terça-feira, 15 de dezembro de 2020

EDUCAÇÃO FÍSICA

ATIVIDADES DA SEMANA DE 14/12 ATÉ 18/12

ATIVIDADES

ORIENTAÇÕES BÁSICAS:
1- O aluno deverá ler o texto para responder as questões abaixo no caderno de Educação Física.

2- Deverá copiar as questões.

3- Deverá responder as questões com base na leitura do texto

4- Deverá encaminhar a atividade respondida pelo whatsapp 014997007715 ou CLASSROOM.

5- Em caso de dúvida, deverá entrar em contato pelo whatsapp das 9h00 ás 18h00 de segunda a sexta.

ALUNOS QUE DEVEM FAZER.

 

8C- 14 ISABELA COIMBRA

E TODOS QUE QUISEREM MELHORAR AS NOTAS

 

8D- 8 EMILY VITÓRIA
        21- KAUÊ

E TODOS QUE QUISEREM MELHORAR AS NOTAS

 

 

LER O TEXTO ABAIXO, COPIAR AS QUESTÕES E RESPONDER.

RECUPERAÇÃO EDUCAÇÃO FÍSICA
4º BIMESTRE
PROFESSOR: EVERTON JR

MODALIDADES ESPORTIVAS INDIVIDUAIS:

O que são esportes individuais?

Os esportes individuais são práticas em que o/a atleta não conta com a colaboração de companheiros/as para o bom desempenho durante a partida ou as provas da modalidade esportiva. Desse modo, o resultado e/ou o desempenho obtido na modalidade depende das habilidades técnicas, táticas e estratégicas, bem como do preparo físico do/da atleta para as atividades envolvidas.

Além disso, é importante considerar que esses esportes podem ser classificadas como esportes individuais com e sem interação. A primeira categoria se refere aos esportes de marca, esporte técnico-combinatórios e esportes de precisão. Por outro lado, a segunda categoria alude a esportes de combate, esportes de taco e campo, esportes com rede divisória ou parede de rebote e esportes de invasão.

Quais suas características?

É válido destacar também que, embora alguns esportes apresentem dinâmica em grupo, a exemplo do beisebol e da capoeira, eles ainda se caracterizam pelo enfrentamento individual do adversário, consistindo, portanto, em uma prática de caráter individual. Desse modo, tendo em vista os elementos apontados acima, é possível destacar, como principais características dos esportes individuais, comuns a todas as categorias:

·         Individualidade tática;

·         Habilidade motora/técnica;

·         Aptidão física;

·         Atitude.

Essas são as principais características que se sobressaem em esportes individuais, em termos gerais, estendendo-se a todas as categorias envolvidas.

 

 

 

Algumas modalidades esportivas individuais:

Atletismo, Tênis de Mesa, Tênis de Campo, Bocha, Tiro com Arco, Ginástica Rítmica, Judô, Caratê.

 

QUESTÕES:

1- O QUE SÃO MODALIDADES ESPORTIVAS INDIVIDUAIS?

2- QUAIS SÃO AS CARACTERÍSTICAS DAS MODALIDADES ESPORTIVAS INDIVIDUAIS?

3- CITE PELO MENOS 5 MODALIDADES ESPORTIVAS INDIVIDUAIS:

DATA DE ENTREGA 18/12/2020 PELO WHATSAPP OU CLASSROOM

 

ATIVIDADES DA SEMANA DE 07/12 ATÉ 11/12

ATIVIDADES

ORIENTAÇÕES BÁSICAS:
1- O aluno deverá ler o texto para responder as questões abaixo no caderno de Educação Física.

2- Deverá copiar as questões.

3- Deverá responder as questões com base na leitura do texto

4- Deverá encaminhar a atividade respondida pelo whatsapp 014997007715 ou CLASSROOM.

5- Em caso de dúvida, deverá entrar em contato pelo whatsapp das 9h00 ás 18h00 de segunda a sexta.

CAROS ALUNOS, VOCÊS DEVERÃO LER O TEXTO E RESPONDER AS QUESTÕES ABAIXO, ESSA RECUPERAÇÃO É DESTINADA A TODOS OS ALUNOS, ESPECIALMENTE AQUELES QUE NÃO REALIZARAM AS ATIVIDADES PROPOSTAS NO 4º BIMESTRE, VOCÊS PODEM FAZER NO CADERNO OU NO PRÓPRIO ARQUIVO E ME ENVIAR NO WHATSAPP 014997007715.

RECUPERAÇÃO EDUCAÇÃO FÍSICA
4º BIMESTRE
PROFESSOR: EVERTON JR

MODALIDADES ESPORTIVAS INDIVIDUAIS:

O que são esportes individuais?

Os esportes individuais são práticas em que o/a atleta não conta com a colaboração de companheiros/as para o bom desempenho durante a partida ou as provas da modalidade esportiva. Desse modo, o resultado e/ou o desempenho obtido na modalidade depende das habilidades técnicas, táticas e estratégicas, bem como do preparo físico do/da atleta para as atividades envolvidas.

Além disso, é importante considerar que esses esportes podem ser classificadas como esportes individuais com e sem interação. A primeira categoria se refere aos esportes de marca, esporte técnico-combinatórios e esportes de precisão. Por outro lado, a segunda categoria alude a esportes de combate, esportes de taco e campo, esportes com rede divisória ou parede de rebote e esportes de invasão.

Quais suas características?

É válido destacar também que, embora alguns esportes apresentem dinâmica em grupo, a exemplo do beisebol e da capoeira, eles ainda se caracterizam pelo enfrentamento individual do adversário, consistindo, portanto, em uma prática de caráter individual. Desse modo, tendo em vista os elementos apontados acima, é possível destacar, como principais características dos esportes individuais, comuns a todas as categorias:

·         Individualidade tática;

·         Habilidade motora/técnica;

·         Aptidão física;

·         Atitude.

Essas são as principais características que se sobressaem em esportes individuais, em termos gerais, estendendo-se a todas as categorias envolvidas.

 

 

 

Algumas modalidades esportivas individuais:

Atletismo, Tênis de Mesa, Tênis de Campo, Bocha, Tiro com Arco, Ginástica Rítmica, Judô, Caratê.

 

QUESTÕES:

1- O QUE SÃO MODALIDADES ESPORTIVAS INDIVIDUAIS?

2- QUAIS SÃO AS CARACTERÍSTICAS DAS MODALIDADES ESPORTIVAS INDIVIDUAIS?

3- CITE PELO MENOS 5 MODALIDADES ESPORTIVAS INDIVIDUAIS:

DATA DE ENTREGA 14/12/2020 PELO WHATSAPP OU CLASSROOM

ATIVIDADES DA SEMANA DE 30/11 ATÉ 04/12

ATIVIDADES

ORIENTAÇÕES BÁSICAS:
1- O aluno deverá ler o texto para responder as questões abaixo no caderno de Educação Física.

2- Deverá copiar as questões.

3- Deverá responder as questões com base na leitura do texto

4- Deverá encaminhar a atividade respondida pelo whatsapp 014997007715 ou CLASSROOM.

5- Em caso de dúvida, deverá entrar em contato pelo whatsapp das 9h00 ás 18h00 de segunda a sexta.

 

O TCHOUKBALL:

História do Tchoukball

A história do Tchoukball começou mais ou menos no ano 1970, quando um médico suíço que tratava de desportista chamado Dr. Hermann Brandt começou a observar que a maioria das lesões que lhe apareciam de desportistas era porque os desportos tinham movimentos que faziam mal ao corpo humano e também em muitos casos havia violência entre os jogadores devido ao contato.
Foi nesse momento que ele decidiu criar o Tchoukball como uma alternativa saudável aos outros esportes, promovendo a paz e o espírito de ajuda entre os jogadores, fazendo que este esporte seja bastante lúdico e recreativo.
Apesar disso, existem equipas deste esporte e até um Campeonato do Mundo, tanto masculino como feminino, onde quem costuma sempre dominar a competição são os chineses.




Quadra de Tchoukball

As medidas de uma quadra de Tchoukball podem variar bastante, sendo que as medidas mais utilizadas são de 27 metros de comprimento por 16 metros de largura.
Como dissemos, estas medidas podem ser diferentes, especialmente em diferentes variações como no Tchoukball de Praia. Este esporte pode ser jogado num pavilhão, num gramado, na praia.
Em cada uma das extremidades deve ser colocado um quadro (espécie de trampolim invertido, ver na imagem abaixo), tendo este uma inclinação de 55º graus.
E à frente desse quadro deve existir uma área composta por um semi-circulo com um raio de 3 metros (chamada de zona proibida) que marca o limite de onde os jogadores podem pisar, tanto no ataque como na defesa.




Bola
Em competições, o tamanho e peso da bola variam entre géneros e idades dos jogadores, variando entre 54cm a 60cm de circunferência e com um peso de 325 gramas a 475 gramas.

Jogo de Tchoukball
O jogo de Tchoukball tem como objetivo marcar mais pontos que o adversário, fazendo um arremesso para o quadro e depois da bola rebater nele, cair no chão sem que seja apanhada pela equipa adversária.
Cada equipa deve ter no máximo 12 jogadores, sendo que apenas 7 estão em campo a jogar. O jogo é composto por 3 partes de 15 minutos com intervalos no meio.
A distribuição dos jogadores costuma ser de 2 alas direitos e 2 alas esquerdos (estes normalmente são os que tentam finalizar em cada um dos quadros), dois Pivô do quadro que ficam cada um á frente de um quadro e o Pivô Central que distribui o jogo e fica no meio da quadra.
A equipa que esta a atacar tem direito a fazer 3 passes até que decida tentar finalizar e enquanto essa equipa estiver no ataque a fazer passes a outra não pode tentar interceptar ou envolver-se de alguma maneira na jogada, podendo apenas se posicionar para receber a bola que vem do quadro.




 

Regras Básicas do Tchoukball

Este jogo não tem muitas regras e as maiorias são simples, por isso vamos vos mostrar agora algumas das regras básicas do Tchoukball.

O jogador/equipa que esta a tentar finalizar dá ponto á equipa adversária quando:

·         Ele errar o quadro no momento do arremesso;

·         Ele faz a bola cair fora do terreno de jogo após a finalização;

·         Ele finaliza e a bola no seu retorno do quadro de remissão, rebate sobre ele mesmo;

·         Ele ao finalizar erradamente faz com que a bola caia dentro da zona proibida (área), antes ou depois do arremesso.

E é considerado falta nas seguintes situações:

·         Ele desloca-se driblando com a bola no chão ou no ar;

·         Ele efetua mais de 03 (três), passes com a posse bola;

·         Ele joga com os membros inferiores, isto é, abaixo do nível da cintura;

·         Ele faz o quarto passe em favor de sua equipe;

·         Ele entra em contato com o solo fora do limites do terreno de jogo ou da zona proibida (área), de posse da bola;

·         Ele deixa a bola cair no ato de um passe ou recepção;

·         Ele intercepta voluntariamente ( ou não), um passe da outra equipe;

·         Ele pega a bola depois da finalização de um companheiro de equipe;

·         Ele obstruí o deslocamento do adversário ou a livre trajetória da bola quando esta está sobre a posse do adversário.

DE ACORDO COM O TEXTO ACIMA RESPONDA AS QUESTÕES:

1- Escreva em 5 linhas um pouco da história do Tchoukball:

2- Por que o Tchoukball é considerado o esporte da paz?

3- O tchoukball é semelhante a qual esporte que você conhece?

 

Essa atividade corresponde a semana de trabalho de 30/11/2020 A 04/12/2020.

 

DATA DE ENTREGA 07/12/2020

 

REFERÊNCIAS BIBLIOGRAFICAS:

http://www.tchoukball.esp.br/page.php?tipo=11
https://sportsregras.com/tchoukball-historia--regras/

 

VIDEO PARA MELHOR ENTENDIMENTO:
https://www.youtube.com/watch?v=0DOqu1gXPhY

ATIVIDADES DA SEMANA DE 20/11 ATÉ 27/11

ATIVIDADES


ORIENTAÇÕES BÁSICAS:
1- O aluno deverá ler o texto para responder as questões abaixo no caderno de Educação Física.

2- Deverá copiar as questões.

