mail: gabrielmauad@professor.educacao.sp.gov.br para que eu possa orientar você. |
ATIVIDADES PARA A
SEMANA DE 13/10 ATÉ 16/10
Continue
desenvolvendo seu Diário de Práticas e Vivências. Ele é parte fundamental de
nossa disciplina.
INÍCIO
DO 4º BIMESTRE
Você
deverá fazer uma análise e autorreflexão da participação nas atividades.
Colocarei abaixo alguns pontos que devem ser abordados, porém caso queira
adicionar outros relacionados poderá ficar à vontade. Não precisa ser
necessariamente escrito, podendo ser feito em outros formatos como já
propusemos anteriormente, como gravação de áudio, elaboração de slides,
vídeo, etc. Também
não é necessário escrever em forma de tópicos, podendo também ser feito de
forma corrida, desde que abordadas as questões abaixo.
-
Como foi minha (do aluno) participação em Projeto de Vida? O que posso
melhorar? -
Minhas expectativas estão sendo cumpridas sobre a matéria? Caso sim, quais?
Caso não, o que pode ser feito (tanto por parte do professor quanto por parte
do estudante) para que essa resposta se torne positiva? -
Quais sugestões deixo (por parte do estudante) para trabalharmos neste último
bimestre que se inicia (opcional).
Entrega
exclusivamente pelos meios oficiais, com preferência pela plataforma Google
Classroom até 20/10/2020 às 23h59.
Caso
a entrega seja em fotografias do caderno, todas devem estar nítidas e
legíveis.
A
entrega pode ser realizada por e-mail (endereço está abaixo). O discente
deverá obrigatoriamente informar a identificação completa (nome, número,
turma), período referente da atividade e anexar arquivos de apenas uma
atividade por e-mail. Tais orientações não são necessárias para envio via
Classroom, uma vez que a plataforma já faz tal organização.
Quaisquer dúvidas,
entre em contato comigo de preferência pelo Classroom. Caso não seja possível
o acesso, envie um e-mail: gabrielmauad@professor.educacao.sp.gov.br para que eu possa orientar você como acessar o
Classroom e entregar as atividades. |
ATIVIDADES DA SEMANA DE 28/09 ATÉ 02/10
Continue desenvolvendo seu Diário de Práticas e Vivências. Ele é parte fundamental de nossa disciplina.
Leia atentamente TODAS as orientações ATÉ O FINAL das atividades da semana.
Nesta semana, iniciaremos a Situação de Aprendizagem 5 – CAMINHADA EXPLORATÓRIA, nas páginas 73 e 74 do Caderno do Aluno de Projeto de Vida do 3º Bimestre.
Leia as orientações das Atividades 1, 2 e 3 desta Situação de Aprendizagem. Siga as orientações para observar e relatar o entorno de sua residência. Você pode fazer essa visita de forma virtual, como pelo Google Street View na ferramenta Maps (http://maps.google.com/), devido ao contexto de pandemia, evitando sair de sua residência. Sua memória sobre o entorno em que você vive, assim como perguntar aos seus responsáveis, ajudará bastante em nossa atividade da semana.
O QUE É PARA SER ENTREGUE: As atividades 1, 2 e 3 da Situação de Aprendizagem 5 do Caderno do Aluno Volume 3 Parte 2 (Projeto de Vida).
Link do Caderno do Aluno do 3º Bimestre completo caso não tenha retirado na escola: https://efape.educacao.sp.gov.br/curriculopaulista/wp-content/uploads/sites/7/downloads/SPFE%208%20ano%20EF%20vol%203%20PARTE%202.pdf
Entrega exclusivamente pela plataforma Google Classroom até 06/10/2020 às 23h59.
Quaisquer dúvidas, entre em contato comigo de preferência pelo Classroom. Caso não seja possível o acesso, envie um e-mail: gabrielmauad@professor.educacao.sp.gov.br para que eu possa orientar você como acessar o Classroom e entregar as atividades. |
Continue desenvolvendo seu Diário de Práticas e Vivências. Ele é parte fundamental de nossa disciplina.
