ATIVIDADES DA SEMANA DE 07/12 ATÉ 11/12
PRAZO
DE ENTREGA 17/12 Atividade de Matemática Orientações: Através do texto e das aulas do CMSP
realizar os exercícios contidos no material. Dúvida via whatsapp ou classrom.
Exercícios resolvidos devem ser fotografados e enviados ao professor via
whatsapp ou classrom(entrega preferencialmente até 17/12). Obs: Atividade de recuperação de
conteúdo do 4ºBimestre , deve ser feita pelos alunos que ao entregaram as
demais atividades em sua totalidade. 1)Rafaela quer construir triângulos e está pensando nas medidas que
utilizará para os ângulos internos de cada um.
a. 30°, 50° e 80°
b. 42°, 65° e 93°
c. 43°, 65° e 72°
d. 21°, 49° e 110°
Verifique com qual(is) dos grupos de medidas de ângulos acima seria
possível construir seus triângulos
2)Durante uma pesquisa efetuada pelo Núcleo Brasileiro de Estágios
(Nube), cerca de 10 300 jovens brasileiros foram perguntados sobre o que lhes
causa mais medo. O resultado, com valores aproximados, está representado no
gráfico abaixo:
a. Com base nas informações apresentadas no gráfico de setores, qual o
maior medo dos jovens brasileiros dessa pesquisa?
b. Quantos jovens entrevistados nessa pesquisa consideram seu maior
medo a entrevista de emprego?
c. Quantos jovens entrevistados nessa pesquisa consideram seu maior
medo falar em público?
3)Um carro será sorteado por uma rede de supermercado, moradores de 3
bairros vizinhos
se inscreveram no sorteio. Ao serem separados por bairro constatou-se que se
inscreveram: 90 Moradores do bairro A 70 Moradores do bairro B 40 Moradores do bairro C a)Qual a probabilidade de que um morador do Bairro
C ganhe o carro? b)Qual a probabilidade
que o ganhador não seja do Bairro A? |
ATIVIDADES DA
SEMANA DE 30/11 ATÉ 04/12
Atividade de Matemática Orientações: Através do texto e das aulas do CMSP
realizar os exercícios contidos no material. Dúvida via whatsapp ou classrom.
Exercícios resolvidos devem ser fotografados e enviados ao professor via whatsapp
ou classrom(entrega preferencialmente até 10/12).
Aula 1: https://www.youtube.com/watch?v=GfGUsjBGOFQ
Aula 2: https://www.youtube.com/watch?v=3hMjD0zjOdQ Volume do Paralelepípedo
O
volume do paralelepípedo é calculado através da multiplicação entre a área da
base e a altura.
O
paralelepípedo é considerado um sólido geométrico, pois é formado por três
dimensões. Em razão dessa característica, possui volume, que é a quantidade
de espaço que o corpo ocupa ou a capacidade que ele possui de armazenar
substâncias. O volume de um paralelepípedo é calculado através da
multiplicação entre a área da base e a altura, ou para ser mais
prático: comprimento x largura x altura,
considerando sempre que as unidades de comprimento das dimensões sejam as
mesmas. Vários objetos possuem o formato de um paralelepípedo, por exemplo,
uma caixa, uma piscina, um aquário entre outros. Nos cálculos
envolvendo volume precisamos conhecer as unidades usuais de volume e sua
correspondência com as medidas de capacidade. Observe as principais medidas: Determine quantos litros de água são necessários para encher o aquário. V = comprimento x largura x altura V = 50 cm x 20 cm x 15 cm V = 15000 cm³ (centímetros cúbicos) Como foi informado que 1 cm³ corresponde a 1 ml, temos que 15000 cm³ é igual a 15000 ml ou 15 litros. Obs:
1m=100cm porém 1m³=1000000cm³ isso ocorre pois 1m³ = 1m x 1m x 1m ou
100cm x 100cm x 100 cm.
Exercício. 1)Juarez
decide construir uma piscina. Ele reservou uma área de 10 metros de
comprimento por 5 metros de largura para a construção da piscina e decidiu
que ela terá 2 metros de profundidade. Ao concluir a piscina, quantos litros
d’água aproximadamente serão necessários para encher a piscina?
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ATIVIDADES DA SEMANA DE 20/11 ATÉ 27/11
Atividade de Matemática Orientações: Através do texto e das aulas do CMSP
realizar os exercícios contidos no material. Dúvida via whatsapp ou classrom.
Exercícios resolvidos devem ser fotografados e enviados ao professor via
whatsapp ou classrom(entrega preferencialmente até 03/12).
Aula 1: https://www.youtube.com/watch?v=xrquMJbYYRM Aula 2: https://www.youtube.com/watch?v=kxvmivdSPzU Aula 3: https://www.youtube.com/watch?v=s6y0SSi9ixU
Aula 4: https://www.youtube.com/watch?v=Tc9ag5BBAUs Definição de circunferência Uma circunferência é
um conjunto de pontos pertencentes ao plano que, dado um ponto fixo C,
possuem a mesma distância até o ponto C. Em outras palavras, dada a distância
“r” e o ponto fixo C, qualquer ponto A que possui a distância de A até C
igual a r é um ponto pertencente à circunferência. (o ponto C seria o centro
da circunferência e a distancia r seria a medida do raio da circunferência). Definição de círculo O círculo, por
sua vez, é uma figura geométrica plana que é definida da seguinte maneira: Círculo é
o conjunto de pontos resultantes da união entre uma circunferência e
seus pontos internos. Em
linguagem cotidiana a circunferência seria apenas o contorno e o circulo o
todo incluindo os pontos de dentro. raio=
distância do centro a alguma extremidade da circunferência. Diâmetro=
distância de uma extremidade a outra da circunferência e que passa pelo
centro da mesma.
Exercícios. 1)Uma loja de pneus precisa destinar uma
área para armazenar pneus de caminhão empilhados. Segundo as especificações
técnicas da fábrica, um pneu possui 4,572 metros de diâmetro. Qual área
mínima deve ser destinada a este armazenamento? Adote π = 3,14. |
ATIVIDADES DA SEMANA DE 16/11 ATÉ 20/11
PREZADO ALUNO,
-Assista ao vídeo para esclarecer suas dúvidas: |
ATIVIDADES DA SEMANA DE 09/11 ATÉ 13/11
PRAZO
DE ENTREGA 19/11 Atividade de Matemática Orientações: Através do texto e das aulas do CMSP
realizar os exercícios contidos no material. Dúvida via whatsapp ou classrom.
Exercícios resolvidos devem ser fotografados e enviados ao professor via
whatsapp ou classrom(entrega preferencialmente até 19/11).
Aula 1: https://www.youtube.com/watch?v=WOECtfC9cU8 Aula 2: https://www.youtube.com/watch?v=DnkDfTtBoe4 Condição de
existência de um triângulo
Sabemos que um
triângulo é formado por três lados que possuem uma determinada medida, mas
essas não podem ser escolhidas aleatoriamente como os lados de um quadrado ou
de um retângulo, é preciso seguir uma regra. Relembrando: Como vimos anteriormente em
todos os triângulos a soma dos seus ângulos internos e igual a 180º .