3- Deverá responder as questões com base na leitura do texto

4- Deverá encaminhar a atividade respondida pelo whatsapp 014997007715 ou CLASSROOM.

5- Em caso de dúvida, deverá entrar em contato pelo whatsapp das 9h00 ás 18h00 de segunda a sexta.

 

ESPORTE DE PRECISÃO: TIRO COM ARCO:

A modalidade esportiva de Tiro com Arco surgiu no século XVI e XVII. O primeiro indício de um torneio deste esporte se deu em 1673, em Yorkshire. Em 1900 o Tiro com Arco foi inserido nos Jogos Olímpicos, mas até 1972 o esporte não teve a devida notoriedade. Neste mesmo ano a Federação Internacional de Tiro com Arco (FITA) exigiu a adoção de regras na modalidade, o que favoreceu a divulgação e fortaleceu o esporte. Na antiguidade o Tiro com Arco era utilizado como ferramenta de caça. Com o advento das armas de fogo, a atividade deixou de ser tão popular.



Foto: Dinoman / Shutterstock.com

Os equipamentos utilizados para a prática de Tiro com Arco, podem ser: Arco Recurvo e Arco Composto e Flecha e Alvo. Arco Recurvo é permitido nos Jogos Olímpicos, composto por punho, corda e lâminas, além de estabilizador e mira. O funcionamento deste tipo de arco é simples, as lâminas acumulam energia para utilizar como força propulsora no momento de atirar a flecha. O Arco Composto somente foi desenvolvido no ano de 1970, com o objetivo de ser mais veloz e leve, sem a necessidade de muito esforço. Com este, o arqueiro não precisa produzir muita tensão no arco. Os dois modelos são feitos com materiais como madeira, composto de carbono e fabricadas a mão. A parte da corda é fabricada de um material denominado kevlar, de alta resistência. A mesma deve ser esticada com os três dedos do cetro, até o queixo, sem muita força, para que a mesma desenvolva a força sob a flecha.

A Flecha é uma haste rígida com ponta fina e material perfurante. Na outra extremidade possui um material estabilizador, também chamado de penas. As penas são alocadas em forma de U, conhecidas como nock, o qual prende a flecha na corda. Podem ser produzidas em madeira, fibra de carbono ou alumínio, com pontas de aço e nock de material plástico, as penas geralmente são naturais (Ganso) ou sintéticas.

O Alvo é desenvolvido de materiais sintéticos (Tyvek) ou papel. O formato é redondo composto por um grande diagrama com círculos na graduação de 10 a 6 (partindo do centro), nas cores amarelo (indicando 10 e 9 pontos), vermelho (indicando 8 e 7 pontos) e azul (indicando 6 pontos). Na modalidade do torneio outdoor, o alvo é composto por anéis de 5 a 1, na cor azul (5 pontos), preto (4 e 3 pontos) e branco ( 2 e 1 pontos).  O Arqueiro que acertar a flecha no centro, especificamente no número 10, com a indicação do sinal de + é o vencedor. As distâncias do Alvo são de acordo com cada competição. Em competições internacionais, os atletas devem atirar de distâncias a partir de 90, 70, 50 e 30 metros (Homens) e 70, 60, 50 e 30 metros (Mulheres). Desde os jogos de 1984, o Tiro com Arco é uma modalidade tradicional da Coréia do Sul, neste ano conquistou 16 medalhas de ouro.

QUESTÕES:

1-    Escreva em 5 linhas um pouco da história do tiro com arco?

2-    Quais equipamentos utilizados para sua prática?

3-    Como é o alvo e sua pontuação?

Essa atividade corresponde a semana de trabalho de 23/11/2020 a 27/11/2020

 

DATA DE ENTREGA 30/11/2020

 

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS:
https://www.infoescola.com/esportes/tiro-com-arco/

 

VÍDEOS PARA MELHOR ENTENDIMENTO:

https://www.youtube.com/watch?v=qxOE9_1kidw

 ATIVIDADES DA SEMANA DE 16/11 ATÉ 20/11

PREZADO ALUNO, 

APLICAÇÃO  DA AVALIAÇÃO  PROCESSUAL,  TERÁ  INICIO , EM 13/11 ATÉ  23/11/2020,SERÁ  ON LINE.
INFORMAMOS DA OBRIGATORIEDADE DA REALIZAÇÃO  DA REFERIDA AVALIAÇÃO, PARA EFEITO DE  MÉDIA  FINAL DO ANO LETIVO DE 2020.
💢A AVALIAÇÃO  CONSTITUE DE 26 QUESTÕES  DE PORTUGUÊS  E 26 DE MATEMÁTICA 
💢SIGA  AS INSTRUÇÕES  PASSO A PASSO PARA ACESSAR A AVALIAÇÃO:
💢ENTRAR NA SED-SECRETARIA ESCOLAR DIGITAL 
https://sed.educacao.sp.gov.br/
PREENCHA OS DADOS DE LOGIN E SENHA 
LOGIN: (NÚMERO  RA)
SENHA: DATA DE NASCIMENTO ( Se não mudou)
NO MENU, SELECIONE AS  OPÇOES:
💢  PEDAGÓGICO 
💢PLATAFORMA  CAED
CLIQUE EM CADERNO 
DE ATIVIDADES  DE PORTUGUÊS  E MATEMÁTICA 
CLIQUE EM INICIAR,LEIA COM ATENÇÃO AS QUESTÕES,  ESCOLHA A RESPOSTA CORRETA, CLIQUE EM PRÓXIMO 
CHEGANDO NA ÚLTIMA QUESTÃO,  CLIQUE EM FINALIZAR. APÓS FINALIZAR NÃO  PODERÁ  RETORNAR  A PROVA.
APÓS  O INÍCIO  DA AVALIAÇÃO   O ALUNO PODERÁ  FINALIZAR EM ATÉ  48 HORAS CORRIDAS.
O ALUNO QUE NÃO  DISPOR DE RECURSOS  TECNOLÓGICOS,  PODERÁ  FAZER  A AVALIAÇÃO  NA ESCOLA,  NO HORÁRIO  DAS 8:00 ÀS 20: 00 HORAS  , COM OS COORDENADORES BENILTON  OU EDUARDO  SEGUINDO O PROTOCOLO DE SEGURANÇA CONTRA O COVID 
FONE ESCOLA: 3425-3044
3425-2107

OU PODERÁ  REALIZAR A AVALIAÇÃO  PELO APLICATIVO  CAED:
ABRIR O PLAY STORE GOOGLE
PESQUISAR  APLICATIVO:
💢CADERNOS DE ATIVIDADES DE SÃO  PAULO( CAED-UFJF)
CLIQUE  EM ENTRAR
DIGITAR RA E SENHA
APARECERÁ  AS OPÇÕES  DE AVALIAÇÃO  PORTUGUÊS  E MATEMÁTICA 
LEIA COM ATENÇÃO , MARCANDO  UMA RESPOSTA
O TEMPO SERÁ  DE 48 HORAS  , PARA RESPONDER ÀS  QUESTÕES,  APÓS  TER  INICIADO O TESTE.
FINALIZAR
APÓS  FINALIZAR NÃO  PODERÁ  RETORNAR A PROVA.
CASO VOCÊ  TENHA QUALQUER DÚVIDA,  PEÇA  AJUDA AO SEU PROFESSOR 

💢💢💢💢💢💢💢💢


ALUNOS: NÃO DEIXE PARA ÚLTIMA  HORA , REALIZE O QUANTO ANTES A AVALIAÇÃO   ...
FAÇA  COM ATENÇÃO,  BOA PROVA

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-Assista ao vídeo para esclarecer suas dúvidas:

https://www.youtube.com/watch?v=j389erhv-QY

https://www.youtube.com/watch?v=oB6uaAx4Tek

ATIVIDADES DA SEMANA DE 09/11 ATÉ 13/11

ATIVIDADES

ORIENTAÇÕES BÁSICAS:
1- O aluno deverá ler o texto para responder as questões abaixo no caderno de Educação Física.

2- Deverá copiar as questões.

3- Deverá responder as questões com base na leitura do texto

4- Deverá encaminhar a atividade respondida pelo whatsapp 014997007715 ou CLASSROOM.

5- Em caso de dúvida, deverá entrar em contato pelo whatsapp das 9h00 ás 18h00 de segunda a sexta.

 

 

ESPORTE: FLAGBOL

 

Conceito

Nascido a partir de uma variação mais suave do futebol americano, o Flagbol, tem por objetivo avançar territorialmente em direção a zona de pontuação do campo adversário, buscando concretizar o touchdown.(pontuação máxima) “.

Origem: Estados Unidos da América

Cada jogador utiliza 2 fitas, em cada lado da cintura, presas a um cinto. A equipe de defesa deve impedir o avanço da equipe adversária removendo pelo menos uma fita do atacante em posse da bola ou interceptando um lançamento.

O contato físico voluntário é considerado falta.

As modalidades de Flagbol mais praticadas em diversos países são:

  

SEM CONTATO FÍSICO

COM BLOQUEIOS

Masculino

4X4 – 5X5

7X7 – 8X8 – 9X9

Feminino

4X4 – 5X5 – 7X7

  

Misto

4X4

  

Em nosso país a modalidade 5×5 é a mais praticada em função de propiciar variações de estratégias de jogo e dimensões de campo de fácil adaptação (exemplo: quadra poliesportiva ).

História

Flagbol começou a desenvolver-se como modalidade esportiva no início dos anos 40, em bases militares americanas de forma recreativa para os soldados.

Durante os anos 50, já haviam ligas recreativas em várias regiões dos EUA, sendo que em 1960 surgiu a primeira liga nacional americana na cidade de St. Luis.

Posteriormente o esporte consolidou-se em vários paises através de programas, torneios e criação de ligas nacionais. No fim dos anos 90, foi fundada a Federação Internacional de Flag Football (IFFF), que organiza como principal competição internacional, a Copa do Mundo de Flag Football, Sua primeira edição foi realizada em 2000 na cidade de Cancun – México.

No Brasil, os primeiros passos no ano de 1999 foram em escolas do ensino fundamental da cidade de São Paulo coordenados pelos professores de educação física Cláudio Telesca e Paulo Arcuri.

Com o aumento de praticantes e formação das primeiras equipes, foram fundadas em 2000 a Associação Brasileira de Futebol Americano & Flag (ABRAFA & FLAG) e em 2005 a Associação Paulista de Futebol Americano.

Em 2001 o Brasil participou pela 1ª vez da Copa do Mundo de Flagbol (World Cup – Flag Football) realizada em Cocoa Beach EUA, obtendo a 10ª colocação.

Principais regras

Flagbol, tem por objetivo avançar territorialmente em direção a zona de pontuação do campo adversário, buscando concretizar o touchdown.(pontuação máxima) “. Cada jogador utiliza 2 fitas, em cada lado da cintura, presas a um cinto. A equipe de defesa deve impedir o avanço da equipe adversária removendo pelo menos uma fita do atacante em posse da bola ou interceptando um lançamento. O contato físico voluntário é considerado falta.

 

DE ACORDO COM O TEXTO ACIMA RESPONDA AS QUESTÕES:

1- De acordo com o texto, qual o conceito e origem do FlagBol?
2- Escreva em 5 linhas um pouco sobre a história desse esporte:
3- Quais as principais regras do FlagBol?
4- O FlagBol se parece com qual esporte que você conhece?

 

Essa atividade corresponde a semana de trabalho de 09/11/2020 A 13/11/2020.

 

REFERÊNCIAS BIBLIOGRAFICAS:

https://www.portalsaofrancisco.com.br/esportes/flagbol

 

VÍDEO PARA MELHOR ENTENDIMENTO:
https://www.youtube.com/watch?v=1wYgyWZteWU

 

 

 

 ATIVIDADES DA SEMANA DE 03/11 ATÉ 06/11

ATIVIDADES


ORIENTAÇÕES BÁSICAS:
1- O aluno deverá ler e utilizar o texto da semana passada para responder as questões abaixo no caderno de Educação Física.

2- Deverá copiar as questões.

3- Deverá responder as questões com base na leitura do texto

4- Deverá encaminhar a atividade respondida pelo whatsapp 014997007715 ou CLASSROOM.