Leia atentamente TODAS as orientações ATÉ O FINAL das atividades da semana.
Nesta semana, iniciaremos a Situação de Aprendizagem 3 – É PRECISO MUDAR PARA TRANSFORMAR e a Atividade 1 - PASSOS PARA A CRIAÇÃO DA STORYTELLING - SUSTENTABILIDADE E CONSUMO CONSCIENTE, nas páginas 67 a 69 do Caderno do Aluno de Projeto de Vida do 3º Bimestre.
Leia as orientações:
Você deverá montar uma storytelling (leia a definição na página 67 do seu Caderno do Aluno) pensando sobre consumo consciente e sustentabilidade.
A atividade desta semana se assemelha à de 08/09 a 11/09, porém conforme as orientações, vamos fazer de uma forma que vai se aprofundar em relação à produção do conto.
Você poderá produzir sua história em slides, vídeo, áudio, podcast, montar um trailer de filme (como se a história toda fosse o filme a ser lançado), um cartaz como os de cinema, entre outras possibilidades de fazer sua storytelling.
Você poderá utilizar o aplicativo de Post-its baixado na aula anterior para organizar o que e como contar durante sua chuva de ideias. Caso não tenha instalado em seu celular, poderá utilizar papéis de rascunho ou outra forma de organização.
A sugestão da semana de 08/09 a 11/09 casa com a atividade de hoje: montar um universo com personagens, espaço e temporalidade em que sua narrativa sobre consumo consciente e sustentabilidade se passa, assim você poderá interligar o conto da atividade anterior à de hoje. Exemplo: você produziu o conto. Imagine que ele virou um filme e agora você apresenta o cartaz de divulgação que ficaria no cinema.
Veja um exemplo de storytelling. O pôster do filme Alice no País das Maravilhas já mostra o espaço físico em que a história se passa e alguns dos personagens, fazendo com que o observador se situe no recorte da história do filme desde o primeiro contato.
“Ao iniciarem o processo de criação das storytellings, os estudantes precisam imaginar um cenário, selecionar seus próprios personagens, analisar quais efeitos são mais adequados e aspectos que ajudem a apresentar suas histórias de acordo com os objetivos previamente estabelecidos. Dessa forma, a criatividade passa a estar presente em todo o processo, desde o momento em que manusearão as ferramentas para fazer os comics.” (Caderno do Professor, 3º Bimestre)
O QUE É PARA SER ENTREGUE: As atividades da Situação de Aprendizagem 3 respondidas para como “esqueleto” da produção (páginas 67 e início da 68) e o storytelling conforme o formato que o estudante escolher para entregar de acordo com o tema “consumo consciente e sustentabilidade”.
Link do Caderno do Aluno do 3º Bimestre completo caso não tenha retirado na escola: https://efape.educacao.sp.gov.br/curriculopaulista/wp-content/uploads/sites/7/downloads/SPFE%208%20ano%20EF%20vol%203%20PARTE%202.pdf
Entrega exclusivamente pela plataforma Google Classroom até 29/09/2020 às 23h59.
Quaisquer dúvidas, entre em contato comigo de preferência pelo Classroom. Caso não seja possível o acesso, envie um e-mail: gabrielmauad@professor.educacao.sp.gov.br para que eu possa orientar você como acessar o Classroom e entregar as atividades. |
Continue desenvolvendo seu Diário de Práticas e Vivências. Ele é parte fundamental de nossa disciplina.
Nesta semana, as atividades 1 e 2, nas páginas 64 e 65 do Caderno do Aluno de Projeto de Vida do 3º Bimestre.
Leia atentamente TODAS as orientações das atividades da semana.