Exercícios.
1)
Observe o triângulo a seguir;
Qual é o valor de x neste triângulo?
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ATIVIDADES DA
SEMANA DE 03/11 ATÉ 06/11
Atividade de
Matemática Orientações:
Através do texto e das
aulas do CMSP realizar os exercícios contidos no material. Dúvida via
whatsapp ou classrom. Exercícios resolvidos devem ser fotografados e enviados
ao professor via whatsapp ou classrom(entrega preferencialmente até 12/11).
Aula 1: https://www.youtube.com/watch?v=Zn18K6bTwu0 Aula 2: https://www.youtube.com/watch?v=WreQAoxZQAk Aula 3: https://www.youtube.com/watch?v=LzYk6-jmgWg Aula 4 : https://www.youtube.com/watch?v=wOr20R6mdR8 Condição de
existência de um triângulo
Sabemos que um triângulo é formado por três lados que possuem
uma determinada medida, mas essas não podem ser escolhidas aleatoriamente
como os lados de um quadrado ou de um retângulo, é preciso seguir uma regra. Relembrando: Como vimos anteriormente em todos os
triângulos a soma dos seus ângulos internos e igual a 180º .
Exercícios.
1)
Márcio tem 4 palitos de medidas 3 cm , 4 cm , 5 cm e 7 cm
respectivamente. Quantos triângulos diferentes ele conseguiria montar com
eles?
2)
Paulo possui um terreno triangular, ele resolveu medir os ângulos
internos para planejar decorações. Ao medir os ângulos Paulo obteve as
seguintes medidas 50º, 40º e 70º. Chegando em casa a esposa de Paulo disse
que ele cometeu um erro na medição. Como a esposa de Paulo chegou a essa
conclusão?
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ATIVIDADES DA
SEMANA DE 26/10 ATÉ 30/10
Atividade de
Matemática Orientações:
Através do texto e das
aulas do CMSP realizar os exercícios contidos no material. Dúvida via
whatsapp ou classrom. Exercícios resolvidos devem ser fotografados e enviados
ao professor via whatsapp ou classrom(entrega preferencialmente até 05/11).
Aula 1: https://www.youtube.com/watch?v=zWTh22wxR2c Aula 2: https://www.youtube.com/watch?v=K0DGwEFCE5c Aula 3: https://www.youtube.com/watch?v=Qg02URQjRRI
Probabilidade
A Probabilidade permite analisar ou calcular as
chances de obter determinado resultado diante de um experimento aleatório.
São exemplos as chances de um número sair em um lançamento de dados ou a
possibilidade de ganhar na loteria. A partir disso, a probabilidade é determinada pela razão entre
o número de eventos possíveis e número de eventos favoráveis, sendo
apresentada pela seguinte expressão: Sendo: P (A):
probabilidade de ocorrer um evento A Para encontrar o número de casos possíveis e favoráveis. Exemplo Qual a probabilidade de um moeda cair coroa ou ser
arremessada? São 2 possibilidades : cara
ou coroa, apenas uma delas interessa coroa, logo:
P(A)=1/2 ou 0,5 ou 50%.
Exercício.
1)
Um
carro será sorteado por uma rede de supermercado, moradores de 3 bairros
vizinhos se inscreveram no sorteio.
Ao
serem separados por bairro constatou-se que se inscreveram:
90
Moradores do bairro A
70
Moradores do bairro B
40
Moradores do bairro C
a)Qual
a probabilidade de que um morador do Bairro B ganhe o carro?
b)Independente do bairro,
qual a possibilidade de vitória de cada inscrito no sorteio?
c)Qual a probabilidade que o ganhador não seja do Bairro A |
ATIVIDADES PARA A SEMANA DE 19/10 ATÉ 23/10
Atividade de Matemática
Orientações: Através do texto e das aulas do CMSP realizar os exercícios contidos no material. Dúvida via whatsapp ou classrom. Exercícios resolvidos devem ser fotografados e enviados ao professor via whatsapp ou classrom(entrega preferencialmente até 29/10).
Aula 1: https://www.youtube.com/watch?v=rRAeX-0AKWo Aula 2: https://www.youtube.com/watch?v=OhILDjU0l1s Aula 3: https://www.youtube.com/watch?v=SZiOC5Rs0gY
PorcentagemPorcentagem envolve diversas situações com que nos deparamos frequentemente em nosso cotidiano, por exemplo em indicadores econômicos, resultados de pesquisas ou promoções. Entendemos porcentagem como sendo a razão entre um número qualquer e 100, sendo representada pelo símbolo %. Utilizamos a ideia de porcentagem para representar partes de algo inteiro. Representações da porcentagem A porcentagem é uma razão centesimal, ou seja, de base 100. Sabemos que a porcentagem é uma razão, logo, pode ser representada por uma fração, que, por sua vez, pode ser escrita na forma decimal. De modo geral, se temos um número acompanhado pelo símbolo %, basta dividi-lo por 100, ou seja: Veja os exemplos seguintes que mostram as diferentes representações de porcentagens. Lembre-se, para “transformar” a porcentagem em fração, basta dividir o número que acompanha o símbolo % por 100 e simplificar a fração; para “transformar” a fração em forma decimal, basta realizar a divisão. ExemplosSempre que a porcentagem for um número inteiro o denominador da fração será 100, caso a porcentagem seja um valor decimal a fração terá um outro múltiplo de 10 como denominador. Exemplo: 2,5%= 2,5 dividido por 100 = 0,025. Quando transformamos 0,025 para fração obtemos o seguinte Perceba que quando escrevemos a porcentagem 100% é o mesmo que considerar um inteiro, ou seja, quando consideramos 100% de algo, estamos levando em conta o total daquilo. No caso de 210%, estamos considerando mais que um inteiro, isto é, consideramos 2,1 vezes o total. Para fazer o caminho de volta, ou seja, dado uma fração ou um número decimal para ser escrito na forma percentual, basta multiplicar o número em questão por 100. Veja: Como calcular a porcentagem?Para realizar o cálculo da porcentagem de um valor, basta multiplicar esse valor pela porcentagem em sua forma decimal ou fracionária. · Exemplosa. Calcule 50% de 600. Sabemos que 50% = 0,5, assim, basta fazer a substituição e multiplicar os valores. Veja: 0,5 . 600 300 Podendo também substituir os 50% na forma fracionária, ficando: Logo, 50% de 600 = 300. Veja que 50% representam a metade do total que é 600. Exercícios. 1)Escreva as formas fracionarias e decimais das seguintes porcentagens : a) 35% b)57% c)4,5% 2)Pedro, Jorge e Marcos decidiram abrir um restaurante em sociedade. Ao estudar os custos eles viram que seria necessário investirem R$95000,00 , Pedro se comprometeu a investir 25% desse valor, Jorge 35% do valor total e Marcos o valor restante. Quanto cada um investiu?