5- Em caso de dúvida, deverá entrar em contato pelo whatsapp das 9h00 ás 18h00 de segunda a sexta.

 

HANDEBOL:

Um esporte onde o maior espetáculo é a grande quantidade de gols em uma só partida. O Handebol é um jogo rápido com características de outros esportes como o basquete, onde joga-se com as mãos, porém ao invés de fazer cestas, os jogadores concretizam os lances em gols, aspecto semelhante ao futebol.




Os relatos de sua origem são diversos. Um dos primeiros aconteceu na Grécia Antiga no qual uma bola com aproximadamente o tamanho de uma maça era utilizada. Outro esporte parecido foi desenvolvido pelos romanos. Em seguida foram os franceses durante o século XVI. Quando chegou no ano de 1848, um jogo chamado Haaddbold surgiu pelo criador Holger Nielsen no Instituto de Ortup na Dinamarca, entretanto no mesmo período há indícios entre os tchecos, irlandeses e uruguaios. Com os elementos atuais, a modalidade foi formatada na Alemanha. Hirschmann, um alemão secretário da Federação Internacional de Futebol, escolheu o campo para a prática da modalidade, em 1912.

A modalidade foi uma adequação do Torball, feita pelo professor Berline Max Heiser, entre os anos 1915 e 1918. Começou a propagar pelos países da Áustria e Suíça com o também professor Karl Schelenz, que rebatizou o esporte de Handball em 1919. Mas ainda assim, o time era composto com 11 jogadores, tal qual no futebol. Um ano mais tarde tornou-se uma modalidade esportiva. No ano de 1925, os austríacos estreitaram a disputa entre países vencendo os alemães.

Os jogos de handebol começaram a ser praticados em ambientes fechados com os suecos, por volta de 1924. Com temperaturas muito baixas, viram-se obrigados a realizar essa modificação, além de diminuir o número de jogadores para sete em cada equipe.

Entrou para os Jogos Olímpicos de Berlim 1936, contando com a participação de seis países. Dois anos depois, ainda na Alemanha, o primeiro campeonato mundial ocorreu sendo oito jogadores na categoria campo e quatro no ginásio. Mais tarde, criaram a Federação Internacional de Handebol, que organizou os primeiros torneios mundiais de salão, em 1954 entre os homens e 1957 das mulheres. Esquecendo de vez a prática de campo a partir do mundial de 1966. A Olimpíada contou com atletas brasileiros apenas em 1992, na cidade de Barcelona.

QUESTÕES:

1- Escreva em 8 linhas um pouco da história do handebol:
2- Quando os jogos de handebol começaram a ser praticados?
3- Quando o handebol entrou para os jogos olímpicos?

                                

Essa atividade corresponde a semana de trabalho de 03/11/2020 A 06/11/2020.

 

REFERÊNCIAS BIBLIOGRAFICAS:
https://www.infoescola.com/esportes/handebol/

 

VIDEO PARA MELHOR ENTENDIMENTO

https://www.youtube.com/watch?v=yyXO3CRf_Sg

ATIVIDADES DA SEMANA DE 26/10 ATÉ 30/10

ATIVIDADES


ORIENTAÇÕES BÁSICAS:
1- O aluno deverá ler o texto para responder as questões abaixo no caderno de Educação Física.

2- Deverá copiar as questões.

3- Deverá responder as questões com base na leitura do texto

4- Deverá encaminhar a atividade respondida pelo whatsapp 014997007715 ou CLASSROOM.

5- Em caso de dúvida, deverá entrar em contato pelo whatsapp das 9h00 ás 18h00 de segunda a sexta.




ESPORTE DE PRECISÃO: BOLICHE:

boliche é um esporte praticado com uma bola pesada e tem como objetivo lançando a bola por uma pista, derrubar 10 pinos do lado oposto da pista dispostos em formação triangular.

Uma partida tem geralmente 10 jogadas com 2 lances cada. Quando um jogador faz strike (derrubar todos os 10 pinos em 1 lance) por 10 vezes consecutivas, têm direito á mais 2 lances, sendo assim o máximo possível de 300 pontos, que é obtido com os 12 strike.

 

A história do boliche é indefinida, sendo que há várias possibilidades. Uma delas é que um arqueólogo teria encontrado, na tumba de uma criança egípcia, um jogo similar ao boliche, que tinha pinos e bolas primitivas.

Também foi encontrada por um grupo de arqueólogos, em 2007 uma tumba nunca vista igual. Nessa tumba havia uma espécie de salão de jogos semelhante ao do boliche. O achado foi identificado como da dinastia de Ptolomeu, que durou de 332 a.C. à 30 d.C.

No séc. XII surgiu o boliche na grama, porém o esporte ficou tão popular que a prática foi proibida pelo rei Eduardo que temeu que o arco fosse menos praticado e assim enfraquece as defesas do reino.

No séc. XIX nos Estados Unidos, o boliche se modificou. Nessa época foi acrescentado um pino no boliche, ficando assim com os 10 pinos que são usados atualmente. Na Europa, em alguns locais, ainda se usa 9 pinos nas partidas de boliche.

Em 1926 países como a Dinamarca, Finlândia, Alemanha, Holanda, Noruega e EUA formaram a Associação Internacional de Boliche, e estabeleceram como regra as seguintes medidas:

Pista: tem o comprimento de 18m e largura de 3m.

Bola: tem de ser de material não metálico e circunferência de 68cm ou mais.

Pino: feito de material resistente e coberto de plástico. O peso deve variar entre 1531g à 1645g.

Alguns jogadores de boliche podem dizer que jogam “por instinto”, porém, normalmente os jogadores utilizam algum sistema, como:

Pin Bowler ou Head Pin Bowler – eficiente para aqueles que jogam a bola reta, não reativa, e que usam bolas de velocidade. Miram os pinos em algum momento do saque.

Spot Bowling – nunca olha para os pinos. Mira em algum ponto da pista e tem como objetivo passar a bola por cima desse ponto.

Line Bowling – olha para os pinos e visualiza um ponto da pista por onde a bola deve passar. É a união dos sistemas anteriores.

O boliche é um esporte de estratégia e técnica. Para se tornar um profissional, são necessários treino e experiência.
QUESTÕES:

1-     De acordo com o texto explique o que é o boliche?

2-     Como é uma partida de boliche?

3-     Como é a pista, a bola e os pinos utilizados nesse esporte?

Essa atividade corresponde a semana de trabalho de 26/10/2020 a 30/10/2020

 

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS:
https://www.infoescola.com/esportes/boliche/

 

VÍDEOS PARA MELHOR ENTENDIMENTO:

https://www.youtube.com/watch?v=A5VS41TctAM

https://www.youtube.com/watch?v=sEXiAdE7qvc

 

ATIVIDADES DA SEMANA DE 19/10 ATÉ 23/10


ATIVIDADES


ORIENTAÇÕES BÁSICAS:
1- O aluno deverá ler o texto para responder as questões abaixo no caderno de Educação Física.

2- Deverá copiar as questões.

3- Deverá responder as questões com base na leitura do texto

4- Deverá encaminhar a atividade respondida pelo whatsapp 014997007715 ou CLASSROOM.

5- Em caso de dúvida, deverá entrar em contato pelo whatsapp das 9h00 ás 18h00 de segunda a sexta.

 

VIVER COM DISPOSIÇÃO!!!

 

Você já se perguntou como tem sido sua disposição durante o dia? Na maioria das vezes, fazemos escolhas pensando na praticidade e abdicamos de atitudes saudáveis. Uma vida saudável está relacionada aos hábitos alimentares, atividades e exercícios físicos, lazer, bem como ao período de repouso. É preciso levar em conta todos os aspectos envolvidos na formação de hábitos e atitudes do dia-a-dia para se tornar uma pessoa saudável. Você sabe a diferença entre atividade física e exercício físico?

 

Qual a diferença entre atividade física e exercício físico?

Atividade física é qualquer movimento corporal, produzido pelo músculo esquelético que   resulte em um pequeno aumento calórico acima do repouso, por exemplo, podemos classificar como uma atividade física uma pequena caminhada até o ponto de ônibus ou até a padaria, aquela caminhada que fazemos para nos deslocar de um local para outro.

 

Já o exercício físico é um tipo de atividade que consiste em movimentos corporais programados, estruturados e sistematicamente repetitivos que têm como objetivo melhorar o condicionamento físico.









Podemos considerar como exercício físico, a dança, a natação ou até uma caminhada diária com intensidade moderada. O exercício físico pode ser utilizado como uma ferramenta não medicamentosa e muito eficiente contra as doenças crônicas metabólicas resultantes de um estilo de vida sedentário e, entre seus benefícios, destacam-se redução da gordura corporal, melhoria no sistema cardiovascular, aumento da sensibilidade à insulina, redução do LDL e aumento do HDL.

 

Não existe uma quantidade suficiente para o exercício físico, mas sim uma recomendação   mínima para se manter a qualidade de vida, pois a relação causa-efeito sugere que pouca atividade é melhor do que nenhuma e, mais atividade, até certo ponto é melhor que pouca, ou seja, quanto mais ativo o indivíduo, acredita-se que mais saudável ele seja. No entanto, as recomendações do Colégio Americano de Medicina do Esporte (ACSM) sugerem que, para um adulto de 18 a 65 anos de idade manter-se saudável, é necessário realizar, no mínimo, 30 minutos por dia, cinco vezes na semana de atividade aeróbica de intensidade moderada.












Um fato interessante é que esses 30 minutos podem ser feitos de maneira fracionada durante o dia, em sessões de 10 minutos cada, pois seu acúmulo, quando totaliza 30 minutos, proporciona os mesmos benefícios que uma única sessão de 30 minutos e, sendo assim, essa atividade aeróbica moderada poderá ser feita em 10 minutos pela manhã, 10, ao meio dia e, 10 à noite, por exemplo. Deve ser feita, também, no mínimo, em dois dias na semana, uma atividade que melhore a força muscular, mas, como falei anteriormente, quem deseja melhorar sua aptidão física, reduzir os riscos de doenças crônicas e prevenir o ganho de peso, deve exceder essas recomendações que são mínimas.

 

DE ACORDO COM O TEXTO ACIMA RESPONDA AS QUESÕES ABAIXO:

 

1- Qual o conceito de atividade física? Cite pelo menos 3 exemplos

2- Qual o conceito de exercício físico? Cite pelo menos 3 exemplos

3- Qual a recomendação do Colégio americano de medicina do esporte (ACSM) para a prática de exercícios físicos diários? Você segue essa recomendação? Justifique:

                                

Essa atividade corresponde a semana de trabalho de 19/10/2020 A 23/10/2020.

 

REFERÊNCIAS BIBLIOGRAFICAS:
https://www.educacaofisica.com.br/ciencia-e-exercicio/atividade-fisica-e-exercicio-fisico/
https://efape.educacao.sp.gov.br/curriculopaulista/wp-content/uploads/sites/7/downloads/1a%20se%CC%81rie%203o%20BIM.pdf

 

VIDEO PARA AUXILIAR NAS RESPOSTAS:

https://www.youtube.com/watch?v=d2-f55G2REw


ATIVIDADES DA SEMANA DE 13/10 ATÉ 16/10

ATIVIDADES

 

ORIENTAÇÕES BÁSICAS:
1- O aluno deverá ler o texto para responder as questões abaixo no caderno de Educação Física.

2- Deverá copiar as questões.

3- Deverá responder as questões com base na leitura do texto

4- Deverá encaminhar a atividade respondida pelo whatsapp 014997007715 ou CLASSROOM.

5- Em caso de dúvida, deverá entrar em contato pelo whatsapp das 9h00 ás 18h00 de segunda a sexta.

 

Olá alunos, estamos iniciando essa semana as atividades do 4º e último bimestre, não deixem acumular as atividades, façam semanalmente:

 

 


GINÁSTICA DE CONDICIONAMENTO FÍSICO

Realizar atividades físicas, especialmente os exercícios incorporados na ginástica de condicionamento físico, é de extrema importância para um organismo saudável e maior qualidade de vida.
A palavra “condicionamento” – pode se referir a vários tipos diferentes de exercício. O condicionamento corporal refere-se a exercícios que aumentam sua força, velocidade, resistência ou qualquer outro atributo físico.
Exercícios da ginástica de condicionamento físico, quando realizados com frequência e de maneira adequada, podem reduzir a gordura, aumentar o tônus ​​muscular e preparar o corpo para os rigores do esporte.