Começaremos uma nova Situação de Aprendizagem na apostila, denominada “UM MAIS UM É SEMPRE MAIS QUE DOIS”
Leia as orientações:
“Uma das propostas desta aula é que seja oportunizada a criação de ideias que estimulem solidariedade, cooperação, reciprocidade, ajuda mútua, cuidado, intercâmbio e generosidade entre os estudantes, suas comunidades e o meio ambiente. Não é à toa que a temática da aula é “Um mais um é sempre mais que dois”. A partir daí, espera-se que as ideias unam os estudantes nas próximas aulas para gerar iniciativas de consumo consciente e sustentabilidade. Para estimular novas ideias e alimentar o processo crítico sobre a necessidade de um consumo consciente e o trabalho colaborativo dos estudantes, será proposta uma chuva de ideias (brainstorming). Nesse exercício, os estudantes pensam com maior liberdade e criatividade, recordam o que sabem e ensinam uns aos outros. É uma maneira dinâmica de organizar ideias e criar soluções criativas para as problemáticas apresentadas.
Para o início da chuva de ideias, é necessário que os estudantes escrevam individualmente tudo o que vem às suas cabeças sobre o conteúdo da aula. Podem escrever algo pessoal, um
pensamento crítico oriundo de seus contos e, até mesmo, uma curiosidade intelectual. Para isso devem usar Post-its para as anotações individuais. É importante considerar que não existem respostas ou pensamentos equivocados e errados.” (Caderno do Professor, Volume 3).
Como solicitado para a Atividade 1 é que você organize suas ideias em post-its, sugiro o uso do aplicativo da Post-It, para evitarmos o uso de papel. Está disponível tanto para Android (https://play.google.com/store/apps/details?id=com.mmm.postit&hl=pt_BR) quanto para iOS (https://apps.apple.com/br/app/post-it/id920127738). Caso seu celular não comporte a instalação do aplicativo, procure usar pedaços de papeis já utilizados em um dos lados, evitando o desperdício.
Portanto, para a atividade 1 faça a chuva de ideias e após ter todas essas anotadas, organize-as no quadro da página 64. Caso queira, pode fazer em dupla através do uso de uma plataforma de comunicação online, uma vez que estamos em isolamento social. Se essa for sua escolha, insira seu nome e do(a) colega, com ambos entregando o mesmo quadro dessa primeira parte da atividade.
Já para a atividade 2 você deverá ler o texto proposto na página 65, refletir sobre sua leitura e responder as questões:
a) Quais dicas de consumo consciente eles podem colocar em prática?
b) Algum estudante já participou de uma ação de troca ou empréstimo de livros? Como foi essa experiência?
O QUE É PARA SER ENTREGUE: As atividades 1 e 2 das páginas 64 e 65 do Caderno do Aluno Volume 3 Parte 2 conforme as orientações acima descritas.
Link do Caderno do Aluno do 3º Bimestre completo caso não tenha retirado na escola: https://efape.educacao.sp.gov.br/curriculopaulista/wp-content/uploads/sites/7/downloads/SPFE%208%20ano%20EF%20vol%203%20PARTE%202.pdf
Entrega exclusivamente pela plataforma Google Classroom até 22/09/2020 às 23h59.
Quaisquer dúvidas, entre em contato comigo de preferência pelo Classroom. Caso não seja possível o acesso, envie um e-mail: gabrielmauad@professor.educacao.sp.gov.br para que eu possa orientar você como acessar o Classroom e entregar as atividades.
|
Continue desenvolvendo seu Diário de Práticas e Vivências. Ele é parte fundamental de nossa disciplina.
Nesta semana, as atividades 5 e 6, nas páginas 63 e 64 do Caderno do Aluno de Projeto de Vida do 3º Bimestre.
Leia atentamente as orientações das atividades 5 e 6. Perceba que a atividade 6 propõe a socialização do que foi feito na atividade 5, o que será considerado pela entrega da atividade.
Produza o conto conforme orientações da atividade 5 da página 63 da apostila. Você pode pensar nos personagens, ilustrações e universo além do que é proposto. Por ser uma proposta o que trago aqui, não é obrigatório, porém enriquecerá bastante seu trabalho assim como a leitura do conto de José Saramago “A Maior Flor do Mundo”. O que deve constar em sua atividade obrigatoriamente é o que está na apostila, com as demais informações enriquecendo sua atividade.
Use sua imaginação!
O QUE É PARA SER ENTREGUE: a produção do conto conforme orientações da Atividade 5.