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ATIVIDADES PARA A SEMANA DE 13/10 ATÉ 16/10
Atividade de Matemática
Orientações: Através do texto e das aulas do CMSP realizar os exercícios dos materiais em atraso. Dúvida via whatsapp ou classrom. Exercícios resolvidos devem ser fotografados e enviados ao professor via whatsapp ou classrom(entrega preferencialmente até 14/10).
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ATIVIDADES PARA A SEMANA DE 28/09 ATÉ 02/10
Orientações:
Através do texto e das
aulas do CMSP realizar os exercícios contidos no material. Dúvida via
whatsapp ou classrom. Exercícios resolvidos devem ser fotografados e enviados
ao professor via whatsapp ou classrom(entrega preferencialmente até 08/10).
Aula 1: https://www.youtube.com/watch?v=dVtDTfOw73M
Aula 2: https://www.youtube.com/watch?v=u27MTT3Q6p4 Aula 3: https://www.youtube.com/watch?v=JvwUVgh7lSg
Seguindo o cronograma do aplicativo Centro de Mídias de São
Paulo(CMSP) essa semana foi abordada uma pequena revisão do conteúdo de áreas
de figuras planas.
Usando como material de apoio as aulas dessa semana(links na parte
superior do material) e as aulas e texto de quando abordamos o texto(semana
de 13/07 a 17/07) responda o exercício.
Obs: Matéria de 13/07 a 17/07 pode ser
encontrada no classrom como atividade 10 ou no blog da escola pela data
citada.
https://eeantonioreginato.blogspot.com/
Exercício.
a)
Determine
a área da sala. b)
Determine
a área do banheiro. |
Atividade de
Matemática
Orientações: Através do texto e das aulas do CMSP realizar os exercícios
contidos no material. Dúvida via whatsapp ou classrom. Exercícios resolvidos
devem ser fotografados e enviados ao professor via whatsapp ou
classrom(entrega preferencialmente até 01/10).
Aula 1: https://www.youtube.com/watch?v=mqqplZaDHnw Aula 2: https://www.youtube.com/watch?v=mvD2UTKdhZ0 Aula 3: https://www.youtube.com/watch?v=IAC7rcyCH1E Aula 4: https://www.youtube.com/watch?v=Ai8Y00TiNbM
Ângulos Complementares
Ângulos complementares são aqueles que juntos medem 90º. 30º + 60º = 90º, o que quer dizer que os
ângulos se complementam mutuamente, 30º complementa o ângulo de 60º e
vice-versa.
Ângulos Suplementares
Ângulos suplementares são aqueles que
juntos medem 180º. 135º + 45º = 180º Ângulos Consecutivos
Ângulos consecutivos são aqueles que
possuem em comum um lado e um vértice.
Ângulos
Opostos pelo Vértice
Ângulos opostos pelo vértice (OPV) são
aqueles cujos lados se opõem aos lados de outro ângulo. Bissetriz.
A bissetriz é uma semirreta interna a um ângulo, traçada a partir
do seu vértice, e que o divide em dois ângulos congruentes (ângulos com a
mesma medida). Na figura abaixo, a bissetriz, indicada por
uma reta em vermelho, reparte o ângulo AÔB ao meio. Assim, o ângulo AÔB fica dividido em dois
outros ângulos, o AÔC e o BÔC, de mesmas medidas. Como
encontrar a bissetriz?
Para encontrar a bissetriz, basta seguir os
seguintes passos utilizando o compasso: 1. abra
um pouco o compasso e coloque a sua ponta seca no vértice do ângulo. 2. faça
um traço de circunferência sobre as semirretas OA e OB. 3. com
o compasso aberto, coloque a ponta seca no ponto de intersecção da semirreta
OA e faça um traço de circunferência com o compasso virado para dentro do
ângulo. 4. faça
o mesmo, agora com a ponta seca no ponto de intersecção da semirreta OB. 5. trace
uma semirreta do vértice do ângulo até o ponto de intersecção dos traços que
acabou de fazer. A semirreta OC é a bissetriz. Obs:
Os passos descritos acima foram demonstrados na aula do CMSP, o link da aula
em questão encontra-se no inicio material, aula 2.
Mediatriz
Mediatriz
é uma reta perpendicular a um segmento de reta e que passa pelo ponto médio
deste segmento. Todos os pontos pertencentes a mediatriz
são equidistantes das extremidades deste segmento. Lembrando que, diferente da reta, que é
infinita, o segmento de reta é limitado por dois pontos de uma reta. Ou seja,
ele é considerado uma parte da reta. Como
construir a mediatriz?
Podemos construir a mediatriz de um
segmento de reta usando régua e compasso. Para isso, siga os
seguintes passos: 1. Desenhe
um segmento de reta e nas suas extremidades marque o ponto A e o ponto B. 2. Pegue
um compasso e faça uma abertura que seja um pouco maior que a metade da
medida do segmento. 3. Com
essa abertura, coloque a ponta seca do compasso no ponto A e trace um
semicírculo. Permanecendo com a mesma abertura no compasso, faça a mesma
coisa no ponto B. 4. Os
semicírculos traçados se cruzaram em dois pontos, um acima do segmento de
reta e outro abaixo. Com a régua, una esses dois pontos, essa reta traçada é
a mediatriz do segmento AB. Obs: : Os passos descritos acima foram
demonstrados na aula do CMSP, o link da aula em questão encontra-se no inicio
material, aula 3.
Exercícios.
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Atividade de Matemática
Orientações:
Através do texto e das
aulas do CMSP realizar os exercícios contidos no material. Dúvida via
whatsapp ou classrom. Exercícios resolvidos devem ser fotografados e enviados
ao professor via whatsapp ou classrom(entrega preferencialmente até 24/09).
Conceitos da geometria plana
A construção da geometria plana, conhecida também como geometria euclidiana,
deve-se aos conceitos básicos de ponto, reta e plano e às construções
realizadas com base nesses elementos primitivos. Vale ressaltar que não
existe definição para ponto, reta e plano, e, por isso, são conhecidos
como elementos primitivos, porém todos nós conhecemos
esses elementos de forma intuitiva.
→ Pontos: são sempre representados por letras
maiúsculas do nosso alfabeto.
Pontos A, B e C.
→ Retas: são um conjunto de infinitos
pontos, sempre representadas por letras minúsculas do nosso alfabeto.
Reta r.
Com base na ideia que temos de reta, lembrando que ela é
ilimitada, ou seja, infinita para os dois lados,
surgem os conceitos de semirreta e segmento de reta. A fim de compreender
melhor esse elemento essencial para a geometria, leia o texto: Retas.
→ Semirreta: é parte de uma reta que
possui início, mas não possui fim.
Semirreta que se
inicia no ponto A.
