ATIVIDADES DA SEMANA DE 07/12 ATÉ 11/12
CONTEÚDOS: Entrega de atividades atrasadas. PRIVADO NO WHATSAPP OU PARA O EMAIL: julianaorlando@prof.educacao.sp.gov.br
|
ATIVIDADES DA SEMANA DE 30/11 ATÉ 04/12
LÍNGUA PORTUGUESA - PROFº JULIANA ORLANDO
ALEXANDRE
CONTEÚDO
SEMANA 30/11 à 04/12
FAÇA AS
ATIVIDADES DO CADERNO DO ALUNO VOLUME 4 PÁGINA 45 (ATIVIDADE 2 – A CRÔNICA E
O PRECONCEITO NO DIA A DIA) À 47 (ATÉ O EXERCÍCIO 5 DA ATIVIDADE 3 – A LÍNGUA NA CONSTRUÇÃO DO TEXTO) E
ENVIE FOTO DAS ATIVIDADES REALIZADAS PELO PRIVADO NO WHATSAPP OU PARA O
EMAIL: julianaorlando@prof.educacao.sp.gov.br
ATÉ SEXTA-FEIRA DIA 04/12
|
ATIVIDADES DA SEMANA DE 20/11 ATÉ 27/11
8º C
- LÍNGUA PORTUGUESA - PROFº JULIANA ORLANDO ALEXANDRE
CONTEÚDO SEMANA 23/11 à 27/11 – ENTREGA ATÉ DIA
27/11
ATIVIDADE SOBRE O “DIA DA
CONSICÊNCIA NEGRA”
Homem negro morre após ser espancado em supermercado de Porto
Alegre
João
Alberto Silveira Freitas, um homem negro de 40 anos, morreu na noite de ontem
após ser agredido por um segurança e por um PM temporário, fora de serviço,
no supermercado Carrefour, na zona norte de Porto Alegre, às vésperas do
feriado da Consciência Negra. Os agressores foram presos, suspeitos de
homicídio doloso. A vítima
teria discutido com a caixa do estabelecimento e foi conduzida pelo segurança
da loja até o estacionamento no andar inferior. Um cliente, policial militar
temporário -- funcionário contratado pela Brigada Militar por tempo
determinado, para atividades administrativas -- acompanhou o deslocamento,
que acabou no espancamento de Freitas. Durante o
percurso, acompanhado por uma funcionária do Carrefour, Freitas teria desferido
um soco contra o PM, segundo afirmou a trabalhadora, em depoimento à polícia.
"A partir disso começou o tumulto, e os dois agrediram ele na tentativa
de contê-lo. Eles (o PM e o segurança) chegaram a subir em cima do corpo
dele, colocaram perna no pescoço ou no tórax", disse o delegado
plantonista Leandro Bodoia. A cena vem
sendo comparada nas redes sociais ao que aconteceu com George Floyd, que
morreu sufocado por policiais nos Estados Unidos.
APÓS A
LEITURA DO TEXTO, RESPONDA ÀS QUESTÕES ABAIXO EM SEU CADERNO:
01) A que
gênero pertence o texto acima? Qual o assunto principal dele?
02) Você
vê necessidade de colocar a palavra "negro" no título? Justifique
sua resposta:
03) Por
que provavelmente ela foi usada? O que você pensa a respeito disso?
04)
Justifique as aspas utilizadas no texto:
05) Copie
da fala do delegado um exemplo de pleonasmo, explicando:
06) Há
algum desvio gramatical em tal fala? Explique bem:
07) O que
a charge acima denuncia? Comente:
08)
Explique a troca da legenda na bandeira do Brasil:
09) O que
as velas podem estar representando? Levante hipóteses: (Arte: Roberta Cubas)
10) Que
palavra foi omitida da frase acima, presente na música de Elza Soares? (música:
https://www.youtube.com/watch?v=yktrUMoc1Xw)
11) Com
que intenção houve tal omissão? Por que ela foi substituída?