 

Princípios básicos da ginástica de condicionamento físico

Praticamente todos os exercícios que você faz em casa, na escola ou na academia são uma forma de condicionamento físico, mas você deve projetar exercícios equilibrados para tirar o máximo proveito de sua rotina. Para isso é importante entender os princípios por trás de cada tipo de atividade.

Condicionamento Aeróbico.

Quando você sai para um mergulho matinal, para correr ou fazer sua rotina de 30 minutos no elíptico, você está colocando seu corpo através de condicionamento físico aeróbico.
O objetivo principal do condicionamento aeróbico é usar grupos musculares maiores por longos períodos, aumentando sua resistência no processo. O exercício aeróbico pode reduzir o peso, aumentar a resistência, fortalecer o coração e manter as artérias limpas.

Condicionamento anaeróbico.

exercício anaeróbico, que às vezes é chamado de condicionamento físico metabólico, envolve exercícios curtos e intensos que usam músculos de contração rápida. A ginástica de condicionamento físico metabólico abrange exercícios como burpees, pular corda, e movimentos de agachamento.
De acordo com algumas pesquisas, quatro minutos de treinamento intervalado equivalem a trinta minutos na esteira, quando se compara a capacidade de aumentar a resistência cardiovascular, e ainda tem o benefício adicional de aumentar a resistência muscular.

Construindo Músculo e Força

Além do condicionamento aeróbico e metabólico, você também pode condicionar a força dos seus músculos fazendo exercícios de resistência com pesos ou apenas como o peso corporal.
Levantar pesos ou realizar flexões e outros exercícios do tipo, resulta em certo trauma aos músculos, o que faz com que eles se reconstruam mais fortes do que antes.
O treinamento de força é uma forma de condicionamento físico anaeróbico, mas os exercícios típicos de força não envolvem intervalos rápidos e intensos como os realizados no treinamento metabólico.



Condicionamento Cardiorrespiratório

Quando você se exercita regularmente, a necessidade de energia em seu corpo aumenta. Para que o corpo consiga produzir energia suficiente, o oxigênio precisa estar disponível em sua corrente sanguínea em abundância.
Para transportar esse oxigênio, o coração bate mais rápido e como acontece com qualquer músculo, quanto mais o coração funciona, mais forte ele se torna, fazendo com que o bombeamento do sangue seja processo mais fácil e demande menos esforço do organismo.
Exercícios de condicionamento também ajudam a fortalecer seus pulmões. Para suprir a corrente sanguínea com o oxigênio necessário para gerar energia, os pulmões devem inalar e exalar oxigênio suficiente para sustentá-lo durante o exercício.
Isso aumenta sua frequência respiratória e ajuda a aumentar a quantidade de tempo que você consegue se exercitar sem perder o fôlego.
Não importa em que tipo de exercício você está pensando, sempre avalie suas metas pessoais de condicionamento físico, seu nível de condicionamento atual e quaisquer limitações ou lesões físicas que possam prejudicá-lo durante essas rotinas.
Uma abordagem para o treinamento é variar o tipo de condicionamento que você faz no dia a dia, alternando entre 
exercícios aeróbicos e anaeróbicos para completar sua rotina e obter o melhor dos dois mundos.
A ginástica de condicionamento físico deve sempre ser realizada com o auxílio de profissional capacitado e preparado.


Questões:

1- Quais são os tipos de condicionamento físico citados no texto?
2- Qual a importância de praticar ginásticas de condicionamento físico?
3- Quais benefícios podem ter ao aumentar nosso condicionamento AERÓBICO?
4- Quais benefícios podem ter ao aumentar nosso condicionamento ANAERÓBICO?

Essa atividade corresponde a semana de trabalho de 12/10/2020 a 16/10/2020

 

 

ATIVIDADES PARA A SEMANA DE 28/09 ATÉ 02/10


ATIVIDADES
ORIENTAÇÕES BÁSICAS:
1- O aluno deverá ler o texto para responder as questões abaixo no caderno de Educação Física.
2- Deverá copiar as questões.
3- Deverá responder as questões com base na leitura do texto
4- Deverá encaminhar a atividade respondida pelo whatsapp 014997007715 ou CLASSROOM.
5- Em caso de dúvida, deverá entrar em contato pelo whatsapp das 9h00 ás 18h00 de segunda a sexta.


O SAMBA DE RODA:

O samba de roda é um ramo rítmico do samba, sua forma primordial. Ele provém da Bahia, e possivelmente foi criado no século XIX. É reconhecido justamente pela disposição dos sambistas em círculo; eles movem seu corpo de tal maneira, que todos os praticantes de capoeira aí posicionados acabam irresistivelmente aderindo à sonoridade deste ritmo.

O samba de roda teve início por volta de 1860 e é uma forma de preservação da cultura dos negros africanos escravizados no Brasil.

Acompanhado por atabaques, ganzá, reco-reco, viola e violão, o solista entoa cantigas, seguido em coro pelo grupo a dançar. Ligado ao culto de orixás e caboclos, à capoeira e às comidas à base de dendê, o samba de roda mantém as características da cultura dos negros africanos escravizados. A influência portuguesa, além da língua falada e cantada, fica por conta da introdução da viola e do pandeiro.

Tradição milenar no Recôncavo Baiano, a manifestação concorre, inclusive, ao título de Obra-Prima do Patrimônio Oral e Imaterial da Humanidade.

Presente no trabalho de renomados compositores baianos - Dorival Caymmi, João Gilberto, Caetano Veloso -, esse misto de música, dança, poesia e festa se revelam de duas formas características: o samba chula e o samba corrido. A chula, uma forma de poesia, é declamada pelo solista, enquanto o grupo escuta atento, só se rendendo aos encantos da dança após o término do pronunciamento, quando um participante por vez adentra o meio da roda ao som da batucada regida por palmas. Já no corrido, o samba toma conta da roda ao mesmo tempo em que dois solistas e o coral se alternam no canto.

Também conhecida como Umbigada – porque cada participante, ao sair da roda, convida um novo para a dança dando-lhe uma “umbigada” -, a manifestação típica do Recôncavo tem destaque nas cidades de Cipó, Candeias e Cachoeira durante os festejos juninos e da Boa Morte. Em São Félix, Muritiba, Conceição do Almeida e Santo Amaro, o samba de roda é destaque na festa de Nossa Senhora da Purificação. São Francisco do Conde, Feira de Santana, Itacaré e, novamente, Conceição do Almeida celebram o samba de raiz na festa de Dois de Julho.

QUESTÕES:

1- De acordo com o texto o que é SAMBA DE RODA?
2- Qual a origem do SAMBA DE RODA?
3- Esse misto de música, dança, poesia e festa se revelam de duas formas características. Quais são elas?
4- Por que o samba de roda é também conhecido como “Umbigada”?
5- Quais são os instrumentos musicais utilizados no samba de roda?

Essa atividade corresponde a semana de trabalho de 14/09/2020 A 18/09/2020.

REFERÊNCIAS BIBLIOGRAFICAS:


VIDEO PARA MELHOR ENTENDIMENTO:
https://www.youtube.com/watch?v=ZTMHpQdDJ98
ATIVIDADES PARA A SEMANA DE 21/09 ATÉ 25/09
ATIVIDADES
ORIENTAÇÕES BÁSICAS:
1- O aluno deverá ler o texto para responder as questões abaixo no caderno de Educação Física.
2- Deverá copiar as questões.
3- Deverá responder as questões com base na leitura do texto
4- Deverá encaminhar a atividade respondida pelo whatsapp 014997007715 ou CLASSROOM.
5- Em caso de dúvida, deverá entrar em contato pelo whatsapp das 9h00 ás 18h00 de segunda a sexta.


O SAMBA:

samba é uma dança e um gênero musical brasileiro considerado um dos elementos mais representativos da cultura popular do Brasil.
Este ritmo é fruto da miscigenação entre a música africana e europeia nos campos e na cidade.
Devido a sua grande presença em todo território nacional, o samba assume formas diferenciadas em cada região, mas sempre mantendo a alegria e sua cadência envolvente.

Origem do Samba

O samba foi criado no Brasil e sua origem são os batuques trazidos pelos negros escravizados, misturados aos ritmos europeus, como a polca, a valsa, a mazurca, o minueto, entre outros.
Inicialmente, as festas de danças dos negros escravos na Bahia eram chamadas de "samba". Os estudiosos apontam o Recôncavo Baiano como o berço do samba, especialmente o costume de dançar, cantar e tocar instrumentos em roda.

Batuque, J.M, Rugendas, retratando pessoas escravizadas cantando e dançando em roda
Após a abolição da escravidão, em 1888, e da instituição da República, em 1889, muitos negros se dirigiram à então capital da República, o Rio de Janeiro, em busca de trabalho.
Porém, qualquer manifestação cultural africana era vista com desconfiança e criminalizada, como a capoeira e o candomblé. Com o samba não foi diferente.
Assim, os negros começam a fazer suas festas nas casas das "tias" ou "vovós", verdadeiras matriarcas afro-descendentes que acolhiam os batuques. No Rio de Janeiro, o mais célebre desses lugares era a casa de Tia Ciata, mãe de santo carioca.
Da mesma forma, compositores de origem erudita como Chiquinha Gonzaga e Ernesto Nazareth, utilizam os ritmos africanos em suas composições. Ainda não era o samba tal como conhecemos hoje e, por isso, o chamavam de choro, valsa-choro e até mesmo tango. Outro que seguiria o mesmo caminho seria o compositor Heitor Villa-Lobos.
Em 1917 foi gravado no Brasil aquele que é considerado o primeiro samba com o título "Pelo Telefone", com letra de Mauro de Almeida e Donga.
O samba foi entrando nos salões da elite e pouco a pouco foi se associando ao Carnaval, que até aquele momento, tinha as marchinhas como trilha sonora.
O advento do rádio e o talento de intérpretes como Carmem Miranda, Aracy de Almeida e Francisco Alves, fizeram o samba cada vez mais popular em todo Brasil.
O poeta e compositor Vinícius de Moraes resumiu a gênese do samba em seus versos magistrais de "Samba da bênção" (com música de Baden Powell, 1967):
Porque o samba nasceu lá na Bahia
E se hoje ele é branco na poesia
Se hoje ele é branco na poesia
Ele é negro demais no coração

Origem da palavra samba

Há controvérsias sobre a origem da palavra "samba", mas provavelmente advém do termo africano "semba" que significa "umbigada".
Cumpre dizer que "umbigada" era uma dança executada pelos negros escravizados durante seus momentos de folga.

Samba no Brasil

O samba está presente em todas as regiões brasileiras e, em cada uma delas, são incorporados novos elementos ao ritmo, sem contudo, perder sua cadência característica. Os mais conhecidos são:
·         Samba da Bahia
·         Samba Carioca (Rio de Janeiro)
·         Samba Paulista (São Paulo)
Assim, dependendo do estado modificam-se os ritmos, as letras, o estilo de dançar e até mesmo os instrumentos que acompanham a melodia.
O samba da Bahia foi influenciado pelos batuques e canções indígenas, enquanto no do Rio, sente-se a presença do maxixe. Em São Paulo, as festas das colheitas de café nas fazendas seria a origem da influência da relevância dos sons mais graves da percussão no samba paulista.
QUESTÕES:

1- De acordo com o texto o que é o samba?
2- Qual a origem do samba?
3- Qual a origem da palavra samba?
4- Quais são os 3 tipos de samba mais conhecidos no Brasil?

Essa atividade corresponde a semana de trabalho de 08/09/2020 A 11/09/2020.

REFERÊNCIAS BIBLIOGRAFICAS:

VIDEO PARA MELHOR ENTENDIMENTO:
https://www.youtube.com/watch?v=kWEhKsOgdEE


 ATIVIDADES PARA A SEMANA DO DIA 31/08 ATÉ  04/09

ATIVIDADES


ORIENTAÇÕES BÁSICAS:
1- O aluno deverá ler o texto para responder as questões abaixo no caderno de Educação Física.
2- Deverá copiar as questões.
3- Deverá responder as questões com base na leitura do texto
4- Deverá encaminhar a atividade respondida pelo whatsapp 014997007715 ou CLASSROOM.
5- Em caso de dúvida, deverá entrar em contato pelo whatsapp das 9h00 ás 18h00 de segunda a sexta.