→ Segmento de reta: é um segmento que se
encontra entre dois pontos, ou seja, é limitado tanto no começo quanto no
final.
Segmento AB.
,
Plano α.
Posição relativa entre ponto e reta
Conhecendo os elementos primitivos,
é possível fazermos análise da posição relativa entre ponto e reta.
Note que os pontos A e B pertencem à reta r → dizemos que
; A ∈ r; B ∈ r.;
E que o ponto C não pertence
à reta r → dizemos que C ∉ r.
Posição relativa entre duas retas
Duas retas podem ser
paralelas, concorrentes ou coincidentes.
→ Retas paralelas: quando não possuem
nenhum ponto em comum. A representação delas é feita com duas barras c // b
(lê-se: c paralela a b).
r//t
→ Retas concorrentes: quando possuem um único
ponto em comum.
Retas que se encontram
no ponto E.
→ Retas coincidentes: quando possuem
infinitos pontos em comum, ou seja, elas são iguais(uma reta esta
completamente em cima da outra).
Ângulos
Outro conceito muito importante é o de ângulo, que é a região formada
pelo encontro entre duas semirretas. O
ângulo é medido em graus e é classificado de acordo com a sua medida.
→ Ângulo agudo: menor que 90º
Ângulo agudo.
→ Ângulo reto: mede exatamente 90º.
Ângulo reto.
→ Ângulo obtuso: maior que 90º
Ângulo obtuso.
→ Ângulo raso: mede exatamente 180º.
Ângulo raso.
Exercícios
1) Os lados de uma figura
na geometria plana são chamados de arestas
e o encontro entre essas arestas são chamados de vértices. Pensando em
conceitos básicos alem de partes das figuras geométricas as arestas e
vértices podem também serem descritos como sendo respectivamente:
a)
Reta e ponto
b)
Semi reta e ponto
c)
Ponto e semi reta
d)
Ponto e segmento de reta
e)
Segmento de reta e ponto
2) Descreva em poucas palavras as diferenças
entre reta, semi reta e segmento de reta.
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Atividade de
Matemática
Orientações: Através do texto e das aulas do CMSP realizar os exercícios
contidos no material. Dúvida via whatsapp ou classrom. Exercícios resolvidos
devem ser fotografados e enviados ao professor via whatsapp ou
classrom(entrega preferencialmente até 17/09).
Sistemas
de Equações
Um sistema de equações é
constituído por um conjunto de equações que apresentam mais de uma incógnita.
Para resolver um sistema é necessário encontrar os valores que satisfaçam
simultaneamente todas as equações.
Como
resolver um sistema de equações do 1º grau?
Podemos resolver um sistema de equações do 1º grau, com duas
incógnitas, usando o método da substituição ou o da soma.
Método da substituição
Esse método consiste em escolher uma das equações e isolarmos
uma das incógnitas, para determinar o seu valor em relação a outra incógnita.
Depois, substituímos esse valor na outra equação.
Desta forma, a segunda equação ficará com uma única incógnita
e, assim, poderemos encontrar o seu valor final. Para finalizar, substituímos
na primeira equação o valor encontrado e, assim, encontramos também o valor
da outra incógnita.
Exemplo
Resolva o seguinte sistema de equações:
Resolução
Vamos começar escolhendo a primeira equação do sistema, que é
a equação mais simples, para isolar o x. Assim temos:
Após substituir o valor de x, na segunda equação, podemos resolvê-la,
da seguinte maneira:
Agora que encontramos o valor do y, podemos substituir esse
valor da primeira equação, para encontrar o valor do x:
Assim,
a solução para o sistema dado é o par ordenado (8, 4).
Repare que esse resultado torna ambas as equações verdadeiras, pois 8 + 4 =
12 e 3.8 - 4 = 20.
Método da Adição
No método da adição buscamos juntar as duas equações em uma
única equação, eliminando uma das incógnitas.
Para isso, é necessário que os coeficientes de uma das
incógnitas sejam opostos, isto é, devem ter o mesmo valor e sinais
contrários.
Exemplo
Para exemplificar o método da adição, vamos resolver o mesmo
sistema anterior:
Note que nesse sistema a incógnita y possui coeficientes
opostos, ou seja, 1 e - 1. Então, iremos começar a calcular somando as duas
equações, conforme indicamos abaixo:
Ao anular o y, a equação ficou apenas com o x, portanto agora,
podemos resolver a equação:
Para encontrar o valor do y, basta substituir esse valor em
uma das duas equações. Vamos substituir na mais simples:
![]()
Note que o resultado é o mesmo que já havíamos encontrado,
usando o método da substituição.
Quando as equações de um sistema não apresentam incógnitas com
coeficientes opostos, podemos multiplicar todos os termos por um determinado
valor, a fim de tornar possível utilizar esse método.
Por exemplo, no sistema
abaixo, os coeficientes de x e de y não são opostos:
Portanto, não podemos, inicialmente, anular nenhuma das
incógnitas. Neste caso, devemos multiplicar por algum número que transforme o
coeficiente em um número oposto do coeficiente da outra equação.
Podemos,
por exemplo, multiplicar a primeira equação por - 2. Contudo, devemos ter o
cuidado de multiplicarmos todos os
termos por - 2, para não modificarmos a igualdade.
Assim, o sistema equivalente ao que queremos calcular é:
Agora, é possível resolver o sistema por adição, conforme
apresentado abaixo:
Logo, x = - 12, não podemos esquecer de substituir esse valor
em uma das equações para encontrar o valor do y. Substituindo na primeira
equação, temos:
Assim,
a solução para o sistema é o par ordenado (- 12, 60)
Classificação
dos sistemas de equações
Um sistema do 1º grau, com duas incógnitas x e y, , terá a
seguinte classificação: possível e determinado(S.P.D), possível e
indeterminado(S.P.I) e impossível(SI).
S.P.D: Sistema que possui solução e ela e única.
S.P.I: Sistema que possui infinitas soluções que obedecem um
determinado padrão.
S.I: Sistema que não possui solução possível.
Obs: Uma possibilidade para saber se o sistema e S.P.D , S.P.I
OU S.I e através da observação do seu gráfico.
Como os sistemas acima possuem apenas equações de 1º grau com
2 variáveis e vimos anteriormente que o gráfico desse tipo de equação uma reta, temos que:
1)S.P.D : Caso as 2 retas do nosso sistema se encontrem em
apenas um ponto(sendo esse ponto a solução do sistema)
2)S.P.I ; Caso as 2 retas do sistema estejam sobrepostas (uma
reta em cima da outra).
3)S.I : Caso as 2 retas do sistema sejam paralelas (não se
encontrem em ponto nenhum).
Exercícios.
1)Em sua rua, André observou que havia 15
veículos estacionados, dentre motos e carros. Ao abaixar-se, ele conseguiu
visualizar 50 rodas. Qual é a quantidade de motos e de carros estacionados na
rua de André?