12) A que
o símbolo utilizado se refere? O que tal implícito revela?
13) Foi a
primeira vez que esse tipo de abuso ocorreu em tal lugar? Pesquise e
comente:
12) Por
que a "carne negra é a mais barata"? Como evitar que isso
ocorra?
13) De que
maneira a frase acima dialoga com a notícia de jornal?
14) A
charge acima dialoga com os textos anteriores? Comente:
15) Que
comparação encontra-se presente nela? O que isso despertou em você?
16) De que
maneira a charge dialoga com esses versos da cantora Elza Soares: "Que
vai de graça pro presídio / E para debaixo do plástico"?
17) O que
a charge denuncia? O que você pensa a respeito disso?
18) Qual a
importância de se discutir a respeito da "Consciência negra"?
Comente:
19) George
Floyd, João Alberto Silveira Freitas... De que outros casos você se lembra?
Cite-os:
20) Por
que "não basta não ser racista, é preciso ser antirracista"?
Comente, posicionando-se sobre tal afirmação: APÓS
RESPONDER ÀS QUESTÕES ACIMA, FAÇA AS ATIVIDADES DO CADERNO DO ALUNO VOLUME 4
PÁGINAS 38 À 44.
TIRE FOTOS
DAS RESPOSTAS DAS QUESTÕES E DO CADERNO DO ALUNO E ENVIE PELO PRIVADO NO
WHATSAPP DA PROFESSORA.
|
ATIVIDADES DA SEMANA DE 16/11 ATÉ 20/11
PREZADO ALUNO,
-Assista ao vídeo para esclarecer suas dúvidas: |
ATIVIDADES DA SEMANA DE 09/11 ATÉ 13/11
8º C - LÍNGUA PORTUGUESA - PROFº JULIANA ORLANDO
ALEXANDRE
CONTEÚDO SEMANA 09/11 à 13/11
FAÇA AS ATIVIDADES
DO CADERNO DO ALUNO VOLUME 4 PÁGINA 34 À 37 SOBRE TEXTO NORMATIVO E ENVIE
FOTO DAS ATIVIDADES REALIZADAS PELO PRIVADO NO WHATSAPP OU PARA O EMAIL:
julianaorlando@prof.educacao.sp.gov.br
ATÉ SEXTA-FEIRA DIA
13/11
VÍDEOS AULAS:
https://www.youtube.com/watch?v=OAGZxYz18EY
https://www.youtube.com/watch?v=Sr5dqQ-M-NM
https://www.youtube.com/watch?v=f_CCwWnANRg |
- LÍNGUA PORTUGUESA - PROFº JULIANA ORLANDO ALEXANDRE
CONTEÚDO SEMANA 02/11 à 06/11
VOCÊ SABE O QUE SIGNIFICA OS TERMOS COESÃO E COERÊNCIA E POR QUE SÃO TÃO IMPORTANTES NA CONSTRUÇÃO DE UM TEXTO? O QUE ELAS TÊM HAVER COM A REPETIÇÃO DE PALAVRAS?
FAÇA OS EXERCÍCIOS DO CADERNO DO ALUNO VOLUME 4 PÁGINAS 31 A 33 REFERENTE AOS TEXTOS LIDOS NA SEMANA PASSADA. APÓS ASSISTA AOS VÍDEOS PARA ENTENDER MELHOR SOBRE A COESÃO E COERÊNCIA NA PRODUÇÃO TEXTUAL.