DANÇAS DE SALÃO:
A dança é uma das manifestações artísticas mais antigas da humanidade. Teve origem nos gestos e movimentos naturais do corpo humano para expressar emoções e sentimentos, a partir da necessidade de comunicação entre os homens.

Inicialmente, a dança integrava rituais dedicados aos deuses, objetivando pedir auxílio para a realização de boas caçadas e pescarias, para que as colheitas fossem abundantes, para que fizesse sol ou chovesse. A dança fazia parte, também, de manifestações de júbilo e congraçamento pela vitória sobre inimigos e por outros eventos felizes. Com o passar do tempo, cada povo desenvolveu suas próprias formas e estilos de dançar, caracterizando suas diferentes culturas, da mesma forma que a música, o vestuário, a alimentação, e etc., marcam o jeito de ser próprio de cada sociedade.

Dependendo de seus objetivos, surgiram diversos tipos de dança: a guerreira, a teatral, a ritual ou religiosa, a popular ou folclórica (geralmente dançada em festas populares, em grupos e ao ar livre), o balé clássico e a dança moderna (artísticos e mais voltados para espetáculos), a dança social ou de salão, a dança esportiva, o balé no gelo ou patinação artística e outros tipos. A dança esportiva e a patinação artística são modalidades de caráter competitivo e estão em processo de inclusão entre os e esportes olímpicos.

A dança social ou dança de salão é praticada por casais, em reuniões sociais e surgiu na Europa, na época do Renascimento. Pelo menos desde os séculos XV e XVI, tornou-se uma forma de lazer muito apreciada, tanto nos salões dos palácios da nobreza, como entre o povo em geral. É chamada de social por ser praticada por pessoas comuns, em festas de confraternização, propiciando o estreitamento de relações sociais de amizade, de romance, de parentesco e outras. De salão, porque requer salas amplas para os dançarinos fazerem livremente suas evoluções e porque foi através da sua prática nos salões das cortes reais europeias que este tipo de dança foi valorizado e levado para as colônias da América, Ásia e África, sendo divulgado pelo mundo todo e transformando-se num divertimento muito popular entre diversos povos.

A dança de salão chegou ao Brasil trazida pelos colonizadores portugueses, ainda no século XVI, e mais tarde, pelos imigrantes de outros países da Europa que para cá vieram. Num país como o Brasil, com tão fortes e diferentes influências culturais, não tardaram a se mesclar contribuições dos povos indígenas e africanos, num processo de inovação e modificação de algumas das danças europeias importadas, bem como de surgimento de novas danças, bem brasileiras. O Rio de Janeiro, na medida em que foi capital do Brasil desde o período colonial até 1960, sempre foi o polo irradiador de cultura, modismos e inovações em geral para o resto do país.

Em 1808, a corte portuguesa transferiu-se para cá e trouxe consigo muitos dos gostos e hábitos sociais europeus daquela época, inclusive as danças que estavam na moda e o costume dos bailes frequentes. Durante todo o século passado, qualquer evento era motivo para um baile: aniversários, noivados, casamentos, formaturas, datas cívicas, visitas de parentes e amigos, etc. Professores de dança europeus, especialmente os franceses, eram contratados para manter os membros da nobreza brasileira em dia com as danças que estavam na moda nas mais importantes capitais europeias.

Após a proclamação da república, o gosto pelos bailes continuou forte, entre os cariocas, tornando-se cada vez mais populares e frequentes, a ponto do consagrado poeta Olavo Bilac comentar, num artigo de 1906, para a revista Kosmos: "...no Rio de Janeiro, a dança é mais do que um costume e um divertimento; é uma paixão, uma mania, uma febre. Nós somos um povo que vive dançando".

Na passagem do século XIX para o XX, as danças da moda eram a valsa, a polca, a contradança, a mazurca, o xote e a quadrilha. Sim, a quadrilha que, naquela época, era uma dança refinada, apropriada aos salões aristocráticos. O próprio Imperador D. Pedro II foi um grande apreciador das quadrilhas, dançando todas que eram tocadas nos bailes a que comparecia. Só mais tarde, muito modificada, esta dança virou a quadrilha caipira das festas juninas, como a conhecemos hoje.

Até a década de 1960, os bailes eram um dos eventos sociais mais importantes e populares para os cariocas de todas as idades e camadas sociais. Nos bailes, as pessoas se divertiam, faziam negócios e novos amigos, muitos namoros começavam, enquanto outros casais faziam as pazes, depois de brigas e desentendimentos. Muitas vezes, até problemas de ordem política e econômica, que afetavam o país, eram discutidos em bailes diplomáticos e outros, aos quais compareciam dirigentes da nação. O aparecimento e o período áureo das discotecas - em que os casais passaram a dançar sem se tocar, de uma forma mais livre e solta e até sem necessidade de parceiro(a) - levaram a dança de salão a cair num semiesquecimento, pelo menos nas grandes cidades, por um período de vinte anos, mais ou menos. Foi a vez das luzes e ritmos das discotecas assumirem um papel de destaque na vida social, substituindo os bailes tradicionais, onde os casais dançavam juntinhos.

A dança de salão não desapareceu, mas passou a ser vista como uma manifestação fora de moda, praticada por pessoas mais velhas e conservadoras ou por membros de camadas sociais menos favorecidas, no interior do país e nas periferias das grandes metrópoles. Desde meados dos anos '80, porém, a dança de pares enlaçados vem retornando com toda a força, retomando o lugar de destaque que sempre ocupou na vida social urbana. Multiplicam-se seus adeptos e os lugares para dançar a dois, num movimento forte e abrangente, que parece ter vindo para ficar.

Os professores de dança de hoje se organizam em academias e escolas, onde também são realizados bailes para seus alunos poderem praticar. Essas academias estão formando um número cada vez maior de dançarinos. Há concursos e espetáculos, que incentivam os dançarinos a se aprimorarem e que estimulam a profissionalização de muitos deles. Desta maneira, estão surgindo cada vez mais profissionais da dança de salão, vários deles formando companhias de dança para mostrar sua beleza e divulgá-la através de espetáculos cada vez mais sofisticados tecnicamente.

O sucesso internacional da lambada, nos anos '80, facilitou o caminho de redescoberta da dança a dois pelos mais jovens, nascidos e criados ao som dos ritmos de discoteca. E voltando a cair no gosto do público jovem, a dança de salão vem passando pelo processo de renovação e expansão a que todos nós estamos testemunhando, no momento. Os ritmos dançados nos bailes cariocas, atualmente, são: o samba e o chorinho, bem cariocas; o bolero (e outros ritmos relativamente lentos, que podem ser dançados como o bolero); ritmos mais rápidos, como o rock e outros, que são dançados de uma forma genericamente chamada de "soltinho"; a salsa e o merengue; assim como, em bailes especiais, para seus apreciadores, a lambada e o zouk, bem como o tango, a milonga e a valsa (dançada à maneira dos argentinos).

A dança de salão é uma das mais tradicionais e fortes características culturais brasileiras. É uma expressão alegre e espontânea de seu povo, com seus ritmos e formas de dançar próprios, que despertam a atenção e a admiração dos turistas estrangeiros. Seu potencial cultural, educativo e turístico é enorme e, mais uma vez demonstrando sua vocação de metrópole formadora de opinião para o resto do país, o atual jeito carioca de dançar vem sendo rapidamente divulgado entre os outros estados brasileiros, o que não quer dizer que os outros estados não tenham, também, seus ritmos preferidos e suas formas próprias de dançar. A riqueza e a diversidade da dança de salão em território brasileiro é grande e é isto que a torna tão atraente para nós mesmos e para os estrangeiros: o brasileiro é um dançarino nato, extremamente criativo e musical.

No entanto, a história e as muitas facetas e características deste lazer popular ainda são pouco estudadas e conhecidas, entre nós. Assim sendo, o intuito deste artigo é contribuir para o conhecimento e a divulgação deste patrimônio cultural do povo brasileiro, especialmente entre aqueles mais interessados no assunto, isto é, os próprios dançarinos e profissionais da dança de salão
.

Danças Brasileiras de Salão:

Lambada
Samba de Gafieira
Forró
Soltinho
Maxixe
Gaúchas: vaneira, vaneirão, xote, milonga, valsa, dentre outras.


Danças Latinas:

Cumbia
Tango Argentino
Milonga
Bolero
Cha-cha-chá
Salsa
Bachata

Danças em outros Países:

Polca
Valsa
Flamenco
Lindy Hop
Charleston
Zouk


QUESTÕES:

1- De acordo com o texto o que são danças de salão?
2- De acordo com o texto faça um breve resumo de 7 linhas da história da dança de salão:
3- Quais são as danças brasileiras de salão?

Essa atividade corresponde à semana de trabalho de 14/09/2020 a 18/09/2020



VÍDEO PARA MELHOR ENTENDIMENTO:


ATIVIDADES PARA A SEMANA DO DIA 08/09  ATÉ  11/09
ATIVIDADES


ORIENTAÇÕES BÁSICAS:
1- O aluno deverá ler o texto para responder as questões abaixo no caderno de Educação Física.
2- Deverá copiar as questões.
3- Deverá responder as questões com base na leitura do texto
4- Deverá encaminhar a atividade respondida pelo whatsapp 014997007715 ou CLASSROOM.
5- Em caso de dúvida, deverá entrar em contato pelo whatsapp das 9h00 ás 18h00 de segunda a sexta.

MASSAGEM TERAPEUTICA OU MASSOTERAPIA:
A massagem terapêutica (ou massoterapia) consiste principalmente na manipulação manual de tecidos moles do corpo, membros e articulações.
As manobras têm o objetivo de estimular o relaxamento, melhorar a circulação sanguínea, reduzir os níveis de estresse e até mesmo beneficiar a saúde mental e prevenir doenças.
Vale destacar que não se trata simplesmente de uma massagem relaxante. A massoterapia possui técnicas e modalidades específicas, visando atingir benefícios com relação à saúde física e ao bem-estar.
Seu uso é bastante abrangente, visto que pode fazer parte da rotina de idosos, atletas, pessoas com artrite e artrose, pessoas portadoras de patologias oncológicas, etc. Sendo utilizada, em cada caso, com um objetivo específico.

Quais os benefícios das massagens terapêuticas?

Existem diversas técnicas de massoterapia. Entretanto, de forma geral todas possuem benefícios em comum. Como exemplo, podemos citar:
·         Redução de tensões musculares;
·         Aumento da sensação de bem-estar físico;
·         Melhor circulação sanguínea;
·         Maior qualidade do sono;
·         Prevenção de algumas doenças;
·         Alívio do estresse e ansiedade.
De modo geral, a massagem terapêutica traz diversos benefícios especialmente para alguns grupos:

Atletas

Os atletas são grandes adeptos da massagem terapêutica. Geralmente seu uso ocorre antes e depois de treinos, proporcionando a redução das tensões musculares.
Além disso, é predominante a prática da massagem associada à fisioterapia, com o objetivo de auxiliar na recuperação de lesões, torções ou desconfortos musculares. Dessa forma, a massoterapia é realizada em associação à medicina esportiva.

Pacientes oncológicos

Na atualidade já existem estudos que apontam a possibilidade da massagem terapêutica auxiliar na saúde mental, sobretudo de pessoas em situações complexas, como em tratamentos oncológicos. 
O procedimento pode ser feito inclusive em hospitais ou em domicílio, dependendo do quadro de cada paciente.
Assim, através do relaxamento, maior qualidade do sono e aumento da sensação de bem-estar físico e emocional, a massoterapia pode ser uma aliada aos tratamentos.