Link do Caderno do Aluno do 3º Bimestre completo caso não tenha retirado na escola: https://efape.educacao.sp.gov.br/curriculopaulista/wp-content/uploads/sites/7/downloads/SPFE%208%20ano%20EF%20vol%203%20PARTE%202.pdf
Entrega exclusivamente pela plataforma Google Classroom até 15/09/2020 às 23h59.
Quaisquer dúvidas, entre em contato comigo de preferência pelo Classroom. Caso não seja possível o acesso, envie um e-mail: gabrielmauad@professor.educacao.sp.gov.br para que eu possa orientar você como acessar o Classroom e entregar as atividades.
|
Continue desenvolvendo seu Diário de Práticas e Vivências. Ele é parte fundamental de nossa disciplina.
Nesta semana, as atividades 3 e 4, nas páginas 62 e 63.
Responda os questionamentos da atividade 3. Conforme indicado, você poderá fazer em dupla com um colega da mesma turma. Caso seja essa a escolha, ambos deverão entregar a mesma atividade em suas respectivas plataformas, constando os nomes completos de cada estudante. Entretanto, há opção de fazer sozinho(a). Fica à sua escolha. Além disso, você(s) poderá(ão) fazer não necessariamente escrito, mas utilizando outras formas de registro, como vídeo e podcast, por exemplo. De qualquer forma, deve contemplar as respostas às perguntas da atividade.
Na atividade 4 você deverá explorar os vídeos da série “Consciente Coletivo” (desça a página para encontrá-los). Anote suas percepções e reflexões no seu Diário de Práticas e Vivências. Isso não deverá ser fotografado para entrega, já que faz parte do seu diário. Entretanto, será base para a atividade da próxima semana.
O QUE É PARA SER ENTREGUE: respostas da atividade 3 das páginas 62 e 63 do Caderno do Aluno do 3º Bimestre de Projeto de Vida.
MATERIAIS PARA ELABORAÇÃO DA ATIVIDADE
Páginas 62 a 63 do Caderno do Aluno do 3º Bimestre (Parte 2): https://drive.google.com/file/d/10Q3_5azlXdRmtcskvhrX7VOHZ84OH87k/view?usp=sharing
Entrega exclusivamente pela plataforma Google Classroom até 08/09/2020 às 23h59.
Quaisquer dúvidas, entre em contato comigo de preferência pelo Classroom. Caso não seja possível o acesso, envie um e-mail: gabrielmauad@professor.educacao.sp.gov.br para que eu possa orientar você como acessar o Classroom e entregar as atividades.
|
PREZADOS
ESTUDANTES. CONFORME DEIXEI NOS MURAIS DAS TURMAS DO CLASSROOM, MEU CELULAR
TEVE UM PROBLEMA TÉCNICO EM SUA PORTA DE CARREGAMENTO. PORTANTO O ATENDIMENTO
VIA WHATSAPP ENCONTRA-SE SUSPENSO DESDE 11/08/2020. ENTRE EM CONTATO COMIGO
VIA CLASSROOM E E-MAIL, CONFORME ORIENTAÇÕES AO FINAL DESTA ATIVIDADE.
Continue
desenvolvendo seu Diário de Práticas e Vivências. Ele é parte fundamental de
nossa disciplina.
Nesta
semana, concluiremos Situação de Aprendizagem 1, nas página 60 a 62, com as
atividades “ATIVIDADE 2 – LEIA O TRECHO ABAIXO E REFLITA”
Após suas reflexões sobre “Consumo” e “Responsabilidade”, da aula anterior, você deverá ler o que é proposto desde o início da Atividade 2 (final da página 60). Após suas leituras e reflexões no decorrer das páginas propostas, faça o plano de ações proposto no item “Mão Na Massa!” da página 62. Poderá ser feito com recurso digital ou físico (caderno de Projeto de Vida), ficando a seu critério a escolha.
O
QUE É PARA SER ENTREGUE: o
plano de ação do item “Mão Na Massa!” da página 62.