2)João gosta muito de animais de estimação e
de charadas. Certo dia um amigo perguntou-lhe quantos cachorros e quantos
gatos ele tinha. Prontamente João respondeu com o seguinte enigma: “A soma do
dobro do número de cachorros e do triplo do número de gatos é igual a 19. E a
diferença entre o número de cachorros e de gatos é apenas 2”. Será que você
consegue desvendar esse enigma e descobrir quantos cachorros e quantos gatos
João possui?
3)Uma lanchonete vende apenas Pastéis e
Lanches, em um determinado final de semana a lanchonete teve R$ 380,00 em
vendas. Sabendo que no sábado foram vendidos 23 pastéis e 15 lanches e que o
total de vendas no sábado foi de R$ 265,00 e que no domingo foram vendidos 11
pastéis e 6 lanches. Qual o valor do preço do pastel e qual o valor do preço do lanche nessa
lanchonete?
4)Duas amigas foram a uma floricultura
comprar vasos de flores. Mariana comprou 4 vasos de rosas e 6 de violetas,
gastando um total de R$104,00. Sua amiga Ana
também realizou a compra de 5 vasos de rosas e 3 de violetas, num
total de R$89,50. Calcule o valor do preço do vaso de rosas e do vaso de
violeta respectivamente.
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Atividade de
Matemática
Orientações:
Através do texto e das
aulas do CMSP realizar os exercícios contidos no material. Dúvida via
whatsapp ou classrom. Exercícios resolvidos devem ser fotografados e enviados
ao professor via whatsapp ou classrom(entrega preferencialmente até 10/09)
Equação do 1° grau com
duas variáveis
Considere a
equação: 2x - 6 = 5 - 3y.
Trata-se de
uma equação com duas variáveis, x e y, que pode
ser transformada numa equação equivalente mais simples. Observe:
2x +
3y = 5 + 6
2x +
3y = 11 ==> Equação do 1º grau na forma ax + by = c.
Definição: denominamos equação do 1º grau com duas
variáveis, x e y, toda equação que pode ser
reproduzida na forma ax + by = c, sendo a e b números
diferentes de zero, simultaneamente.
Na
equação ax + by = c, denominamos:
Exemplos:
Solução de uma equação
do 1° grau com duas variáveis
Quais o
valores de x e y que tornam a
sentença x - 2y = 4 verdadeira?
Observe os
pares abaixo:
x = 6, y =
1
x - 2y =
4
6 - 2 . 1 =
4
6 - 2 = 4
4 = 4 (V)
x =
8, y = 2
x - 2y = 4
8 - 2 . 2 =
4
8 - 4 = 4
4 = 4 (V)
x =
-2, y = -3
x - 2y = 4
-2 - 2 . (-3) = 4
-2 + 6 = 4
4 =
4 (V)
Verificamos
que todos esses pares são soluções da equação x -
2y = 4. Assim, os pares (6, 1); (8, 2); (-2, -3) são algumas das
soluções dessa equação.
Uma equações
do 1º grau com duas variáveis tem infinitas soluções -
infinitos (x, y) -, sendo portanto seu conjunto
universo
![]()
Podemos
determinar essas soluções atribuindo-se valores quaisquer para uma das
variáveis, calculando a seguir o valor da outra. Exemplo:
Atribuímos
para x o valor 1, e calculamos o valor de y.
Assim:
3x - y =
8
3 . (1) - y = 8
3 - y =
8
-y =
5 ==> Multiplicamos por -1
y = -5
O par (1, -5)
é uma das soluções dessa equação.
V = {(1, -5)}
Resumindo:
Um par ordenado (r, s) é
solução de uma equação ax + by = c (sendo a e b não-nulos
simultaneamente), se para x=r e y=s a
sentença é verdadeira.
Gráfico de uma equação
do 1° grau com duas variáveis
Sabemos que
uma equação do 1º grau com duas variáveis possui infinitas soluções. Cada uma
dessas soluções pode ser representada por um par ordenado (x, y).
Dispondo de
dois pares ordenados de um equação, podemos representá-los graficamente em um
plano cartesiano, determinando, através da reta que os une, o conjunto das
soluções dessa equação. Exemplo:
Inicialmente,
escolhemos dois pares ordenados que solucionam essa equação.
1º
par: A (4, 0)
2º
par: B (0, 4)
A seguir,
representamos esses pontos em um plano cartesiano.
Finalmente,
unimos os pontos A e B, determinando a reta r,
que contém todos os pontos soluções da equação.
A reta r é chamada reta suporte do
gráfico da equação.
Exercícios.
1)
Um restaurante que serve saladas e carnes
possui os preços de R$ 5,00 por cada tipo de salada e R$10,00 por cada tipo
de carne. Um casal que foi ao restaurante gastou R$45,00, escreva a equação
que simboliza o possível consumo do casal.
2)Desenhe os seguintes pontos no
plano cartesiano:
a)(3,5) b)(7,8) c)(2,5)
d)(5,2)
3)Construa um esboço do gráfico
das seguintes equações marcando pelo menos
3 pontos no desenho:
a)y-3x= 2 b)y+x=4 c)y+2x=5
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ATIVIDADES PARA A SEMANA DO DIA 17/08 ATÉ 21/08
Atividade de
Matemática
Orientações: Através do texto e das aulas do CMSP
realizar os exercícios contidos no material. Dúvida via whatsapp ou classrom.
Exercícios resolvidos devem ser fotografados e enviados ao professor via
whatsapp ou classrom
Expressões Algébricas
Expressões algébricas são
expressões matemáticas que apresentam números, letras e operações.
As expressões desse tipo são usadas com frequência em fórmulas
e equações.
As letras que aparecem em uma expressão algébrica são chamadas
de variáveis e representam um valor desconhecido.
Os números escritos na frente das letras são chamados de
coeficientes e deverão ser multiplicados pelos valores atribuídos as letras.
Exemplos
a) x +
5
b) b2 – 4ac
Cálculo de uma Expressão Algébrica
O valor de uma expressão algébrica depende do valor que será
atribuído às letras.
Para calcular o valor de uma expressão algébrica devemos
substituir os valores das letras e efetuar as operações indicadas. Lembrando
que entre o coeficiente e a letras, a operação é de multiplicação.
Exemplo
O perímetro de um retângulo é calculado usando a fórmula:
P = 2b + 2h
(perímetro e o contorno de uma figura geométrica )
Logo se tivermos uma retângulo com base de 6 cm e altura de 4 cm seu perímetro seria:
P = 2b + 2h = 2.(6) + 2.(4) =12 + 8= 20cm
Simplificação de Expressões Algébricas
Podemos escrever as expressões algébricas de forma mais
simples somando seus termos semelhantes (mesma parte literal).
Para simplificar iremos somar ou subtrair os coeficientes dos
termos semelhantes e repetir a parte literal.