Idosos

Os idosos podem ser muito beneficiados pela massoterapia. Isso pois é comum que sofram de dores crônicas (lombar, enxaqueca, coluna, etc.) ou até mesmo possuam patologias como artrite, artrose ou outro tipo de reumatismo.
Além disso, muitos idosos também sofrem com problemas relacionados à saúde mental, como a depressão.
Assim, a massagem terapêutica pode contribuir com uma melhor circulação sanguínea, maior sensação de bem-estar e relaxamento, redução da tensão muscular e alívio da ansiedade

Tipos de massagens terapêuticas e para que servem

São muitos os tipos existentes de massagens com funcionalidades terapêuticas. Elas originam-se a partir de diferentes culturas e regiões. Consequentemente, variam também com relação às suas técnicas e objetivos.
Agora, vamos conhecer alguns tipos e sua aplicabilidade:

Shiatsu

Talvez esta seja a massagem mais conhecida de nossa lista. O Shiatsu é praticado por pessoas do mundo todo e auxilia, principalmente, no combate a tensões musculares. Além disso, também é benéfico para a circulação, postura e reequilíbrio do fluxo energético.
A técnica deve ser aplicada por profissionais capacitados(as) e consiste na combinação do uso dos polegares, da palma das mãos e do cotovelo, realizando pressão nas áreas com maior tensão. 
Também é comum o uso de óleos essenciais nas sessões, trazendo os benefícios da aromaterapia – uma prática integrativa bastante antiga.
Apesar de seus benefícios, o Shiatsu é contraindicado para mulheres grávidas, pessoas com doenças degenerativas e também para portadores(as) de determinados tipos de câncer. Em caso de dúvidas, o ideal é sempre buscar especialistas.

Ayurvédica ou Ayurveda

Ayurvédica ou, também, Ayurveda é um tipo de massagem indiana, proveniente da medicina ancestral, existente há mais de 7 mil anos. 
Parte essencial da técnica consiste no uso de óleos vegetais medicamentosos, tendo como principal base o óleo de gergelim. Além disso, também são realizados alongamentos – com o objetivo de aliviar dores.

A realização da Ayurvédica contribui, ainda, com as trocas celulares, a fim de remover toxinas do corpo. Outros benefícios são a regulação da pressão arterial e melhoria na circulação linfática.
Como em qualquer procedimento, também há algumas contraindicações para a massagem Ayurvédica. Ela não é recomendada às gestantes, lactantes, pessoas soropositivas, pessoas com tumores malignos e em casos de inflamações ou infecções de pele.

Tailandesa

massagem tailandesa, ou thai, é bastante conhecida e peculiar. Isso pois não é realizada em uma maca, como tradicionalmente são feitos os procedimentos. Nesse caso, a massagem é realizada no chão, de forma que o(a) cliente é colocado em diversas posições de yoga durante a sessão.
Ao contrário do Shiatsu e da Ayurveda, nessa prática não são utilizados óleos. Mas é essencial o uso de roupas confortáveis, devido aos movimentos realizados.
Dessa forma, o foco está no alongamento e nas manobras corporais, objetivando maior flexibilidade e alívio de tensões musculares.
Entretanto, a maioria dos(as) profissionais afirma que se trata de uma massagem muito mais energética do que física. Assim, são realizados movimentos para a liberação de energia, proporcionando sensação de relaxamento imediato.
Considerando a grande carga de movimentos físicos, a massagem tailandesa não é recomendada a pessoas cardíacas sem liberação médica, ou em casos de osteoporose e infecções graves.

Pedras quentes

Esta é uma técnica bastante famosa e desejada. Muitas pessoas sonham em realizar, devido ao intenso relaxamento provocado pelo uso das pedras quentes, combinado com óleos essenciais.
Nesse procedimento, inicialmente é realizada uma massagem corporal com o uso de óleos e, em seguida, são utilizadas pedras de basalto quentes, espalhadas pelo corpo todo (inclusive cabeça e rosto).

Os benefícios são quase que totalmente voltados ao bem-estar, proporcionando alívio do estresse e tensões. Mas a massagem com pedras quentes também melhora a circulação sanguínea e a drenagem linfática.
A técnica é contraindicada para gestantes, portadores(as) de doença oncológica e em pessoas com doenças de pele, asma aguda ou ferimentos. 


QUESTÕES:

1- Qual o objetivo da massagem terapêutica?
2- Quais os benefícios para pessoas que praticam a massagem terapêutica?
3- Quais são os tipos de massagem terapêutica?
4- Por que pessoas idosas podem se beneficiar com essa prática?

Essa atividade corresponde à semana de trabalho de 08/09/2020 a 11/09/2020

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS:
 https://minutosaudavel.com.br/massagem-terapeutica/  

VÍDEO PARA MELHOR ENTENDIMENTO:


 ATIVIDADES PARA A SEMANA DO DIA 30/08 ATÉ  04/09
ATIVIDADES


ORIENTAÇÕES BÁSICAS:
1- O aluno deverá ler o texto para responder as questões abaixo no caderno de Educação Física.
2- Deverá copiar as questões.
3- Deverá responder as questões com base na leitura do texto
4- Deverá encaminhar a atividade respondida pelo whatsapp 014997007715 ou CLASSROOM.
5- Em caso de dúvida, deverá entrar em contato pelo whatsapp das 9h00 ás 18h00 de segunda a sexta.

GINÁSTICA HOLÍSTICA:
Você já ouviu falar sobre a ginástica holística? No Brasil, esse método, que trabalha a educação postural e a consciência corporal, são aplicados exclusivamente pelo Instituto Patrícia Lacombe e pode agregar incontáveis benefícios para a vida.

O que é ginástica holística?

A ginástica holística é um método criado pela médica e fisioterapeuta alemã Dra. Lily Ehrenfried, no século XX. Aplicando técnicas que permitem orientar, prevenir e tratar diferentes patologias, além de melhorar a postura e o rendimento do corpo, a ginástica holística é aplicada no Brasil pelo Instituto Patrícia Lacombe.
No método, nenhum aparelho é utilizado — o corpo é a ferramenta principal, com a qual são feitos mais de 800 movimentos. Assim, é possível produzir benefícios que abrangem desde a respiração, maior equilíbrio e até o alívio da dor.

Quais são os principais benefícios?

Na sequência, você confere quais são os 3 principais benefícios da ginástica holística elencados pelos profissionais do Instituto Patrícia Lacombe.

1. Alívio de dores no corpo
Os movimentos aplicados na ginástica holística fazem com que você entenda melhor o funcionamento do seu aparelho motor e da sua musculatura.

Assim, é possível reeducar o seu corpo para o alinhamento e execução de atividades cotidianas corretamente, o que impacta diretamente nas dores e inflamações.
O autoconhecimento proporcionado pela ginástica holística vai muito além do alívio de sintomas, pois age na causa do problema, fazendo com que os praticantes corrijam a origem da dor e a eliminar por completo.

 

2. Melhor consciência corporal
Definida como a capacidade de identificar o posicionamento do corpo, a consciência corporal possibilita que hábitos incorretos e sobrecargas desnecessárias da rotina deixem de ser praticados.

Por exemplo, ao aprender a dirigir, é preciso pensar qual será o passo a passo, quando é necessário acelerar, frear e mudar de marcha. Depois, tudo se torna automático.
Com o nosso corpo acontece a mesma coisa: no início, precisamos prestar atenção em como manter a coluna ereta, sentar-se de forma adequada e ficar com os pés alinhados. Mas, com o tempo, deixamos de prestar atenção nesses detalhes.
Ao praticar a ginástica holística, voltamos a perceber os movimentos e as posições de forma natural, o que permite que evitemos desvios prejudiciais à saúde.

3. Realinhamento da postura
O realinhamento da postura é um dos principais benefícios da ginástica holística. Isso acontece porque, na modalidade, os alunos desenvolvem a consciência corporal necessária para perceber sua própria estrutura física e como ela funciona.

Com essa noção, fica muito mais fácil corrigir o corpo e utilizá-lo da forma mais adequada para cada atividade, o que previne fadiga, lesões, desgaste e dor.
Além disso, o melhor alinhamento da postura também permite ter uma noite de sono tranquila e executar as atividades do dia a dia com maior eficiência, o que resulta em ganhos para a saúde mental.

Para quem a ginástica holística é indicada?

Por ser um método muito abrangente, qualquer pessoa pode praticar a ginástica holística e usufruir de seus benefícios, independentemente da sua idade, sexo ou problemas de saúde. Para começar, basta ter vontade de cuidar do próprio corpo e prezar pela saúde em primeiro lugar.
Agora que você já sabe que os principais benefícios da ginástica holística incluem a reeducação postural, maior consciência para executar atividades do cotidiano e alívio de dor, vai ficar difícil resistir, não é mesmo? Pois então, não hesite!

QUESTÕES:

1- O que é ginástica holística?
2- Quais os benefícios para pessoas que praticam a ginástica holística?
3- Pra quem a ginástica holística é indicada?

Essa atividade corresponde à semana de trabalho de 31/08/2020 a 04/09/2020




VÍDEO PARA MELHOR ENTENDIMENTO:




ATIVIDADES PARA A SEMANA DO DIA 17/08 ATÉ  21/08


ATIVIDADES


ORIENTAÇÕES BÁSICAS:
1- O aluno deverá ler o texto para responder as questões abaixo no caderno de Educação Física.
2- Deverá copiar as questões.
3- Deverá responder as questões com base na leitura do texto
4- Deverá encaminhar a atividade respondida pelo whatsapp 014997007715 ou CLASSROOM.
5- Em caso de dúvida, deverá entrar em contato pelo whatsapp das 9h00 ás 18h00 de segunda a sexta.

GINÁSTICA LABORAL

ginástica laboral é uma prática que tem como principal objetivo prevenir patologias relacionadas às atividades laborais (TRABAHO) e incentivar os colaboradores à prática de atividades físicas, enfatizando a importância para a melhora na qualidade de vida e manutenção da saúde. A ginástica laboral geralmente é realizada no posto de trabalho ou em algum espaço especifico dentro da empresa, tendo a duração média de quinze minutos, podendo ser realizada diariamente, três vezes por semana ou conforme a frequência que a empresa disponibiliza.
A ginástica laboral possui algumas classificações, podendo assim focar no objetivo principal conforme a necessidade dos colaboradores. A partir do tempo disponibilizado, podem ser trabalhados especificamente cada um desses objetivos. As classificações da ginástica laboral podem ser feitas pelo horário de realização, como:
  • Preparatória: tem como objetivo preparar o organismo para o trabalho físico, melhora a oxigenação tecidual, aumento de frequência cardíaca, melhora disposição e concentração. Nessa classificação tem a duração média entre 10 e 12 minutos, onde são realizados exercícios de coordenação, equilíbrio, concentração, flexibilidade e resistência muscular. Realizada no início das atividades.
  • Compensatória: realizada durante a jornada de trabalho, buscando o alívio de qualquer tensão muscular decorrente do uso excessivo da estrutura por má postura ou pelo esforço excessivo. Auxilia na remoção de resíduos metabólicos, correção postural e prevenção de fadiga muscular. Trabalha especificamente exercícios de correção de postura, flexibilidade, alongamentos e exercícios respiratórios.
  • Relaxamento: realizada ao final da jornada de trabalho, tem como principal objetivo o alivio de tensões e diminuição do estresse, onde são feitas automassagens, exercícios respiratórios, alongamentos e meditação.
As classificações da ginástica laboral também podem ser feitas através dos objetivos principais dos exercícios, como:
  • Ginástica corretiva/postural: relacionada ao equilíbrio entre as musculaturas agonista e antagonista, envolvendo alongamento e fortalecimento de musculaturas em pouco uso. Tem a duração média de dez minutos, podendo ser realizada todos os dias ou três vezes por semana.
  • Ginástica de compensação: objetiva a prevenção de adaptações e compensações posturais. São realizados exercícios simétricos e alongamentos por até dez minutos.
  • Ginástica terapêutica: objetiva o tratamento de distúrbios, patologias e alterações posturais, conforme as principais queixas. Necessita de um local apropriado e tem a duração média de trinta minutos.
  • Ginástica de manutenção/conservação: programa onde se busca manter os resultados decorrentes de um trabalho de condicionamento físico, após alcançar o equilíbrio muscular e as correções necessárias. Necessita de uma sala especial para o treinamento, utilizando o tempo de folga, com duração média entre quarenta e cinco e noventa minutos.
A prática da ginástica laboral envolve aspectos como a valorização do colaborador, a preocupação da empresa com a saúde dos seus colaboradores, o desenvolvimento do trabalho com qualidade, a prevenção de patologias e oferecer um bom ambiente para trabalhar. A partir desses aspectos, a ginástica laboral acaba se encaixando no que tange à boa qualidade de vida e conservação da boa saúde, demonstrando essa preocupação com os colaboradores, fazendo com que o trabalho não seja uma atividade desgastante e que possa comprometer a funcionalidade do indivíduo.
Com a prática da ginástica laboral, aos poucos os empresários acabam concluindo que a preservação e manutenção da saúde acabam refletindo no rendimento de seus colaboradores, uma vez que os mesmos deixarão de faltar o trabalho por motivos de saúde, fazendo com que a produção seja mantida ou até mesmo aumentada devido à permanência do colaborador em um ambiente de trabalho saudável. Aos poucos, as empresas acabaram mudando suas prioridades, não se restringindo apenas aos aspectos de produção, mas sim em manter a boa qualidade de vida de seus funcionários.