MATERIAIS
PARA ELABORAÇÃO DA ATIVIDADE
Páginas 60 a 62 do Caderno do Aluno do 3º Bimestre (Parte 2): https://drive.google.com/file/d/1t6-16CQUt2jdXFDpr5R_XRANnq1T1Z_Q/view?usp=sharing
Entrega
exclusivamente pela plataforma Google Classroom até 25/08/2020 às 23h59.
Quaisquer dúvidas, entre
em contato comigo de preferência pelo Classroom. Caso não seja possível o
acesso, envie um e-mail: gabrielmauad@professor.educacao.sp.gov.br para que eu possa orientar você como acessar o
Classroom e entregar as atividades.
|
Continue desenvolvendo
seu Diário de Práticas e Vivências. Ele é parte fundamental de nossa
disciplina.
Iniciaremos nossa
apostila (Caderno do Aluno) do 3º Bimestre. Lembre-se: a disciplina de
Projeto de Vida fica na Parte 2.
Nesta semana,
começaremos pela Situação de Aprendizagem 1, na página 60, com as atividades
“ATITUDES QUE TRANSFORMAM: O CONSUMO CONSCIENTE” e “ATIVIDADE 1: VAMOS
AQUECER OS MOTORES!”
Para a primeira atividade, você deverá ler o conto “A Maior Flor do Mundo”, de José Saramago. Reflita como a atitude do protagonista, por menor que possa parecer para muitos, trouxe aspectos positivos aos membros de sua vila.
Perceba como seu ato,
colaborando com a preservação do meio-ambiente, traz benefícios a todos ao
seu redor. Portanto, para esta primeira parte de nossa atividade você deverá
refletir sobre quais ações você toma para preservar e melhorar o
meio-ambiente dos lugares que frequenta. Registre suas reflexões, pois elas
são parte da entrega da atividade.
Em seguida, você deverá ler a Atividade 1 da página 60, em que você registrará o que sabe sobre os termos “Consumo” e “Responsabilidade”. Você pode discutir com colegas de sua turma, através de aplicativos e plataformas de comunicação online. Caso faça isso, anote ao lado com quem discutiu sobre e quais as reflexões sobre os termos apontados, com cada um entregando sua respectiva atividade no Classroom. Também pode ser feito sem a partilha sobre o tema com outros colegas, caso o estudante opte por fazer individualmente.
O QUE É PARA SER
ENTREGUE: as
reflexões sobre o conto de José Saramago e o que foi orientado sobre os termos
“Consumo” e “Responsabilidade.
MATERIAIS PARA
ELABORAÇÃO DA ATIVIDADE
Página 60 do Caderno do Aluno do 3º Bimestre (Parte 2) https://drive.google.com/file/d/1G3OZYy-RAzXJsSjsROHIJdO6rkK1zjsa/view?usp=sharing
Leia o conto “A Maior
Flor do Mundo” de José Saramago: https://drive.google.com/file/d/1gjMWQuxtLryXWDBoxrsC14Ggj9WnbHh5/view?usp=sharing
Entrega
exclusivamente pela plataforma Google Classroom até 18/08/2020 às 23h59.
Quaisquer dúvidas, entre em contato
comigo de preferência pelo Classroom. Caso não seja possível o acesso, vá
pelo Whatsapp (estou no grupo da sua turma) ou e-mail: gabrielmauad@professor.educacao.sp.gov.br para que eu possa orientar você como acessar o
Classroom e entregar as atividades.
|
ATIVIDADES PARA A SEMANA DO DIA 03/08 ATÉ 07/08
INÍCIO
DO 3º BIMESTRE
Estamos
iniciando o 3º Bimestre letivo. Portanto, precisamos pensar em nossas respectivas
trajetórias antes de continuarmos com a caminhada, uma vez que se inicia a
segunda e última metade do ano letivo.
Para isso, faça um paralelo entre as reflexões desenvolvidas durante o presente ano letivo, levando em consideração suas principais metas estabelecidas no início do ano. Você deverá refletir e registrar sobre:
·
Quais
planos para o atual momento você já alcançou? Caso não tenha alcançado, está
no caminho?
·
Outros
planos surgiram? Como alcançar esses novos objetivos?