APÓS TER RESPONDIDO AS QUESTÕES E REFLETIDO SOBRE COESÃO E COERÊNCIA TEXTUAL, ENVIE FOTO DAS RESPOSTAS COM NOME COMPLETO PELO PRIVADO NO WHATSAPP OU PELO EMAIL: julianaorlando@prof.educacao.sp.gov.br ATÉ DIA 06/11
VÍDEOS AULAS:
https://www.youtube.com/watch?v=IIU6i3UXyi0
|
ATIVIDADES DA
SEMANA DE 26/10 ATÉ 30/10
CONTEÚDO
SEMANA 26/10 à 30/10
VOCÊ SABE A DIFERENÇA DE UM
TEXTO EDITORIAL E UMA NOTÍCIA? SERÁ QUE OS EDITORIAIS CONTAM APENAS FATOS
VERDADEIROS? NESSA SEMANA NO CADERNO DO ALUNO VOLUME IV IREMOS ABORDAR ESSE
ASSUNTO E DISCUTIR AS DIFERENÇAS SOBRE ESSES DOIS GÊNEROS TEXTUAIS. PARA
ISSO, FAÇA AS ATIVIDADES DO CADERNO DO ALUNO VOLUME IV PÁGINA 23 À PÁGINA 30.
APÓS TER RESPONDIDO AS
QUESTÕES E REFLETIDO SOBRE O TEXTO EDITORIAL, ENVIE FOTO DAS RESPOSTAS COM
NOME COMPLETO PELO
PRIVADO NO WHATSAPP OU
PELO EMAIL: julianaorlando@prof.educacao.sp.gov.br ATÉ DIA 30/10
ATENÇÃO!!!
ESTOU RECEBENDO A ATIVIDADE DE REUPERAÇÃO DE NOTA DO 3º BIMESTRE ATÉ ESTA
QUARTA-FEIRA 28/10 SEM EXCEÇÕES. POR FAVOR, QUEM PRECISA DE NOTA NÃO DEIXE DE
ME ENVIAR AS RESPOSTAS, POIS O SISTEMA FECHARÁ PARA INCLUSÃO DAS NOTAS DO 1º,
2º E 3º BIMESTRE!
LINK
PARA RECUPERAÇÃO: https://forms.gle/fQF8tJXHcMXp34Rz7 |
ATIVIDADES DA SEMANA DE 19/10 ATÉ 23/10
CONTEÚDO SEMANA 19/10 à 23/10
FAÇA AS ATIVIDADES DO CADERNO DO ALUNO VOLUME III PÁGINA 28 (A PARTIR
DA ATIVIDADE 7) À PÁGINA 32. ENVIAR FOTO DAS RESPOSTAS COM NOME COMPLETO PELO PRIVADO NO WHATSAPP
OU PELO EMAIL: julianaorlando@prof.educacao.sp.gov.br ATÉ DIA 23/10
VÍDEOS DE APOIO:
09/07 - 8º ano EF - Língua Portuguesa - É
fake ou não? : https://www.youtube.com/watch?v=srDz907mQI8 18/08 - 8º ano EF - Língua Portuguesa - Fake
em foco: https://www.youtube.com/watch?v=r7jdVc-0bl4&list=PLSP3TdMpLABuFrMk8b2sQp2Y2-HNuNThZ&index=40 20/08 - 8º ano EF - Língua Portuguesa - Mal
entendido nas notícias: https://www.youtube.com/watch?v=ajWGksRZ5f4&list=PLSP3TdMpLABuFrMk8b2sQp2Y2-HNuNThZ&index=41
ATENÇÃO: A NOTA DA ATIVIDADE DO GOOGLE FORMS SOBRE VOZES VERBAIS SERÁ
LIBERADA APÓS O FECHAMENTO DO BIMESTRE. |
ATIVIDADES
DA SEMANA DE 28/09 ATÉ 02/10
8º C - LÍNGUA PORTUGUESA - PROFº JULIANA ORLANDO
ALEXANDRE
CONTEÚDO
SEMANA 28/09 à 02/10 RESPONDER O FORMULÁRIO DE EXERCÍCIOS ATÉ DIA 02/10
“O REI MINOS CONSTRUIU
O
LABIRINTO DE CRETA.” “O
LABIRINTO DE CRETA FOI CONSTRUÍDO PELO REI
MINOS.”
A 1ª FRASE TEM UM VERBO NO
PRETÉRIO PERFEITO, E A SEGUNDA FRASE TEM UMA LOCUÇÃO VERBAL. MAS O EFEITO DE SENTIDO DE
CADA FRASE MUDA?