QUESTÕES:

1- O que é ginástica laboral?
2- Quais os benefícios para pessoas que praticam a ginástica laboral?
3- Quais as classificações e objetivos da ginástica laboral?


Essa atividade corresponde a semana de trabalho de 17/08/2020 a 21/08/2020

Bibliografia:
Associação Brasileira de Ergonomia (2004). Definição internacional de ergonomia. Internet: http://www.abergo.org.br . Acesso em 03/2016.
CODO, W. (1998). Providências na organização do trabalho para a prevenção da LER. In W. Codo & M. C. C. G. Almeida (Org.). Lesões por Esforços Repetitivos: Diagnóstico, Tratamento e Prevenção: uma abordagem multidisciplinar. Petrópolis: Vozes.
Ergofisio (2004). Ginástica laboral. Internet: http://www.ergofisio.com.br/ginasticalaboral.htm. Acesso em 02/2016.

VÍDEO PARA MELHOR ENTENDIMENTO:



 ATIVIDADES PARA A SEMANA DO DIA 10/08 ATÉ  17/08
ATIVIDADES


ORIENTAÇÕES BÁSICAS:
1- O aluno deverá ler o texto para responder as questões abaixo no caderno de Educação Física.
2- Deverá copiar as questões.
3- Deverá responder as questões com base na leitura do texto
4- Deverá encaminhar a atividade respondida pelo whatsapp 014997007715 ou CLASSROOM.
5- Em caso de dúvida, deverá entrar em contato pelo whatsapp das 9h00 ás 18h00 de segunda a sexta.


YOGA:
O Yoga é uma prática que tem como objetivo trabalhar o corpo e a mente de forma interligada, com exercícios que auxiliam para o controle do estresse, ansiedade, dores no corpo e na coluna, além de melhorar o equilíbrio e promover a sensação de bem estar e a disposição, podendo ser praticada por homens, mulheres, crianças e idosos. 
Para ter todos os benefícios do Yoga, são necessários pelo menos 3 meses de prática, pois à medida que a pessoa vai praticando a atividade, consegue ter maior consciência corporal e passa a controlar melhor a mente para que ela influencie o corpo e, assim, todo o organismo trabalhe de forma harmônica e equilibrada.
Assim, alguns dos benefícios que o Yoga pode trazer para a saúde, são:

1. Diminui o estresse e ansiedade

A meditação praticada no Yoga faz com que a pessoa se concentre no presente, desocupando a mente de problemas do passado ou futuro, o que proporciona equilíbrio emocional, sensação de paz interior, bem estar e equilíbrio da mente para as situações do dia-a-dia.
Além disto, também ajuda no tratamento da depressão, devido à sensação de relaxamento, com aumento da autoconfiança, otimismo, concentração, diminuição da irritabilidade e melhora das relações interpessoais.

2. Promove condicionamento físico

Os exercícios, técnicas e posturas desta atividade podem melhorar a resistência e fortalecimento dos músculos, de forma mais ou menos intensa, a depender do estilo e modalidade do Yoga praticado. 
Isto ajuda a melhorar o desempenho do corpo para atividades físicas e tarefas diárias, aumenta a massa magra e deixa o corpo em forma, com maior definição e músculos tonificados. 

3. Facilita o emagrecimento

Um dos principais motivos que a prática do Yoga causa perda de peso é devido ao controle da ansiedade e vontade de comer, diminuindo a quantidade de calorias consumidas no dia.
Os exercícios e posições realizados também auxiliam na perda de gordura, mas isto varia de acordo com os estilo praticado, menos nos mais tranquilos, como Iyengar ou Tantra Yoga, ou mais nos dinâmicos, como Ashtanga ou Power Yoga, por exemplo.

4. Alivia dores corporais

Com o Yoga, a pessoa passa a ter maior consciência corporal, o que significa que ela terá maior percepção da postura, da forma como anda, como senta e sinais de tensão muscular. Desta forma, é possível corrigir alterações, como contraturas, para que qualquer alteração seja resolvida e a estrutura muscular fique relaxada, sem causar danos à coluna e articulações do corpo.
Os exercícios de postura e alongamento também ajudam a liberar a tensão e dar flexibilidade aos músculos, aliviando dores causadas por escoliose, hérnia de disco, fibromialgia e contraturas musculares, por exemplo. 

5. Controla a pressão e os batimentos cardíacos

O Yoga proporciona melhora do funcionamento do coração e pulmões, pois regula o sistema nervoso e melhora a circulação sanguínea, batimentos do coração, pressão arterial, além de equilibrar o sistema endócrino, controlando os níveis de hormônios do estresse, como cortisol e adrenalina.
A capacidade respiratória também melhora devido aos exercícios de expansão dos pulmões e controle da respiração. Desta forma, o Yoga melhora o condicionamento físico, mas de forma diferente dos exercícios físicos convencionais, como musculação ou esportes.

6. Melhora o sono

Além de causar relaxamento e tranquilidade, facilitando uma boa noite de sono, o Yoga aumenta a produção de melatonina, hormônio que regula o ciclo do sono, deixando-o com mais qualidade e profundidade. 
Ter o corpo mais relaxado também faz com que o descanso seja melhor à noite, proporcionando mais energia e disposição no dia seguinte.

Benefícios na saúde dos idosos

Pessoas da terceira idade podem se beneficiar muito com a prática desta atividade, pois fortalece os músculos, alivia de dores pelo corpo, melhora o equilíbrio, flexibilidade e atenção. O controle da pressão, dos batimentos cardíacos e da respiração, também são efeitos do Yoga que podem trazer melhor qualidade de vida e bem estar aos idosos, além de ajudar a controlar doenças como pressão alta, diabetes e colesterol alto.
É importante lembrar que os exercícios praticados nesta atividade devem ser adaptados às condições e necessidades de cada pessoa, para que sejam feitos de forma natural e de acordo com os benefícios que a pessoa procura, evitando, assim, lesões, torções ou sensação de desestímulo


QUESTÕES:

1- O que é a yoga?
2- Quais os benefícios para pessoas que praticam o yoga?
3- Quais os benefícios que pessoas idosas podem ter com a prática de yoga?


Essa atividade corresponde a semana de trabalho de 10/08/2020 a 14/08/2020

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS:
https://www.tuasaude.com/beneficios-do-yoga/

VÍDEO PARA MELHOR ENTENDIMENTO:

VÍDEO PARA FAZER EM CASA:


 ATIVIDADES PARA A SEMANA DO DIA 03/08 ATÉ  07/08
ATIVIDADES


ORIENTAÇÕES BÁSICAS:
1- O aluno deverá ler o texto para responder as questões abaixo no caderno de Educação Física.
2- Deverá copiar as questões.
3- Deverá responder as questões com base na leitura do texto
4- Deverá encaminhar a atividade respondida pelo whatsapp 014997007715 ou CLASSROOM.
5- Em caso de dúvida, deverá entrar em contato pelo whatsapp das 9h00 ás 18h00 de segunda a sexta.

OLÁ ALUNOS, TUDO BEM?
ESTAMOS COMEÇANDO O 3º BIMESTRE A PARTIR DE HOJE, NÃO DEIXEM DE REALIZAR AS ATIVIDADES E ENVIAR.

GINÁSTICAS DE CONSCIENTIZAÇÃO CORPORAL E RELXAMENTO:

O relaxamento é uma técnica que busca desfazer as tensões físicas, mentais e emocionais. Em estado normal, o organismo humano permanece isento de qualquer tipo de tensão, mas através do dia-a-dia adquirimos tensão de várias origens. Em alguns casos as tensões são originadas a partir de pensamentos e emoções omitidas e reprimidas de forma que se torna imperceptível.

As tensões, de modo geral, podem afetar as fibras musculares provocando várias alterações metabólicas e ainda doenças. Para que as tensões sejam perdidas, a técnica de relaxamento é bastante indicada, já que diminui ansiedade, aumenta o autocontrole, auxilia na percepção dos músculos tensos e ainda melhora o estado energético do organismo.

Para fazer um exercício de relaxamento é importante estar em um ambiente tranqüilo e com roupas leves que não impedem a movimentação de todo o corpo. Para relaxar deite em uma superfície plana e permaneça com os olhos fechados por alguns minutos. Inicie respirações profundas inspirando e expirando até se sentir inicialmente relaxado. Com o dedo indicador busque pontos tensos em todo o corpo para que sejam trabalhados. Ao detectar os locais tensos, contraia cada região individualmente, mantenha o músculo contraído por alguns minutos e relaxe vagarosamente. Repita tal procedimento em todo local tenso, até que o corpo esteja relaxado e a respiração leve. Após todo o exercício de relaxamento, permaneça por alguns minutos deitado de olhos fechados e levante-se vagarosamente.

Na saúde corporal, as técnicas de relaxamento conseguem diminuir a pressão arterial, a insônia, melhora o sistema imunitário e retarda o envelhecimento.

QUESTÕES:
1- O que são ginásticas de conscientização corporal relaxamento?
2- Qual o objetivo das ginásticas de conscientização corporal e relaxamento?
3- Quais os benefícios adquiridos com essa prática?



Essa atividade corresponde a semana de trabalho de 03/08/2020 a 07/08/2020


VÍDEOS PARA FAZER EM CASA:

 ATIVIDADES PARA A SEMANA DO DIA 27/07 ATÉ  31/07
ATIVIDADES

ORIENTAÇÕES BÁSICAS:

1- Essa semana será destinada para a elaboração das atividades que os alunos estão devendo para os professores, pois iremos fechar as notas dia 29/07/2020, então é imprescindível que os alunos realizem as atividades o mais rápido possível e encaminhem para os professores, estarei recebendo todas as atividades até dia 29/07/2020 no whatsapp 014997007715 ou via CLASROOM.

2- Se o aluno já entregou todas as atividades, mas ficou alguma dúvida em relação ao conteúdo, também estarei atendendo nessa semana no whatsapp 014997007715 das 9h00 as 18h00, entre em contato para esclarecermos a sua dúvida.

3- As Notas serão digitadas conforme a quantidade de atividades entregues, ou seja, se o aluno entregou todas as atividades no 2ºBimestre irá com 10 de nota, se foi deixando de fazer alguma atividade a nota irá caindo de acordo com a quantidade de atividades que não realizou.

Att

Everton Junior da Silva
Educação Física


Essa atividade corresponde a semana de trabalho de 27/07/2020 a 31/07/2020

 ATIVIDADES PARA A SEMANA DO DIA 20/07 ATÉ  24/07
ATIVIDADES


ORIENTAÇÕES BÁSICAS:
1- O aluno deverá ler o texto para responder as questões abaixo no caderno de Educação Física.
2- Deverá copiar as questões.
3- Deverá responder as questões com base na leitura do texto
4- Deverá encaminhar a atividade respondida pelo whatsapp 014997007715 ou CLASSROOM.
5- Em caso de dúvida, deverá entrar em contato pelo whatsapp das 9h00 ás 18h00 de segunda a sexta.



ESPORTES PARALÍMPICOS:
Os Jogos Paraolímpicos consistem em um evento desportivo, que é constituído por competições entre atletas de alto nível, desde portadores de algum tipo de deficiência, sejam elas sensoriais ou físicas. Em poucas palavras, trata-se dos Jogos Olímpicos tradicionais, cuja disputa é feita apenas com esportes adaptados. A semelhança com as Olimpíadas não termina por aí: os Jogos ocorrem no mesmo local que as Olimpíadas tradicionais, porém são iniciados logo após o seu encerramento. As únicas exceções ocorridas se deram nas edições de 1968, 1972, 1980 e 1984, por motivos distintos.