·
Ano
que vem você provavelmente finalizará o ensino fundamental. Quais as
expectativas para o fim deste ciclo em sua vida?
-
Não se esqueça de continuar a desenvolver o seu Diário de Práticas e
Vivências (prática que irá até o final do ano letivo).
O
que deve ser entregue:
As reflexões relacionadas ao paralelo entre o início do ano e o presente
momento.
Entrega
exclusivamente pela plataforma Google Classroom até 11/08/2020 às 23h59.
Quaisquer dúvidas, entre
em contato comigo de preferência pelo Classroom. Caso não seja possível o
acesso, vá pelo Whatsapp (estou no grupo da sua turma) ou e-mail: gabrielmauad@professor.educacao.sp.gov.br para que eu possa orientar você como acessar o
Classroom e entregar as atividades.
|
- Continuação
do desenvolvimento do Diário de Práticas e Vivências (prática que irá até o
final do ano letivo).
SEMANA
DE ESTUDOS INTENSIVOS E RECUPERAÇÃO
Nesta
semana você deverá organizar a entrega de todas as suas pendências até
quarta-feira, dia 29/07/2020. Não deixe de refletir sobre nossa disciplina de
Projeto de Vida, como ela contribuiu para sua autorreflexão e quais as
contribuições para a construção do seu conhecimento.
Lembre-se: você pode também apontar as críticas, possíveis melhorias e formas de trabalharmos nossa disciplina à distância já a partir do 3º Bimestre.
Pode
ser feito com registro: escrito, falado (áudio), vídeo, entre outros. Fica a
seu critério a forma de elaboração da sua atividade.
Entrega
de acordo a proposta de cada atividade no blog da escola até 29/07/2020 às
23h59.
Quaisquer dúvidas, entre
em contato comigo de preferência pelo Classroom. Caso não seja possível o
acesso, vá pelo Whatsapp (estou no grupo da sua turma) ou e-mail: gabrielmauad@professor.educacao.sp.gov.br para que eu possa orientar você como acessar o
Classroom e entregar as atividades.
|
ATIVIDADES PARA A SEMANA DO DIA 20/07 ATÉ 24/07
-
Continuação do desenvolvimento do Diário de Práticas e Vivências (prática que
irá até o final do ano letivo).
-
ATIVIDADE: COMO MELHORAR MINHA COMUNIDADE / TERMO DE COMPROMISSO (p. 80 do
Caderno do Aluno)
Estamos
estudando sobre a preservação do nosso entorno e da nossa comunidade durante
este bimestre. Nesta atividade, você deverá elaborar um termo de compromisso
pensado para propor a sua comunidade em como preservar sua rua, seu bairro e os
locais que você costuma frequentar.
Pode
ser feito tanto de forma individual quanto em até 3 pessoas para desenvolver o
mesmo termo, desde que todos os integrantes morem perto para abordar as
demandas do local em que vivem. No caso do trabalho em grupo, vocês poderão
utilizar plataformas de comunicação online, como Whatsapp e o Google Meet, para
discutir os termos.
Deverá constar no termo de compromisso:
·
Objeto
do Compromisso (qual o
local, rua ou bairro que esse termo se refere);
·
Considerações
preliminares absolutamente imprescindíveis (propostas que não podem ser flexíveis e devem ser feitas
pensando para longo prazo);
·
Considerações
preliminares absolutamente urgentes
(propostas a curto prazo de problemas observados no entorno das residências);
·
Autores(as)
e participantes deste Termo de Compromisso.
Lembre-se:
começando por você e seus colegas, esse termo pode se tornar uma realidade em
seu entorno residencial.
O
que deve ser entregue: A
proposta da atividade “Como Melhorar Minha Comunidade / Termo De Compromisso”.
No caso de trabalho em grupo, todos os integrantes devem postar o mesmo arquivo
na plataforma Classroom.
Entrega
exclusivamente pela plataforma Google Classroom até 29/07/2020 às 23h59.
|
ATIVIDADES PARA A SEMANA DO DIA 13/07 ATÉ 17/07
- Continuação
do desenvolvimento do Diário de Práticas e Vivências (prática que irá até o final
do ano letivo).