VOZES VERBAIS
VOZ VERBAL ATIVA
NA PRIMEIRA FRASE, QUANDO FALAMOS QUE O REI
MINOS CONSTRUIU O LABIRINTO DE CRETA ESTAMOS COLOCANDO O SUJEITO “REI MINOS” COMO
AGENTE DA FRASE, ELE PRÁTICA A AÇÃO DO VERBO “CONSTRUIR”. OU SEJA, ELE ESTÁ AGINDO
SOBRE O PREDICADO DA FRASE “LABIRINTO DE CRETA”, TEMOS ENTÃO UMA VOZ VERBAL ATIVA.
VOZ VERBAL PASSIVA
TEMOS DOIS TIPOS DE VOZES
PASSIVAS:
VOZ
PASSIVA ANALÍTICA: QUANDO O SUJEITO É PACIENTE
RECEBENDO A AÇÃO PELO VERBO. NA VOZ PASSIVA ANALÍTICA TEMOS SEMPRE UMA
LOCUÇÃO VERBAL, COMO EXEMPLO A SEGUNDA FRASE QUE FOI DADA NO EXERCÍCIO 3 DA
PÁGINA 21 DO CADERNO DO ALUNO VOLUME III: “O LABIRINTO DE CRETA FOI CONSTRUÍDO PELO REI MINOS.”
VOZ
PASSIVA SINTÉTICA: CONSTRÓI-SE
COM O VERBO NA 3ª PESSOA SEGUIDO PELO
PRONOME APASSIVADOR “SE”.
VOZ REFLEXIVA
TEMOS UMA VOZ VERBAL REFLEXIVA
QUANDO NA FRASE, O SUJEITO SOFRE E AGE AO MESMO TEMPO. O SUJEITO ATUA PARA A
AÇÃO OCORRER A ELE MESMO.
EX: LUCAS
CORTOU-SE.
CONCLUSÃO
E O QUE ISSO SIGNIFICA NA
CONSTRUÇÃO DA FRASE? VOCÊ CONSEGUIU PERCEBER ALGUMA DIFERENÇA NA INTENÇÃO DE
QUEM FALA? A VOZ ATIVA COLOCA O SUJEITO COMO
PRINCIPAL AGENTE DA AÇÃO, ELE AGE SOBRE O PREDICADO, ENQUANTO A VOZ PASSIVA COLOCA O SUJEITO COMO PACIENTE,
SOFRENDO A AÇÃO PELO PREDICADO, DANDO MENOS ATENÇÃO À QUEM AGE SOBRE O VERBO
E MAIS VISIBILIDADE A QUEM SOFRE A AÇÃO.
EXERCÍCIOS PARA PRÁTICA:
Acesse o
link do formulário para responder às questões: https://forms.gle/Qywn5qVrELFKQrpB8
VÍDEOS DE APOIO PARA RESPONDER
ÀS QUESTÕES:
VOZES
VERBAIS:
https://www.youtube.com/watch?v=GjbZMa0UmoE https://www.youtube.com/watch?v=6NmZ2B9F5ZA
|
ATIVIDADES
Orientações
Língua Portuguesa – prof.ª Ivanilde
Atividades para a semana 13 a 20/07/2020
1- Leia as explicações, anote no seu caderno de classe o assunto da aula e a semana de
estudos. Somente responda as atividades solicitadas.
2- Envie uma foto dos exercícios até o dia 13/07/2020 para o e-mail ivanildecasagrande@prof.educacao.sp.gov.br ou WhatsApp no privado 996631514
3- A atividade estará disponível também no Classroom, sendo possível enviar pelo próprio
aplicativo.
4- Dúvidas, me procure no grupo de WhatsApp da sala ou no privado.
5- Acompanhe a aula online no CMSP, caso tenha perdido, através do link
6- A atividade vale pontos e presença para compor a nota do bimestre. Não deixe de entregar.
A devolutiva será através do WhatsApp e/ou Classroom.