Exemplos
a) 3xy
+ 7xy4 - 6x3y + 2xy - 10xy4 = (3xy
+ 2xy) + (7xy4 - 10xy4) - 6x3y = 5xy -
3xy4 - 6x3y
b) ab - 3cd + 2ab - ab + 3cd + 5ab = (ab + 2ab - ab + 5ab) + (- 3cd + 3cd) = 7ab
Exercícios.
1)
Determine o valor da expressão
algébrica 2x² + 3x -7, com x =
3.
2)
Para um trabalho escolar, o professor de
matemática formou 8 grupos, colocando uma quantidade x de alunos para cada
grupo. Após ter feito a divisão dos grupos, o professor notou que haviam
sobrado 2 alunos. Encontre a expressão algébrica que representa a quantidade
de alunos na sala. Depois, considerando o valor de x como sendo 4, calcule a
quantidade total de alunos na sala.
3)
Se A = 2x + 4y + 5, B = 2x + 2y - 3 e C = +4x
– y + 4, então A – B + C é igual a:
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ATIVIDADES PARA A SEMANA DO DIA 10/08 ATÉ 17/08
AAP - 2º BIMESTRE - Atividade de Matemática Orientações: Retirar a prova na escola.Tendo o texto a seguir como apoio realizar a avaliação e enviar fotos do gabaritos e contas para o professor via whatsapp ou classrom. Dúvidas sobre resolução podem ser retiradas com professor pelo whatsapp. Dúvidas sobre a retirada da prova consultar as redes sociais da escola ou algum membro da equipe escolar.
Atividade de Matemática
Orientações:
Através
do texto e das aulas do CMSP realizar os exercícios contidos no material.
Dúvida via whatsapp ou classrom. Exercícios resolvidos devem ser fotografados
e enviados ao professor via whatsapp ou classrom
Monômio é
toda expressão algébrica determinada por apenas um número real, uma variável
ou pelo produto de números e variáveis. Nos monômios não se encontra o uso da
adição ou da subtração, pelos menos explicitamente.
François
Viète, advogado que dedicava seu tempo livre a uma grande paixão, a
matemática, foi o grande responsável pelo uso moderno das letras em relações
matemáticas. Esse fato possibilitou a criação do cálculo algébrico,
contribuindo para o desenvolvimento da matemática e, consequentemente, o científico,
pois problemas de alto grau de complexidade passaram a ser reduzidos a
simples expressões matemáticas.
Monômios
3a 7ab -3a
Não Monômios
3a –
b 5a – 2b 7y + 4x
Partes de um monômio
Um
monômio é dividido em duas partes, um número, que é o coeficiente do monômio e
uma variável ou o produto de variáveis (letras),
inclusive suas potências, caso existam.
Grau de um monômio
Para um
monômio com coeficientes não nulos, temos que seu grau se dará através da soma
entre os expoentes da parte literal ou pelo expoente único.
Semelhança entre
monômios
Dois ou
mais monômios são semelhantes quando suas partes literais são iguais e
expoente.
Adicionando e/ou
subtraindo monômios
Na adição
de monômios com a mesma parte literal, adicionaremos os coeficientes entre si
e manteremos a parte literal.
Um
refrigerante custa x reais. Márcio comprou 3 refrigerantes, Aline comprou 2,
Poliana comprou 4 e Arthur comprou 1. Qual é o monômio que representa quanto
essas pessoas gastaram? → 3 + 2 + 4 + 1 = 10, portanto 10x.
Multiplicação de
monômios
Antes de
prosseguirmos nesse tópico, devemos relembrar uma propriedade muito
importante da potenciação.
am . an =
am+n
Na
multiplicação de monômios, multiplicamos entre si os coeficientes, assim
como, a parte literal.
Divisão de monômios
Convém
relembrarmos mais uma propriedade importante da potenciação.
am : an =
am – n
Na
divisão de monômios, dividimos entre si os coeficientes, bem como, a parte
literal.
Exercícios.
1)Circule as opções abaixo que são
monômios.
a) 5xy² b)3x + 4 c)
5t + 2y d) xy e)3y
2)Realize as adições e subtrações com
os monômios abaixo.
a)
3x +4x b) 7y – 2y c)
-3yz - yz
3)Realize as multiplicações e divisões
com os monômios abaixo.
a)
3x . 4x² b) 2xy . 5xy c)5t² . 6rt
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Atividade de Matemática Orientações: Retirar a prova na escola.Tendo o texto a seguir como apoio realizar a avaliação e enviar fotos do gabaritos e contas para o professor via whatsapp ou classrom. Dúvidas sobre resolução podem ser retiradas com professor pelo whatsapp. Dúvidas sobre a retirada da prova consultar as redes sociais da escola ou algum membro da equipe escolar. Correção da AAP do 1º bimestre: https://www.youtube.com/watch?v=ziK9Orqp2RE (para quem não viu segue acima a correção da avaliação do 1º bimestre, a questão 7 teve um erro de formulação e por isso tanto alternativa B quanto alternativa C estariam corretas).
Dízimas periódicas
A dízima periódica é um número decimal que possui repetição de
termos numéricos depois da vírgula. A partir da dízima periódica é possível
obter a fração que a gerou, ela é chamada de Fração Geratriz.
O número que repete infinitamente na dízima periódica é chamado
de período, o mesmo pode ser do tipo simples ou composto.
Período simples
Quando a dízima periódica é do tipo simples, o seu período é
composto por um mesmo número ou conjunto de números que se repete infinitamente.
Exemplo:
Período
composto
Uma dízima periódica é considerada composta, quando a mesma
apresenta um anteperíodo que não se repete.
Exemplo:
Fração Geratriz
É possível determinar a fração (número racional) que deu origem
a uma dízima periódica. Denominamos esta fração de geratriz da dízima
periódica.
Método:
Chamamos a nossa dizima de x, e multiplicarmos
a mesma por potencias de base 10 (‘andamos’ com a vírgula para a direita a
quantidade de vezes necessárias) para que tenhamos todo o período antes da
vírgula.
Devemos lembrar que ao fazer isso estamos
fazendo multiplicações sucessivas, assim quando andarmos com as casas
decimais devemos lembrar que o mesmo não representara mais o x e sim 10x ou
100x ou 1.000x ... dependendo de quantas casas decimais ‘andamos’ com a
vírgula.
Subtraindo a dízima multiplicada pela
dízima original, obtemos uma equação que ao ser resolvida expressa a fração
geratriz.
Exemplos:
Dízimas não
periódicas
Assim
como existem as dízimas periódicas, também existem as dízimas não
periódicas que são justamente os números irracionais,
uma vez que elas nunca poderão ser expressas como uma fração do tipo a
/ b .