-
No dia 15/07, Quarta-feira, das 09h45 às 10h30 será transmitida aula de
Projeto de Vida no Centro de Mídias. Vocês devem acompanhar e fazer as
atividades propostas na aula à distância, seja ao vivo ou na reprise (Youtube
e Centro de Mídias). Assim que a reprise for disponibilizada no Youtube,
editarei para colocá-la no Classroom. Poderá ser feito no próprio caderno de
Projeto de Vida, apostila (caso seja feito o que é proposto lá) ou através do
Word (Clicando para "Adicionar ou criar", e clicar em
"Documento" na plataforma Google Classroom).
O
que deve ser entregue:
As anotações acerca da aula do CMSP, assim como as perguntas transmitidas e
as respostas elaboradas. Caso sejam questões da apostila (Caderno do Aluno 2º
Bimestre), poderá ser feito direto na apostila, que ao final será fotografada
para entrega.
Entrega
exclusivamente pela plataforma Google Classroom até 21/07/2020 às 23h59.
Quaisquer
dúvidas, entre em contato comigo de preferência pelo Classroom. Caso não seja
possível o acesso, vá pelo Whatsapp (estou no grupo da sua turma) ou e-mail: gabrielmauad@professor.educacao.sp.gov.br para que eu possa orientar você como acessar o
Classroom e entregar as atividades.
|
- Continuação
do desenvolvimento do Diário de Práticas e Vivências (prática que irá até o final
do ano letivo).
-
Questionário acerca do desenvolvimento dos Diários de Práticas e Vivência
(caso solicite login para responder, deve ser com seu e-mail e senha de
acesso ao Classroom): https://forms.gle/mpQ2HqZ74TdYA7Gb6
- Situação
de Aprendizagem 8 (Caderno do Aluno do 2º Bimestre, p. 75 e 76). Acompanhe a
aula de Projeto de Vida transmitida no dia 01/07 e faça as atividades da
apostila conforme as orientações passadas na videoaula: https://youtu.be/edgNs1wXzJQ
O
que deve ser entregue:
Responder o questionário que consta na atividade (as perguntas estão no Anexo
desta atividade, mas deve ser respondido exclusivamente pelo site da
plataforma); As anotações acerca da aula do CMSP, assim como as perguntas
transmitidas e as respostas elaboradas. Caso sejam questões da apostila
(Caderno do Aluno 2º Bimestre), poderá ser feito direto na apostila, que ao
final será fotografada para entrega.
Entrega
exclusivamente pela plataforma Google Classroom até 14/07/2020 às 23h59.
Quaisquer
dúvidas, entre em contato comigo de preferência pelo Classroom. Caso não seja
possível o acesso, vá pelo Whatsapp (estou no grupo da sua turma) ou e-mail: gabrielmauad@professor.educacao.sp.gov.br para que eu possa orientar você como acessar o
Classroom e entregar as atividades.
ANEXO
Questões
do questionário acerca do desenvolvimento do Diário de Práticas e Vivências:
- Nome
Completo.
- Turma.
- Sobre
o desenvolvimento do meu Diário de Práticas e Vivências, desde o início do 2º
Bimestre (01/06/2020) eu (Alternativas): Fiz diariamente, sem deixar de fazer
em nenhum momento; Fiz diariamente, porém acabei deixando alguns dias para
trás; Fiz diariamente, acabei esquecendo alguns dias, porém ele está em dia;
Fiz regularmente, porém não
todos os dias; Fiz de vez em quando; Fiz raramente; Não fiz.
- Em
relação ao desenvolvimento de seu diário no 1º Bimestre, eu (Alternativas): Consegui
me organizar e fazer o diário como combinado em sala de aula; Consegui me
organizar melhor, mas ainda tenho atrasos; Não estou conseguindo fazer meu
diário com frequência.
- Insira
um breve relato sobre a experiência do desenvolvimento do seu Diário de
Práticas e Vivências.
- Caso
você não esteja conseguindo fazer o Diário de Práticas, explane o porquê.
|