SEMANA DE ESTUDOS: 13 a 20 /07/2020 -Língua Portuguesa
CONTEÚDO: Análise sintática – termos integrantes parte II
Complemento Nominal e Agente da passiva
HABILIDADES: EF08LP08A Identificar em gêneros textuais, verbos na voz ativa, passiva
e reflexiva.
ATIVIDADES
Na aula anterior, estudamos os termos que compõem a oração: Sujeito e
predicado. Vimos também os tipos de verbos (transitivos e intransitivos) e complementos
verbais, que é o mesmo que objeto, ou seja, termo que completa o sentido de um verbo
transitivo. Pode ser:
Objeto direto (O.D.) é o complemento dos verbos transitivos diretos sem o uso de
preposição
EX: Eu abri a porta.
O.D.
Objeto indireto (O.I.) é o complemento dos verbos transitivos indiretos. Iniciados por
preposição.
EX: Eu confio nos amigos.
COMPLEMENTO NOMINAL
Determinados substantivos, adjetivos e advérbios também exigem palavras
que completem seu sentido; essas palavras são os complementos nominais.
Tenho saudades. (de quê? De quem?) Tenho saudades de você.
Complemento nominal
O termo de você, é um complemento nominal, pois, sem ele, a oração fica
com sentido incompleto. Note que o complemento nominal sempre se inicia com uma
preposição. Na frase acima é a preposição “de”.
VOZES DO VERBO
Dá-se o nome de voz à forma assumida pelo verbo para indicar se o sujeito da
oração é agente ou paciente da ação. São três as vozes verbais:
Ø Ativa: quando o sujeito é agente, isto é, pratica a ação expressa pelo verbo.
Ex: Ele fez o trabalho.
Ø Passiva: quando o sujeito é paciente, recebendo a ação expressa pelo verbo.
Ex: O trabalho foi feito por ele.
Ø Reflexiva: quando o sujeito é ao mesmo tempo agente e paciente, isto é, pratica e
recebe a ação.
Ex: O menino feriu-se.
AGENTE DA PASSIVA
É o termo da frase que pratica a ação expressa pelo verbo quando este está na
voz passiva. É iniciado pela preposição “por”, “pelo” ou “de”. Na frase, aparece logo depois
da locução verbal (dois verbos).
EX; O livro foi rasgado pelo bebê.
(preposição)
Foi rasgado= locução verbal
Pelo bebê = agente da passiva (o bebê é quem rasgou o livro – praticou a ação na voz
passiva)
Questões
Leia:
CURIOSIDADE – Café não deve ser preparado com
água
fervente
Estudos químicos indicam que a temperatura ideal para preparar o café é de
aproximadamente 90°C. Isso significa que a infusão deve acontecer alguns instantes antes
da ebulição.
De acordo com pesquisas, a água fria não extrai óleos essenciais e cafeína
suficiente dos grãos. Já a fervente provoca a perda do oxigênio, alterando o índice de
acidez, o que prejudica o sabor e o aroma da bebida.
O Brasil é líder no ranking mundial de produção e exportação, com parque cafeeiro
estimado em 2 milhões de hectares, distribuídos em 15 estados, recebendo destaque
Minas Gerais e Espírito Santo. A maior safra de café da história brasileira ocorreu entre
2012 e 2013, com 50,8 milhões de sacas.
Disponível em: <http://www.rankbrasil.com.br>.
Somente responder colocando assunto, data, nome e série:
1- Há um complemento nominal no trecho:
a) “Estudos químicos indicam que a temperatura ideal...”
b) “... a água fria não extrai óleos essenciais...”
c) “Já a fervente provoca a perda do oxigênio...”
d) “Isso significa que a infusão deve acontecer.’.”
2- No trecho “... o índice de acidez... “, a parte destacada complementa:
a) substantivo
b) adjetivo
c) advérbio
d) verbo
3- Na passagem” a maior safra _________ café da história brasileira [...]”, o
complemento nominal deve vir regido da preposição:
a) De
b) Em
c) Com
d) por
4 – Leia o fragmento do texto:
“Ave ou pássaro?”