Exemplos de dízimas não periódicas ou números irracionais: a) 1,01001000100001000001... b) 3,141592654... c) 2,7182818272... d) 6,54504500450004... etc |
Atividade de
Matemática
Orientações: Assistir a vídeo
aula, e resolver as atividades e avaliações atrasadas, esclarecimento de
dúvidas pelo whatsapp ou classrom
|
ATIVIDADES PARA A SEMANA DO DIA 20/07 ATÉ 24/07
Atividade
de Matemática - dia 20/07 a 24/07
Orientações:
Usando as aulas do CMSP e o texto abaixo como material de apoio responder e
enviar as questões. Envio das atividades ou esclarecimento de dúvidas via
whatsapp ou classrom.(entregar até 29/07)
Gráficos
Gráficos são representações visuais
utilizadas para exibir dados, sejam eles, sobre determinada informação, ou
valores numéricos.
Geralmente, são utilizados para demonstrar
padrões, tendências e ainda, comparar informações qualitativas e
quantitativas num determinado espaço de tempo.
São ferramentas utilizadas em diversas
áreas de estudo (matemática, estatística, geografia, economia, história,
etc.) para facilitar a visualização de alguns dados, bem como para tornar os
dados mais claros e informativos.
Dessa forma, o uso de gráficos torna a
interpretação e/ou análise mais rápida e objetiva.
Elementos dos Gráficos
·
Título:
geralmente possuem um título a respeito da informação que será apresentada.
·
Fonte: muitos gráficos,
sobretudo os da área de estatística, apresentam a fonte, ou seja, de onde as
informações foram retiradas. Também podem apresentar o ano de publicação da
fonte referida.
·
Números:
estes são essenciais para comparar as informações dadas pelos gráficos. A
maior parte deles utilizam números, seja para indicar quantidade ou tempo
(mês, ano, trimestre).
·
Legendas:
grande parte dos gráficos apresentam legendas que auxiliam na leitura das
informações apresentadas. Junto a ela, cores que destacam diferentes
informações, dados ou períodos, são utilizadas.
Classificação dos Gráficos
Vejamos agora as diversas maneiras de
exibir os dados num gráfico, de acordo com o objetivo pretendido:
Gráfico de Colunas
Eles são usados para comparar quantidades
ou mesmo demonstrar valores pontuais de determinado período. (observação , se
as colunas estiverem na horizontal são normalmente chamados de gráficos de
barras.)
Vertical:
Gráficos de Linha
Também chamado de “Gráfico de Segmento”,
ele é usado para apresentar valores (sequência numérica) em determinado
espaço de tempo. Ou seja, mostra as evoluções ou diminuições de algum
fenômeno.
Gráfico Pizza
Também chamado de “Gráfico de Setores”,
esse modelo recebe esse nome pois tem a forma de uma pizza, ou seja, é
circular. Eles são utilizados para reunir valores a partir de um todo,
segundo o conceito de proporcionalidade.
Histograma
O Histograma é uma ferramenta de análise de
dados que apresenta diversos retângulos justapostos (barras verticais).
Por esse motivo, ele se assemelha ao
gráfico de colunas, entretanto, o histograma não apresenta espaço entre as
barras.
Ele é muito utilizado na área da estatística, sendo um
importante indicador para a distribuição de dados.
Exercícios
1)Um
jornal esportivo fez uma pesquisa para saber qual esporte seus assinantes
praticavam.Os dados levantados mostravam que 77% dos assinantes jogavam
futebol, 38% jogavam vôlei, 29% jogavam basquete e 3% jogavam tênis. Construa um gráfico para explicitar os dados dessa
pesquisa.
2) Por qual motivo o gráfico de setores
(ou pizza) não é indicado para resolver o exercício acima?
3) Observando
o gráfico responda:
Disponível em: <http://oglobo.globo.com/economia/negocios/bc-prometeduas-
intervencoes-de-ate-us-3-bi-no-mercado-de-cambio-17625197>. Acesso em: 28 nov. 2016.
Com base
exclusivamente nos dados apresentados no gráfico quanto à cotação do dólar
comercial no último dia útil de cada mês de 2015, assinale as alternativas
corretas.
a) Em Janeiro
de 2015, a cotação do dólar comercial foi menor que 2,75.
b) O
maior valor para a cotação do dólar comercial foi verificado em 28 de
setembro.
c) A
cotação do dólar comercial em relação ao tempo é crescente, no intervalo todo
apresentado no gráfico.
d) A
diferença entre os valores da cotação do dólar comercial de maio e de março
foi menor que um centavo de real.
e) Em 18
de setembro, o valor da moeda foi menor que 3,629.
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ATIVIDADES PARA A SEMANA DO DIA 13/07 ATÉ 17/07
Atividade
de Matemática - dia 13/07 a 17/07
Orientações:
Usando as aulas do CMSP e o texto abaixo como material de apoio responder e
enviar as questões. Envio das atividades ou esclarecimento de duvidas via
whatsapp ou classrom.(entregar até 22/07)
Áreas.
Áreas de Figuras Planas
As áreas das figuras
planas medem o tamanho da superfície da figura. Desse
modo, podemos pensar que quanto maior a superfície da figura, maior será sua
área.
Geometria
Plana .
A Geometria plana é a área da matemática que estuda as figuras
planas. Ou seja, aquelas que possuem comprimento e largura, sendo figuras
bidimensionais (duas dimensões).
Principais
Figuras Planas
Calculo da área das Principais Figuras Planas
Cada umas das principais figuras planas tem uma formula especifica
para realização do calculo da sua área como podemos ver em seguida.
Entretanto, para a maioria das figuras geométricas não existe fórmula.
Para essas é preciso realizar uma decomposição,
isto é, cortar a figura a fim de obter outras que possuam fórmulas de área bem
definidas. Depois disso, ao calcular a área de cada figura e somar seus
resultados, obtém-se, então, a área da figura inicial.
Para calcular a área do pentágono a seguir, por exemplo, basta
dividi-lo em duas figuras: o quadrilátero EFGI e
o triângulo GIH.
Em seguida, deve-se calcular as áreas de ambos separadamente e depois somar
os resultados.
Atenção!
Vale lembrar que a área e o perímetro são dois conceitos
utilizados na geometria plana, no entanto, apresentam diferenças.
·
Área: tamanho da superfície da figura. O valor da área será dado
sempre em cm², m² ou km².
·
Perímetro: soma de todos os lados da figura. O valor do perímetro será
dado sempre em cm, m ou km.
Vale lembrar
também que no caso dos círculos a medida do diâmetro e o dobro do raio.
Exercícios.
1)
Um Pedreiro pretende colocar pisos em uma sala de formato
retangular, sabendo que a sala possui 7,5m de comprimento e 5m de largura
quantos m² de piso serão necessários?
2)
João deseja comprar uma terreno para construir sua casa nova,
pesquisando ele encontrou 2 terrenos de diferentes formatos, porem com mesmo
preço. Qual desses terrenos João teria uma área maior para construir sua nova
casa?
3) Qual a área da figura a seguir:
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Atividade
de Matemática - dia 06/07 a 10/07
Orientações: Usando
as aulas do CMSP e o texto abaixo como material de apoio responder e enviar
as questões. Envio das atividades ou esclarecimento de duvidas via whatsapp
ou classrom.(entregar até 15/07)
Razão
e proporção.