Historicamente, acredita-se que a origem de competições esportivas entre pessoas portadoras de deficiências tenha ocorrido nos Estados Unidos e na Inglaterra, devido ao grande número de homens que lutaram na Segunda Guerra Mundial e perderam algum membro ou sofreram algum tipo de trauma grave. Essas competições tinham como objetivo principal reabilitar os ex-combatentes, além de estimulá-los fisicamente e emocionalmente. Os primeiros jogos dessa natureza foram organizados num hospital londrino, no ano de 1948, voltado à recuperação de pessoas com lesões na medula óssea. Esse é considerado um marco do desporto adaptado. Após esse período, outros jogos foram organizados no mesmo local, porém, começava a reunir atletas de outros lugares para também participarem.

Foi apenas em 1960 que ocorreu a primeira edição dos Jogos Paraolímpicos, na cidade italiana de Roma. Esse evento chegou a reunir 400 atletas, de 23 países diferentes, para disputar as competições. Desde então, o esporte adaptado vem ganhando a profissionalização: ele deixou de ser um esporte amador e de reabilitação para atingir o alto nível. Além disso, o número de atletas que esses jogos vêm agregando aumentou significativamente: os Jogos de Atenas, em 2004, contemplaram 143 países e mais de 4000 atletas participantes.

Ao iniciar a sua condição de atleta profissional, o interessado deve passar por uma avaliação condicional que o classificará em alguma das categorias estipuladas pelo Movimento Paraolímpico Internacional. São elas: amputados, paralisados cerebrais, deficientes visuais, lesionados na medula espinhal, deficientes mentais e les outres, categoria constituída por indivíduos com falta de mobilidade que não se encaixam nas categorias anteriormente citadas.


Os esportes que fazem parte do quadro de disputa paraolímpico são:

- Atletismo: composto por provas de corridas, saltos, lançamentos e arremessos, cujos atletas participantes possuem deficiências físicas ou visuais;

- Basquetebol em cadeira de rodas: esporte disputado nas categorias feminino e masculino. É disputado desde a primeira Paraolimpíada;

- Bocha: É disputado por pessoas com paralisia cerebral severa, dependentes de cadeira de rodas. As competições ocorrem segmentadas entre os sexos, e nas categorias individual e dupla;

- Ciclismo: Disputado por pessoas de ambos os sexos com paralisia cerebral, deficiência visual, amputados e lesionados medulares;


- Esgrima: Esporte restrito apenas às pessoas com dificuldade de locomoção;

- Futebol de 5: Disputado por homens deficientes visuais;

- Futebol de 7: Restrito a homens paralisados cerebrais;

- Goalball: Esporte desenvolvido especialmente para pessoas com deficiência visual;

- Halterofilismo: Mulheres e homens amputados, les outres com baixo grau, paralisados cerebrais e lesionados de medula espinhal competem nessa modalidade;

- Hipismo: É praticado por pessoas de ambos os sexos e abarca diversos tipos de deficiência;

- Judô: Com disputas masculinas e femininas, esse esporte também é restrito aos deficientes visuais;

- Natação: Os nadadores que podem participar das provas são aqueles com limitações motoras e físicas, com deficiência visual e deficiência mental;

- Remo: Contempla diferentes tipos de deficiência;

- Rugby de cadeira de rodas: Nessa modalidade, homens e mulheres podem pertencer a uma mesma equipe. Jogam pessoas tetraplégicas;

- Tênis de Mesa: As disputas são feitas de modo individual e por equipe. Participam atletas cadeirantes, andantes e portadores de deficiência mental;

Além dessas modalidades, também pertencem à competição o tênis em cadeira de rodas, o tiro com arco, o tiro esportivo, vela e o voleibol sentado.
Já está mais que comprovado que praticar esportes com regularidade traz inúmeros benefícios para a saúde física e mental dos praticantes, além de melhorar a qualidade de vida. Para as pessoas com deficiência, praticar esportes pode representar muito mais que saúde.

São vários os aspectos positivos. O esporte melhora a condição cardiovascular dos praticantes, aprimora a força, a agilidade, a coordenação motora, o equilíbrio e o repertório motor. No aspecto social, o esporte proporciona a oportunidade de sociabilização entre pessoas com e sem deficiências, além de torná-lo mais independente no seu dia a dia. Isso sem levar em conta a percepção que a sociedade passa a ter das pessoas com deficiência, acreditando nas suas inúmeras potencialidades.
No aspecto psicológico, o esporte melhora a autoconfiança e a autoestima, tornando-as mais otimistas e seguras para alcançarem seus objetivos. “O esporte é muito importante para o sentimento de que tudo é possível dentro das minhas limitações e adaptações para execução daquilo que desejo fazer ou praticar”, explica Ademir Cruz de Almeida, presidente da ABDF (Associação Brasileira de Desportos para Deficientes Físicos)

QUESTÕES:

1- Quais são os benefícios físicos e psicológicos que pessoas com algum tipo de deficiência adquirem ao praticar esportes paraolímpicos?

2- Quais são os esportes que fazem parte dos jogos paraolímpicos?

3- Você acredita que o esporte Paraolímpico contribui para a inclusão das pessoas com
deficiência? De que maneira isso acontece?

4- Será que as pessoas com deficiência só podem participar de atividades que contenham esportes paralímpicos? Como ela pode participar de outras atividades?

5- Qual é a importância dos esportes Paralímpicos?

Essa atividade corresponde a semana de trabalho de 20/07/2020 a 24/07/2020

ATIVIDADES PARA A SEMANA DO DIA 13/07 ATÉ 17/07
PRAZO DE ENTREGA
20/07/2020 Via Whatsapp 014997007715 ou classroom

ATIVIDADES
Atividade:
Pesquisar e responder no caderno de educação física as seguintes questões:

1-    O que são esportes paraolímpicos?
2-    Pra quem esse tipo de esporte é destinado?
3-    Quando foram criados os jogos paraolímpicos?

Essa atividade corresponde a semana de trabalho de 13/07/2020 a 17/07/2020
ATIVIDADES PARA A SEMANA DO DIA 06/07 ATÉ 10/07
PRAZO DE ENTREGA

13/07/2020 Via Whatsapp 014997007715 ou classroom

ATIVIDADES

Atividade:
Pesquisar e responder no caderno de educação física as seguintes questões:

1-    Quais são os equipamentos de proteção utilizados no boxe masculino?
2-    Quais são os equipamentos de proteção utilizados no boxe feminino?
3-    Quando o boxe se tornou um esporte olímpico?

Essa atividade corresponde a semana de trabalho de 06/07/2020 a 10/07/2020

ATIVIDADES PARA A SEMANA DO DIA 29/06 ATÉ 03/07
ATIVIDADES

Atividade:
Pesquisar e responder no caderno de educação física a seguinte questão::

1-    Escreva em 10 linhas um pouco sobre o histórico do boxe:
2-    Quais os tipos de boxe?

Essa atividade corresponde a semana de trabalho de 29/06/2020 a 03/07/2020

PRAZO DE ENTREGA
06/07/2020 Via Whatsapp 014997007715 ou classroom


ATIVIDADES PARA A SEMANA DO DIA 22/06 ATÉ 26/06
ATIVIDADES

Atividade:
Pesquisar e responder no caderno de educação física a seguinte questão::

1-    Escreva em 10 linhas um pouco sobre o histórico do caratê:
2-    Quais os tipos de caratê?
3-    Quais os níveis e faixas do caratê?

Essa atividade corresponde a semana de trabalho de 22/06/2020 a 26/06/2020
ATIVIDADES PARA A SEMANA DO DIA 15/06 ATÉ 19/06

ATIVIDADES

Atividade:
Pesquisar e responder no caderno de educação física a seguinte questão::

1- Escreva em 10 linhas um pouco sobre o histórico da luta Jiu-Jitsu:

Essa atividade corresponde a semana de trabalho de 15/06/2020 a 19/06/2020
ATIVIDADES PARA A SEMANA DO DIA 08/06 ATÉ 12/06

ATIVIDADES

Atividade:
Os alunos deverão realizar uma pesquisa e responder as seguintes questões no caderno de educação física:

1- O que é o surfe? Onde surgiu? Onde é mais comum a sua prática?
2- Quem são os surfistas brasileiros mais conhecidos atualmente?
3- Quem é o maior vencedor da história do surfe?

Essa atividade corresponde a semana de trabalho de 08/06 A 12/06
OS ALUNOS DEVERÃO ENCAMINHAR AS ATIVIDADES NO WHATSAPP PARTICULAR 014997007715

ATIVIDADES PARA A SEMANA DO DIA 26/05 ATÉ 29/05


ATIVIDADES

Atividade:TERMINAR AS ATIVIDADES PENDENTES E ENVIAR

Essa atividade corresponde a semana de trabalho de 26/05 A 29/05
OS ALUNOS DEVERÃO ENCAMINHAR AS ATIVIDADES NO WHATSAPP PARTICULAR 014997007715


ATIVIDADES PARA A SEMANA DO DIA 18/05 ATÉ 22/05

ATIVIDADES

Atividade:
Copiar e responder no caderno de educação física as seguintes questões:

1- Quais as diferenças de educação física adaptada e educação física inclusiva?
2- Quais esportes paraolímpicos que vocês conhecem?
3- Quando acontecem os jogos Paraolímpicos?

Essa atividade corresponde a semana de trabalho de 18/05/2020 a 22/05/2020

ATIVIDADES PARA A SEMANA DO DIA 11/05 ATÉ 15/05


ATIVIDADES

Atividade:

Os alunos deverão realizar em FOLHA SEPARADA uma pesquisa e fazer um resumo de 20 linhas sobre o histórico do esporte Futebol de cinco.
Essa atividade corresponde a semana de trabalho de 11/05/2020 a 15/05/2020

ATIVIDADES PARA A SEMANA DO DIA 04/05 ATÉ 08/05

ATIVIDADES

Atividade:

Os alunos deverão realizar em FOLHA SEPARADA uma pesquisa e fazer um resumo de 20 linhas sobre o histórico dos esportes VOLEIBOL SENTADO e GOALBOL.
Essa atividade corresponde a semana de trabalho de 04/05/2020 a 08/05/2020


ATIVIDADES PARA A SEMANA DO DIA 27/04 ATÉ 01/05

Atividade: Os alunos deverão realizar uma pesquisa sobre a Ginástica de conscientização corporal Pilates.

Em folha separada com nome, número e série, realizar um resumo de no mínimo15 linhas sobre o histórico e objetivo do Pilates e responderem as seguintes questões:

1- Quando e onde foi criado o pilates?
2- Qual é o objetivo e para qual público o pilates é recomendado?
3- Quais são os profissionais habilitados para trabalhar com essa modalidade de ginástica?

Essa atividade corresponde a semana de trabalho de 27/04/2020 a 01/05/2020



1- Tema: Danças de Salão: Bolero
(Pesquisar sobre a história do bolero e principais passos)

2-
Tema: A Ginástica de Conscientização Corporal
(Pesquisar sobre o conceito das ginásticas de relaxamento, e para qual público essas modalidades são destinadas: Ioga e Pilates)

3-
Tema: Esportes de Rede/Quadra Dividida
(Pesquisar sobre a história do Voleibol, seus fundamentos, regras, e principais conquistas do Brasil na modalidade)


OS TRABALHOS FORAM RETIRADOS DO LIVRO PRÁTICAS CORPORAIS EDUCAÇÃO FÍSICA, SEGUINDO O NOVO CURRICULO PAULISTA E CONTEMPLANDO AS HABILIDADES DESEJADAS PARA CADA ANO/SÉRIE.
OS TRABALHOS DEVEM CONTER CAPA COM NOME DA ESCOLA, NOME DO ALUNO, NUMERO E SÉRIE, PODENDO A MESMA SER IMPRESSA.
O CONTEÚDO DO TRABALHO DEVERÁ SER MANUSCRITO E INDIVIDUAL.


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