Os pombos-correios começaram a ser usados pelo homem há mais de
3.000 anos. Seus serviços foram utilizados por imperadores como Gengis
Khan, além de reis e faraós. Essas aves também foram muito utilizadas
durante as grandes guerras, somente na 1ª Guerra Mundial, mais de
30.000 pombos foram utilizados nas frentes de combate.
Disponível em: <http://www.savebrasil.org.br/curiosidades>.
Observe atentamente o primeiro período do texto. Em seguida, escreva quem
é o agente da passiva.
“Os pombos-correios começaram a ser usados pelo homem há mais de 3.000
anos.”
5- Assinale a alternativa em que o termo destacado é agente da passiva.
a) “Seus serviços foram utilizados por imperadores ...”
b) “Essas aves também foram muito utilizadas durante as grandes guerras...”
c) “... Mais de 30.ooo pombos foram utilizados nas frentes d combate.”
d) “... Além de reis e faraós.
6- O agente da passiva é um termo:
a) Essencial da oração
b) Integrante da oração
c) Acessório da oração
d) Que pratica e recebe a ação verbal
|
PRAZO DE ENTREGA
De 06 a 13/07/2020 via Whats, no Classroom ou no meu e-mail
ATIVIDADES
Orientações
Língua Portuguesa – prof.ª Ivanilde
Atividades para a semana 06 a 13/07/2020
1- Leia as explicações, anote no seu caderno de classe o assunto da aula e a semana de estudos. Somente responda as atividades solicitadas.
2- Envie uma foto dos exercícios até o dia 13/07/2020 para o e-mail ivanildecasagrande@prof.educacao.sp.gov.br ou WhatsApp no privado 996631514
3- A atividade estará disponível também no Classroom, sendo possível enviar pelo próprio aplicativo.
4- Dúvidas, me procure no grupo de WhatsApp da sala ou no privado.
5- Acompanhe a aula online no CMSP, caso tenha perdido, através do link
6- A atividade vale pontos e presença para compor a nota do bimestre. Não deixe de entregar. A devolutiva será através do WhatsApp e/ou Classroom.
ASSUNTO: Análise Sintática -
Termos essenciais e integrantes da oração
HABILIDADES: EF08LP06 Identificar os termos constitutivos da oração (sujeito e seus modificadores, verbo, seus complementos e modificadores).
Trabalharemos nesta aula as funções sintáticas que uma palavra ou termo podem assumir em uma oração. São conceitos já vistos, mas de extrema importância para a sequência dos conteúdos.
I- Frase - não necessita ter verbo, mas precisa ter sentido completo. Ex: Bom dia!
II- Oração- é a frase estruturada em torno de um verbo ou locução verbal.
![]() Maria está pulando corda.
III-Período – é a frase constituída por uma ou mais orações e marcado por ponto final.
O período pode ser:
· Simples – constituído de uma só oração. EX: Maria pula corda.
· Composto – constituído de duas ou mais orações. EX: Maria pula corda e joga bola.
TERMOS ESSENCIAIS DA ORAÇÃO - SUJEITO e PREDICADO
Sujeito
É o termo da oração a respeito do qual se faz uma declaração. Para encontrar o sujeito de uma oração, podemos fazer antes do verbo a pergunta Quem? ou O quê?
Ex: José comprou um carro.
Quem comprou um carro? (José = sujeito da oração)
Predicado
É o termo da oração que informa alguma coisa sobre o sujeito. O predicado contém obrigatoriamente um verbo. Excluindo o sujeito, o que sobra é o predicado.
Ex: José comprou um carro.
sujeito
Tipos de sujeito
Tipos de predicado
Ø Verbal - verbo de ação à Mamãe saiu.
Ø Nominal - verbo de ligação (ser-estar- permanecer- ficar) + predicativo (característica do sujeito) à Mamãe estava contente.
Ø Verbo-nominal – verbo de ação + predicativo àmamãe saiu contente.