Na matemática, a razão estabelece uma comparação entre duas
grandezas, sendo o coeficiente entre dois números.
Já a proporção é
determinada pela igualdade
entre duas razões, ou ainda, quando duas razões possuem o
mesmo resultado.
Note que a razão está relacionada com a
operação da divisão. Vale lembrar que duas grandezas são proporcionais quando
formam uma proporção.
Ainda que não tenhamos consciência disso,
utilizamos cotidianamente os conceitos de razão e proporção. Para preparar
uma receita, por exemplo, utilizamos certas medidas proporcionais entre os
ingredientes.
Atenção!
Para você encontrar a razão entre duas
grandezas, as unidades de medida terão de ser as mesmas.
Assim, quando temos três valores
conhecidos, podemos descobrir o quarto, também chamado de “quarta
proporcional”.
Na proporção, os elementos são denominados
de termos. A primeira fração é formada pelos primeiros termos (A/B), enquanto
a segunda são os segundos termos (C/D).
Proporcionalidade
direta
Duas grandezas são diretamente
proporcionais quando a variação de uma implica na variação da outra na mesma
proporção, ou seja, duplicando uma delas, a outra também duplica; reduzindo
pela metade, a outra também reduz na mesma quantidade... e assim por diante.
Exemplo de proporcionalidade direta
Uma impressora, por exemplo, tem a
capacidade de imprimir 10 páginas por minuto. Se dobrarmos o tempo, dobramos
a quantidade de páginas impressas. Da mesma forma, se pararmos a impressora
na metade de um minuto, teremos a metade do número de impressões esperadas.
Proporcionalidade
inversa
Duas grandezas são inversamente
proporcionais quando o aumento de uma implica na redução da outra, ou seja,
dobrando uma grandeza, a correspondente reduz pela metade; triplicando uma
grandeza, a outra reduz para terça parte... e assim por diante.
Exemplo de proporção inversa
Quando se aumenta a velocidade, o tempo
para concluir um percurso é menor. Da mesma forma, ao diminuir a velocidade
mais tempo será necessário para fazer o mesmo trajeto.
2. Se 12 e 9 são diretamente proporcionais a x e
54, determine o valor de x.
a) 72
b) 36
c) 9
d) 54
e) 6
3. A respeito de grandezas proporcionais, assinale a
seguir a alternativa que for correta.
a) A quantidade de mercadorias produzidas em uma fábrica e
o número de funcionários, trabalhando em condições ideais nela, são grandezas
inversamente proporcionais.
b) A distância percorrida por um táxi e o valor final da
corrida são grandezas diretamente proporcionais.
c) A velocidade de um automóvel e o tempo gasto no
percurso são grandezas diretamente proporcionais.
4. Uma fábrica mantém jornadas de trabalho de 6 horas para
seus funcionários e, com essa jornada, a produção mensal é de 160 mil
produtos. Quantas horas diárias serão necessárias para elevar a produção para
240 mil produtos?
a) 2 horas
b) 4 horas
c) 5 horas
d) 9 horas
e) 12 horas
5. Um funcionário ganha R$12,00 por hora trabalhada, ele
trabalha 6 horas por dia e recebe R$1440,00 por mês. Se sua jornada diária de
trabalho aumentar para 8 horas qual será seu novo salário?
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ATIVIDADES PARA A SEMANA DO DIA 29/06 ATÉ 03/07
Atividade de
Matemática
Orientações:Tendo como apoio o caderno do aluno, o texto da
atividade anterior, o texto abaixo e as vídeo aula do CMSP responda os
exercícios.
Dúvidas e envio das resposta via
whatsapp ou classrom.
Fluxograma
Um fluxograma
é um diagrama que tem como finalidade representar processos ou fluxos de materiais
e operações (diagramação lógica, ou de fluxo). O fluxograma também pode ser
usado por programadores para elaboração de algoritmos (programação
estruturada), porém, neste caso ele possui algumas representações próprias.
O fluxograma sempre possui um início, um sentido de
leitura, ou fluxo, e um fim. Alguns símbolos básicos são usados na construção
de qualquer fluxograma porém eles podem variar. Veja abaixo algumas
definições básicas:
* Geralmente, usa-se um círculo alongado para indicar o
início e o fim do fluxo;
* A seta é usada para indicar o sentido do fluxo;
* No retângulo são inseridas as ações;
*O losango representa questões / alternativas;
+ O losango sempre terá duas saídas;
* As linhas ou setas nunca devem cruzar umas sobre as
outras;
* O texto deve ser sempre claro e sucinto;
* Recomenda-se iniciar as ações sempre com um verbo no
infinitivo (fazer, dizer...);
O importante é estabelecer o fluxograma de forma que
ele fique o mais claro possível, ou seja, que fique fácil identificar as
ações que devem ser executadas, ou dependendo do tipo de fluxograma, as
alternativas do processo.
Exercícios
1)Observando a
seguinte sequência (3,6,12..).Qual a lei de formação (padrão) dela?Quais são
seu 4º e 5º termos? Desenhe um fluxograma para representá-la.
2) Observando a
seguinte sequência (5,9,13,17..).Qual a lei de formação (padrão) dela?Quais
são seu 5º e 6º termos? Desenhe um fluxograma para representá-la.
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ATIVIDADES PARA A SEMANA DO DIA 22/06 ATÉ 26/06
Atividade de
Matemática
Orientações:Tendo como
apoio o caderno do aluno, o texto da atividade anterior e as vídeo aula do
CMSP responda os exercícios.
Sequências numéricas
Em matemática uma sequência e um conjunto
numérico que possui uma ordem especifica.
Uma sequência é dita recursiva ou
recorrente quando determinado termo depende de seu antecessor para seu
calculado.
Exemplos:
(1,5,9,13,17..) cada
termo da sequência e o seu antecessor +4, logo ela e recursiva.
(1,3,5,7...) cada termo
da sequência e o antecessor +2.
Uma sequência é dita não recursiva ou
não recorrente quando determinado termo não precisa necessariamente do
antecessor para ser calculado.
Exemplo:
(3,6,9,12,15..) a regularidade da sequência
e dada por 3n onde n e a posição do termo desejado, logo por exemplo o 15º
termo dessa sequência seria 15.3=45.(note que nesse caso eu até posso
calcular o termo usando anterior mas também posso calcular sem saber o
anterior, por isso a sequência e caracterizada como não recursiva).
Exercícios.
1)Crie uma sequência recursiva de 6 termos
e diga qual e sua lei de formação.
2)Crie uma sequência não recursiva de 5
termos.
3)Entre as sequências abaixo quais são
recursivas e quais não são, qual a regularidade de cada sequência.
a)( 3,9,27,81) b)(1,3,5,7) c)(2,6,18,54) d)(4,8,12,16,20)
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