TERMOS INTEGRANTES DA ORAÇÃO
São palavras que compõem o sentido de um verbo.
Os verbos podem ser:
Intransitivo - Mostram uma ideia completa. àO cachorro latiu.
Transitivos- Não têm sentido completo; exigem um complemento verbal. Podem ser:
· Transitivo direto - faz pergunta O QUÊ? Ou QUEM? Depois do verbo
· Transitivo indireto – faz pergunta DE QUÊ? EM QUÊ? A QUÊ? Depois do verbo, sempre com preposição (de- em -a)
EX: Luan Santana fez uma live.
Mariana gosta de chocolate.
ATIVIDADES
Leia o parágrafo a seguir e faça o que se pede nas questões 1 a 4.
“Naquela época, em que era viva a avó, o jardim possuía um pequeno bosque, onde voavam aves e borboletas; possuía ainda canteiros de flores variados. Hoje o jardim está totalmente abandonado.” (Márcia Paganini)
1- Quantas orações existem no primeiro período (conte os verbos)?
2- Esse período é simples ou composto?
3- Indique o sujeito e o predicado da oração: “O jardim possuía um pequeno bosque.
Sujeito___________________________
Predicado________________________
4- Na frase: Aves e borboletas voavam no bosque. Escreva:
Sujeito_____________________________
Predicado___________________________
Tipo de sujeito _______________________
Tipo de predicado_____________________
5- Leia o poema abaixo e responda as questões.
MODA
O cabelo da moda,
A roupa, a dança,
A gíria da moda.
A moda passa,
Eu fico. (Ulisses Tavares)
Quais os dois verbos do poema Moda? Classifique-os em intransitivos ou transitivos.
6- Leia o início do conto O príncipe sapo e responda.
Uma feiticeira muito má transformou um belo príncipe num sapo, só o beijo de uma princesa desmancharia o feitiço...
O verbo em destaque pede dois complementos, ou seja, Objeto direto e indireto, pois fazemos duas perguntas: QUEM? e EM QUÊ? Reescreva o:
Objeto direto ______________________
Objeto indireto_____________________
7- Assinale a alternativa na qual o verbo é transitivo indireto:
a- O cão desapareceu ontem.
b- Ofereceram um prêmio ao melhor vendedor.
c- Eles confiam em seus superiores.
d- Conheço estas coisas.
8- Classifique os verbos em negrito em intransitivo, transitivo direto ou indireto.
a- Eu comprei um celular. ___________________________
b- Gustavo trabalha muito. ___________________________
c- Mariana referiu-se a mim. ___________________________
d- Ela gosta de carros luxuosos. _______________________
e- Ele viajou ontem. ________________________________
9- Assinale a alternativa em que o verbo é transitivo direto
a- Comprei um terreno e construí uma casa.
b- Os guerreiros dormem agora.
c- O cego não vê.
d- João parece zangado.
10- Assinale a alternativa na qual o verbo é transitivo indireto.
a- O cão desapareceu ontem.
b- Ofereceram um prêmio
c- Eles confiam em seus superiores.
d- Conheço estas coisas.
|
ATIVIDADES
Orientações
Língua Portuguesa – prof.ª Ivanilde
Atividades para a semana de 29/06 até 03/07/2020
1- Leia os textos, anote no seu caderno de classe o assunto da aula e a semana de estudos. Somente responda as atividades solicitadas.
2- Envie uma foto dos exercícios até o dia 03/07/2020 para o e-mail ivanildecasagrande@prof.educacao.sp.gov.br ou no grupo do WhatsApp da sala -preferência no privado
3- Está disponível também no Classroom, sendo possível enviar pelo próprio aplicativo.
4- Dúvidas, me procure no grupo de WhatsApp da sala.
5- Acompanhe as aulas online.
6- A atividade vale ponto para compor a nota do bimestre.
Artigo de divulgação científica – mapa mental
Habilidade – EF69LP35 Planejar textos de divulgação científica, a partir da elaboração de esquema e sínteses. Produzir, revisar e editar textos voltados para a divulgação do conhecimento científico.
O que é um mapa mental?
Um mapa mental é um tipo de diagrama que ajuda a explicar conceitos complicados de maneira simples e objetiva. É bem simples de fazer: um mapa mental leva a ideia principal no centro e, a partir daí, se ramifica com os conceitos relacionados.
Um mapa mental pode ser simples ou complexo e pode ser feito à mão ou no computador. Dependendo do seu objetivo e tempo disponível, um mapa mental pode incluir elementos decorativos como fotos, desenhos e cores para facilitar a sua compreensão.
Palavra- chave
É uma palavra que resume os temas principais de um texto. Identifica ideias e temas importantes para servir de referências a pesquisas. Um único parágrafo pode conter várias palavras-chave.
Síntese
A síntese de um texto (livro, artigo, entre outros), consiste em reproduzir o que o autor expressou de forma mais ampla. Desse modo são considerados apenas os pontos principais abordados pelo autor – dispensando tudo o que for secundário.
Atividade1
Ø Faça a leitura do texto e responda as questões.
Chimpanzés têm memória parecida com a dos humanos, diz estudo
Assim como nós, esses animais criam truques para se lembrar de eventos do passado
+
Chimpanzé-comum (Pan troglodytes) (Foto: Wikipedia Commons)
Um time de pesquisadores do Reino Unido e da Alemanha realizou um estudo no qual identificaram várias similaridades entre a nossa memória e a dos chimpanzés. Segundo os cientistas, nossos primos primatas também conseguem criar truques para se lembrar de eventos que já aconteceram.
Em um experimento, chimpanzés observaram enquanto os pesquisadores colocaram pedaços de comida em caixas. Os animais, então, tinham que escolher um dos recipientes; se houvesse comida dentro, eles podiam se deliciar com ela.
As caixas eram cobertas a cada 15 segundos para que os macacos esquecessem onde havia alimento. Num segundo momento, os cientistas adicionaram mais caixas, para dificultar a vida dos primatas.
Os chimpanzés que se saíram melhor no teste lembraram de pelo menos quatro alimentos, sendo que um deles chegou a lembrar de mais de sete. Os autores perceberam que, para recordarem onde estavam as comidas, os macacos usavam estratégias de memória muito similares às habilidades humanas, como observar a aparência das caixas e sua posição.
Assim como ocorre com muitas pessoas, se os animais faziam duas atividades simultâneas, a qualidade da tarefa caía. Porém, diferentemente do que alguns humanos fariam, os macacos não
chegaram a olhar de caixa em caixa (de forma linear) em busca de alimento.
“Nossos achados mostram como os chipanzés têm uma performance similar à de crianças de sete anos de idade quando se trata de tarefas de memória intuitiva sem treino intensivo, contou Christoph Voelte, do instituto Max Planck, importante entidade de pesquisa na Europa.
(Revistagalilei.globo.com31 JUL 2019 - 08H54 ATUALIZADO EM 31 JUL 2019 - 08H54)
1- A finalidade do texto é:
a. Defender um ponto de vista
b. Expor, divulgar um conteúdo de natureza científica.
c. Mostrar como se faz um relatório científico.
d. Argumentar um fato.
2- O tema abordado no texto é:
a. A diversidade das espécies.
b. Semelhanças entre memória de chimpanzés e humanos.
c. Como os chimpanzés se socializam na natureza.
d. Estudo da alimentação dos chimpanzés.
3- São consideradas palavras-chave do texto
a. Estudo – memória – Chimpanzés
b. Comida – criança – alimento
c. Truques – eventos – memória
d. Caixa – tarefa – teste
4- Faça uma síntese do artigo lido. Coloque somente o essencial. (Um parágrafo)
Atividade 2
Após ter feito a síntese encontrando as palavras-chave, monte um mapa mental. No centro deve conter o termo chimpanzé e a partir dele as palavras que você selecionou. Veja um modelo:
|